Swipe to the left

Cor do Ano Pantone 2023: viva cada momento intensamente!

Cor do Ano Pantone 2023: viva cada momento intensamente!
1 de janeiro de 2023

Tem coisa melhor do que começar o ano novo com... novidade? Pois bem, você certamente já deve ter lido ou visto por aí que a Pantone® escolheu a cor do ano de 2023: a Viva Magenta, identificada pelo código 18-1750.

Depois de apostar no roxinho Very Peri para 2022, a escolha do instituto para este ano que acaba de começar demonstra uma guinada firme e decisiva em direção às tonalidades não propriamente quentes, mas vibrantes, cheias de força e energia.

A consultoria afirma que esta cor descende da família dos tintos, tomando como inspiração o vermelho da cochonilha, um dos mais preciosos, fortes e brilhantes corantes naturais do mundo. Características que, nas palavras da própria Pantone®, tornam a Viva Magenta “corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo”.

Carregada de vibração e energia, torna-se uma escolha vigorosa para um “momento não convencional” da atualidade, onde os limites entre o mundo físico e digital são tênues e cada vez mais convergentes.

Como aplicar a cor do ano 2023 em casa?

Agora que você já tem um bom panorama sobre as características gerais da cor do ano 2023, fica mais fácil compreender que tipo de efeitos e sensações podem ser obtidos ao incorporá-la no décor de interiores.

Antes de mais nada, é importante lembrarmos que, por se tratar de uma tonalidade mais quente, precisamos encaixá-la muito bem em uma paleta com cores que dialoguem bem com ela. É diferente, por exemplo, de cores neutras e frias que costumam ir bem com tudo, por isso são tão utilizadas como a base de um projeto. A própria Pantone® sugere uma paleta para harmonizar a Viva Magenta, confira a sequência abaixo:

Reparou como as sugestões trazidas pela Pantone® reúnem cores mais suaves, de forma a não competir com o vermelhão marcante da Viva Magenta? Não é toa: é uma cor que foi criada para protagonizar e que precisa das outras tonalidades para ajudá-la nessa tarefa.

Com essa ideia e tonalidades em mente, teste em moodboards quais cores, acabamentos e texturas vão cair bem com ela. Experimente primeiro nos detalhes e veja se a cor faz sentido pra você, aumentando o protagonismo dela à medida que ela cai nas graças do décor.

Engana-se quem pensa que essa incorporação requer mudanças significativas, pelo contrário, o bacana de trazer uma tonalidade como essa nos detalhes é que eles são flexíveis e podem ser ajustados convenientemente aos ambientes, como é o caso das almofadas, mantas, tapetes, vasos, acessórios, entre outros.

No design têxtil, em particular, acreditamos que há um enorme potencial não só pela variedade de padrões disponíveis em cores similares, mas principalmente diversidade em aplicações, formatos, técnicas de tecitura e matérias-primas.

Persas, orientais, modernos, geométricos, lisos, fofos, teares... Feitos de lã, algodão, nylon, chenile... Opções não faltam na by Kamy para acrescentar um vermelho tão marcante dentro de casa, seja no piso, seja na parede!

Pensando nisso, selecionamos algumas das coleções de tapetes da by Kamy que, dentro da cartela de cores delas, possuem opções que agregam as energias e as boas vibrações do vermelho em diferentes modelos e desenhos, confira abaixo:

ARUA JUTA 1

Confeccionado em tear manual, a coleção de tapetes Arua Juta é tecida como se fosse tricô a partir de fios de Juta, o que confere à peça uma identidade rústica e não uniforme devido ao alto nível de absorção de sua matéria-prima, além de beleza e naturalidade. Dentro da coleção, vale conferir as cores Red e Rouge.



JESOLO

A tecitura dos tapetes da coleção Jesolo alterna listras finas em alto e baixo relevo utilizando 100% fibra de viscose. Na opção Lichia, você pode tirar proveito de um colorido um pouco mais uniforme desta peça, mas que, na incidência de luz, os contrastes de brilhos ficam mais marcantes.



CAMINHO DO SOL TUFFEDS

A passagem suave da luz do sol pelas montanhas cria diferentes perspectivas de uma mesma paisagem. Com a coleção de tapetes Caminho do Sol, o uso de uma única cor em tons diferentes remete à ideia da luz e também da profundidade ao desenho das montanhas. Tufada 100% em lã e em duas opções de diâmetro, a cor Mix Red é uma excelente alternativa para acrescentar a energia do vermelho em tom sobre tom.


GOLTCHIN COLOR

A coleção de tapetes Goltchin resulta do trabalho de patchwork de fragmentos de tapetes orientais antigos e novos tingidas manualmente no Brasil e depois costuradas manualmente pelo nosso atelier. O vermelho poderoso que emana da peça Red fica mais ainda evidente quando combinado a um bom projeto luminotécnico, a exemplo do que o escritório Lab Arquitetos pensou para a recepção do Bar do Cofre:

Tapete Goltchin Color Red | Projeto: Lab Arquitetos no Bar do Cofre | Foto: Site Lab Arquitetos


NYLON DESIGN SEIXO

Assinado por Marco Viterbo, a coleção de tapetes Nylon Design Seixo é exemplar em relação ao domínio criativo e industrial e, por consequência disso, às múltiplas possibilidades que a by Kamy oferece na confecção de tapetes em nylon. As peças podem ser feitas com mescla de até três cores, oportunidade ideal para acrescentar diferentes tonalidades do vermelho com uma cor mais neutra ao fundo.


PITÁGORAS 2

Não poderia faltar nesta lista uma opção que preenche os ambientes não só com a energia do vermelho do Mix Red em diferentes tonalidades, resultado do tingimento natural da lã e da viscose, mas que também acrescenta neste visual o dinamismo e a modernidade das formas geométricas combinadas em um desenho simétrico e elegante.


Pera aí, já acabou? Claro que não! Essas não são as únicas coleções da by Kamy em que você pode encontrar peças similares à Cor do Ano 2023 da Pantone®! Clique aqui e encha a sua casa de força e energia dos vermelhos!

Whatsapp