Claudia - Abril.com | Janaína Torres Rueda fala sobre redescoberta, divórcio e alta gastronomia
Janaína Torres Rueda retoma sua forma de se enxergar como mulher e profissional. Larissa Zaidan/CLAUDIA
Como encontrar seu caminho próprio depois do término de um casamento de 20 anos? Não há receita pronta, mas a chef Janaína Rueda decidiu começar pelo ingrediente principal: sua identidade. A escolha de assinar Janaína Torres Rueda representa a retomada da sua forma de se enxergar como mulher e também as pazes feitas com o ex-marido, o também chef Jefferson Rueda. Na tarde de entrevista com CLAUDIA, a notícia da ruptura que abalou a gastronomia paulistana ainda era segredo. Sentada na banqueta em frente à cozinha d’A Casa do Porco Bar, restaurante da dupla alçado à posição de 7ª melhor do mundo pelo ranking 50 Best Restaurants, Jana contou porque decidiu abrir o jogo: “Não ia falar para ninguém, mas eu não acho justo que as pessoas não saibam. Agora, por uma revista feminina, essa história pode ser contada de uma forma melhor ”. Na conversa a seguir, ela comenta sobre assumir seu lugar de direito na alta gastronomia, abraçar as emoções difíceis, viajar para apresentar a culinária brasileira e mudar o mundo através da alimentação.
Vestido Madnomad, na Pinga Store. Larissa Zaidan/CLAUDIA
Tem uma história que vocês construíram juntos. Como é assumir uma que é sua?
Ficamos casados 20 anos. Se isso tivesse acontecido antes de eu estar na Casa do Porco, talvez não desse conta. Eu virei workaholic ao invés de ficar deitada na cama, chorando. E chorei muito, quis sofrer para entender o sofrimento, entender onde eu errei, ou se não errei. Combinamos de estarmos casados para sempre aqui, que o nosso amor iria ser nos negócios. Dessa forma, perduraria o nosso amor.
Janaína usa blusa e calça, Nadruz. Brincos e bracelete, Paola Vilas. Tapetes, By Kamy Larissa Zaidan/CLAUDIA
Ao que recorreu para ter forças?
Rede de apoio. Ninguém consegue passar pelo que eu passei sem uma grande rede de apoio, por isso é importante não ser egoísta. Se eu tive uma certeza de sororidade, eu tive agora, nesse quase um ano de processo de separação, foi bem forte.
Vestido Cris Barros. Tapete, By Kamy Larissa Zaidan/CLAUDIA
“É inaceitável que não exista a disciplina alimentação nas escolas. Sem ela, não mudamos o Brasil, nem o mundo”. Janaina usa vestido Cris Barros. Tapete By Kamy Larissa Zaidan/CLAUDIA
FOTOS: LARISSA ZAIDAN
STYLING: DANIELA MÔNACO
BELEZA: VANESSA ROZAN E ANA SABADIN
DIREÇÃO DE ARTE: KAREEN SAYURI
Confira a matéria na íntegra clicando aqui!