Swipe to the left

Cor do Ano Pantone 2024

Cor do Ano Pantone 2024
5 de janeiro de 2024

Ano novo, vida nova, cor do ano nova! A espera anual pela cor que deve dominar todos os setores da cultura, da moda à decoração, enfim, terminou! Para 2024, o Instituto Pantone, referência mundial em consultoria de cores, escolheu o “Peach Fuzz” (em inglês, penugem de pêssego) como a tonalidade do momento.

Entre os tons do rosa e o laranja, a PANTONE 13-1023 Peach Fuzz inspira a sensação de positividade, pertencimento e acolhimento, trazendo uma aura de calma e oferecendo um espaço envolvente.

“Buscando um tom que refletisse nosso desejo inato por proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante que expressa calorosamente a elegância e a modernidade. Uma cor que ressoa com gentileza compassiva oferecendo um abraço, faz a conexão sem esforço entre o que é jovial com o que é atemporal”, explica Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.

Segundo a empresa, a cor do ano 2024 evoca a nova modernidade. Enquanto centrada na experiência humana de enriquecimento e nutrição da mente, corpo e alma, também é um tom de pêssego quieto e sofisticado além de contemporâneo, com profundidade, cuja leveza é despretensiosa, mas impactante, trazendo beleza para o mundo digital.

Como é escolhida a cor do ano?

Durante 25 anos, a Cor do Ano da Pantone guia o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial. Isso significa que criadores do mundo todo aguardam este momento. Nesse sentido, junto com as cores e tendências de outras fontes, possam tirar disso um norte criativo para seus produtos no próximo ano.

Para definir a principal aposta de cor para cada período, o instituto se baseia em diversas análises e estudos em todo o mundo. Além disso, leva em conta, é claro, o contexto de cada região.

As pesquisas passam por diversos segmentos da cultura e da indústria mundial, desde as produções fabris à indústria do entretenimento, filmes em produção, coleções de arte, novos artistas, moda, áreas do design, bem como estilos de vida em alta, jogos e condições socioeconômicas.

Em contraponto à um 2023 conturbado mundialmente à rotina agitada comum nos dias de hoje, para 2024, a cor selecionada foi pensada para expressar o desejo de estarmos próximos daqueles que amamos e a alegria que sentimos quando nos permitimos expressar aquilo que somos, seja acompanhado ou em solitude.

Como utilizar a cor do ano 2024 na decoração?

Segundo a Pantone, “trazer a suavidade e o conforto de PANTONE 13-1023 Peach Fuzz para a casa e interiores cria um ambiente de boas-vindas. Promove sentimentos de gentileza cálida onde estiver aplicado”.

De fato, na decoração, a cor do ano 2024 é uma excelente aliada para quem busca um ambiente mais acolhedor e delicado. Para a paleta de cores, o Peach Fuzz pode ser combinado facilmente a diferentes propostas.

Em primeiro lugar, mantenha um equilíbrio entre o rosa claro e cores neutras, como branco, cinza, bege e marrom. Isso evita que o ambiente fique monótono e permite que a cor se destaque de maneira equilibrada.

Para dar bossa ao conjunto, escolha luminárias com luz suave e difusa, uma vez que o rosa mais claro já naturalmente favorece a iluminação natural. Isso contribui para criar uma atmosfera relaxante, especialmente durante a noite.

Outra ótima opção para reforçar o efeito de positividade presente no matiz é apostar em estampas florais, principalmente em tapetes e almofadas. Esse padrão reforça o efeito de delicadeza e acrescenta um bem-vindo frescor da natureza.

Temos diversos produtos que se aproximam da cor do ano da Pantone e o Blog da by Kamy lista abaixo alguns destaques dentro dessa proposta:

GEMAS DO BRASIL BKV

70% Viscose 30% Poliéster

Nas formas orgânicas encontramos curvas e traços tal como na natureza, reproduzidas por Kiko Maldonado na coleção de tapetes Gemas do Brasil. Neste conceito, vale destacar, além do estilo pop e o reuso de fragmentos da by Kamy Verde de maneira contemporânea, é a homenagem à diversidade das gemas brutas das pedras preciosas do Brasil.





MIRAGEM MIX RUST

80% Lã 20% Algodão

A miragem é causada pelas refrações dos raios de luz quando atravessam o ar quente, sendo frequentemente associados às paisagens desérticas, mas também observável em rodovias e até mesmo no mar. Esse fascinante fenômeno físico fascinante inspirou o designer Thiago Santa Cruz a criar uma igualmente intrigante padronagem geométrica que aguça que, por um lado, bagunça o nosso olhar, mas por outro, o prende e fascina.


RAINBOW 1 MULTI 1

80% Tencel 20% Algodão

Rainbow em português significa arco-íris. Embora seja reconhecido pela forma clássica multicolorida, tal como na natureza, esse arco cromático pode inspirar diferentes composições, como é o caso dessa coleção, que parte de uma cor e se desdobra a partir das variações de tonalidades.





ZILI PLÁTANO MIX CIPRIA

80% Lã 20% Algodão

Lembranças de Outono durante a infância na Itália. Essa foi a inspiração para Francesca Alzati, diretora criativa da by Kamy, para criar a coleção Zili Plátano. Ela transmite, por meio das cores, o tom melancólico – e ao mesmo tempo calmo – que invadia o coração dela nessa epoca, quando a árvore Plátano anunciava a chegada da estação.

A coleção traz uma paleta de cores que representa os diversos tons que as folhagens ficam até cair no chão e criam uma espécie de “tapete” na calçada. Confeccionado à mão em lã e algodão, a tecitura mescla dois diferentes pontos Zili, onde o cruzado cria o alto relevo das listras. Por conta do tingimento natural do fio, a nuance de cores acontece de forma discreta e diferente em cada peça.


AUBUSSON

90% Lã 10% Algodão

O Aubusson é um tapete/tapeçaria de ponto fino que mescla desenhos clássicos florais com padrões geométricos e medalhões característicos da Renascença. Eram fabricados na Franca e muito utilizados pela realeza francesa em meados do século XVI. Hoje em dia o Aubusson é fabricado na China, mas com as mesmas padronagens que os tornou tão famosos.


O que achou da Cor do Ano 2024 da Pantone? Deixe a sua opinião nos comentários e aproveite para conferir TODOS os produtos da by Kamy que mais se aproximam dessa tonalidade clicando aqui.

Whatsapp