Swipe to the left

Conexão Décor | A ESTAMPA DA CASA

Conexão Décor | A ESTAMPA DA CASA
7 de agosto de 2023

Começo este com um spoiler – a Casa Cor Rio este ano tem cor. O espaço que fiz, junto com Lenora Lohrisch, um dos primeiros da Mostra, ostenta paredes em um tom chamado “Terra Forte”, uma tinta de tom intenso da Coral.

O espaço de Erick Figueira de Mello está num tom parecido. O de Tiago Freire num tom mais baixo que o nosso, mas com uma bancada de pia verde maravilhosa. O de Tom Castro é preto. O teto de Paula Neder é colorido. O ambiente de Patricia Marinho e Manuele Colas lindo, uma base neutra com tons terracota. O de Anna Malta e Andrea Duarte – a joalheria – em verdes estampados, extremamente chic.

Ou seja – o carioca ousando na mais conceituada mostra do segmento. E eu voltei à uns espaços da Casa Cor São Paulo, que terminou no último domingo, que tinha alguns espaços cheios de cores e estampas – como o espaço maravilhoso de Marcelo Salum que abre este post. Uma mistura extremamente equilibrada de estampas sob os tons verde e terracota claro, uma verdadeira aula de como misturar elementos de origens e estilos diferentes em um conceito absolutamente impecável.

Suíte Pied-à-Terre na CasaCor SP 2023, de Luiz Otavio Debeus. Quarto com teto em madeira, paredes forradas com tecido estampado

Suíte Pied-à-Terre na CasaCor SP 2023, de Luiz Otavio Debeus / Fotografia: Caca Bratke

Outro que simplesmente arrasou na mistura de estampas e padronagens e estilos foi Luis Debeus, que fez um pequeno apartamento com todas as paredes estampadas e uma seleção super primorosa de obras de arte sobre estas, fora peças de diferentes origens e estilos também. É muito difícil coordenar cores e padronagens e estilos diferentes em um mesmo espaço, isto é coisa para quem tem repertório. É o caso deste designer de interiores, que conseguiu fazer um espaço contido cheio de estilo, charme e muita, muita ousadia.

A estampa da casa. Tapete super colorido em um dos ambientes do Hotel Rosewood

Hotel Rosewood

O Hotel Rosewood, destino obrigatório de 100 em cada 100 profissionais da área, esbanja cor e estampas em suas instalações, desde à entrada – com um tapete com desenho da artista plástica Regina Silveira, que vai mudando de cor à cada ambiente, uma solução extremamente criativa e ousada. E em outros ambientes deste hotel, tapetes desenhados por outros designers e/ou artistas plásticos, sempre com excelente resultado – como no tapete acima, simplesmente maravilhoso.

A estampa da casa

Tapete de Regina Silveira na By Kami

Mas engana-se quem pensa que estas pequenas maravilhas não estão disponíveis para nossas residências. Na By Kamy encontrei o tapete acima, também uma obra de Regina Silveira, peixes e tentáculos em intrincado desenho, disponível em várias cores, sempre com o desenho em preto e branco sobre uma base de cor sólida. Eu, que sou um entusiasta de tapetes das mais diferentes procedências e culturas, me apaixonei pela peça acima. Que é uma prova de competência de nossos produtores e das marcas que ousam se diferenciar no mercado.

Espaço de Erica Salguero, na CasaCor SP 2023, na parede de fundo, uma tapeçaria de Norberto Nicola da década de 1960

Espaço de Erica Salguero, na CasaCor SP 2023

Aliás, as tapeçarias estão em alta – que o diga o espaço de Erica Salguero, também para a Casa Cor SP 2023, que escolheu uma tapeçaria de Norberto Nicola da década de 1960. Esses movimentos do mercado, que traz à tona criadores que estavam esquecidos, é altamente benéfico inclusive para a criação de novos produtos – que o diga o tapete da foto anterior.


Confira a matéria na íntegra clicando aqui!

Posted in: DicasPRESS-BY-KAMY
Whatsapp