Swipe to the left

Cores neutras: o que você precisa saber?

Cores neutras: o que você precisa saber?
18 de março de 2022

Poucos elementos da arquitetura e decoração de interiores geram tantos debates acalorados quanto o uso das chamadas cores neutras, conjunto caracterizado pela baixa intensidade, mas não o bastante para serem consideradas frias e assim totalmente opostas aos tons quentes.

Os principais expoentes das cores neutras são o bege, o branco, o preto e o cinza, mas a depender da tonalidade, também é possível alcançar a neutralidade em cores mais ousadas como o marrom, o verde e o azul.

Há quem as defenda por se tratar de um coringa indispensável no décor; por outro lado, há quem prefira fugir destes tons por acreditar que eles não deixam uma impressão marcante, passando batido pelos ambientes.

Seja qual for a sua tribo, o fato é que o posicionamento intermediário no círculo cromático coloca as opções neutras em uma situação muito favorável para combinações com outras cores, texturas e materiais.

Tapete Aloe Mix Neways | Projeto: Carolina Rocco na MOSTRA MADEIRA BONITA 2021 | Foto: Emerson Alves


Com experiência e criatividade, é perfeitamente possível criar uma decoração sofisticada e atemporal utilizando cores neutras como complementos ou criando o cenário para outros elementos brilharem.

Sabemos, no entanto, que dúvidas podem estar pairando sobre a sua cabeça! É hora da inspiração: vamos listar abaixo cinco vantagens de se utilizar cores neutras no décor de ambientes internos! Confira:

Carpete Sahand Deco Glacico/Off White | Projeto: Abbud Aguilar na MOSTRA MADEIRA BONITA 2021 | Foto: Emerson Alves


Amplitude e iluminação

As cores em suas versões neutras são mais claras do que quando ‘sólidas’, característica que potencializa a sensação de amplitude que temos de um ambiente – e isso pode ser muito interessante para metragens cada vez menores, sobretudo em apartamentos.

Isso tem tudo a ver com a iluminação, pois os tons mais claros distribuem melhor a luz natural que irradia sobre eles e isso torna o ambiente melhor iluminado do que se estaria com cores escuras.

Tapete Labirinto Ivory/Rato | Projeto: Lisandro Piloni | Foto: Henrique Padilha


Tranquilidade e conforto

Com uma distribuição mais eficiente da iluminação natural, as chances deste ambiente com cores neutras influenciar positivamente no nosso estado de humor (o ‘mood’) aumentam consideravelmente.

Estudos indicam que ambientes menos carregados estimulam a sensação de bem-estar, tranquilidade e relaxamento, de forma que as cores neutras se tornam opções certeiras para livings e quartos, desde o acabamento das paredes, até o piso ou os móveis.

Os tapetes são bastante indicados neste cenário, pois além de proporcionar opções neutras em diferentes desenhos, texturas e materiais de tapete, eles acrescentam conforto e ajudam a unir o mobiliário (e as pessoas que os utilizam). Medo da sujeira? Se você seguir os cuidados de rotina e souber fazer bem os ‘primeiros socorros’, não vai ter problema! E mesmo se tiver, você pode contar com os serviços Rug Care da by Kamy para encontrar a melhor solução.

Tapete Sahand Zegna Glacico/Gelo | Projeto: Many Arquitetura | Foto: Fernando Crescenti


Vai bem com praticamente tudo

Engana-se quem pensa que as cores neutras estão presentes somente no uso da cor propriamente dita. Existem materiais na arquitetura e decoração que proporcionam a mesma sensação, com o diferencial de impressionar pela textura ou até mesmo a paginação.

É o caso do couro, da madeira, das pedras e o do concreto/cimento queimado, alternativas que certamente podem lhe ajudar a quebrar uma aparente monotonia dos ambientes neutras com muita personalidade.

Tapete Kilim Fields Plain Mix Silver | Projeto: M2 Arquitetura | Foto: André Mortatti


Natureza em evidência

Quem também sai ganhando ao optarmos pela utilização das cores neutras nos ambientes internos são as plantas, cada vez mais necessárias em um mundo que insiste em não preservar essa riqueza natural do nosso planeta.

Ao acrescentar um mix de diferentes tamanhos, formatos e texturas de folhagens, você encontrará em um fundo neutro (sobretudo branco ou cinza claro) o melhor cenário para que este verde se destaque de uma maneira muito natural e sem exageros.

Tapete Kilim Freedom Moroccan 11 Rato/Aluminium | Projeto: Leila Libardi | Foto: Salvadore Bussaca


Satisfação por muito mais tempo

As cores neutras não são consideradas atemporais à toa: é certo que a chance deste ambiente se tornar enjoativo são muito menores do que quando você decide que opções mais quentes ou frias formem a base ou sejam preponderantes na paleta de decoração.

A grande vantagem das cores neutras é que se firmam, por muito tempo, como o pano de fundo que você pode – e deve – preencher com outros materiais, brilhantes, coloridos, ricos em detalhes, mas que podem ser trocados facilmente, sem que você precise mudar todo o fundo.

Tapete Faraone Mix Light Grey | Projeto: Studio Lak | Foto: Luciano Mendes


Já conhecia todas essas vantagens das cores neutras? Pois não paramos por aqui: preparamos uma vitrine especial de tapetes e almofadas com as nossas melhores opções nesta paleta: tá imperdível e você confere tudo clicando aqui.

Ao longo desta semana, postamos várias inspirações de projetos que utilizaram cores neutras com muita personalidade! Se liga no @bykamy e não perca nada!
Whatsapp