Swipe to the left

DANÇA DO VENTRE: CULTURA EM MOVIMENTO

10 de abril de 2015 1 comment

Por Pamela Nigro.

A dança do ventre é uma arte milenar que traz leveza e sinuosidade, uma expressão artística feminina e individual.

Muitas controversas existem a respeito da origem da dança! Trata-se de uma arte tão antiga, que se agrega às civilizações primitivas. Não se tem um registro exato de seu surgimento, mas acredita-se que suas primeiras aparições tenham sido na civilização Suméria.

A dança, nesta época, era diretamente ligada à religião. Era desenvolvida dentro dos templos, para reverenciar a Mãe Divina, ou seja, deusa geradora de todo o universo. Nos cultos, a dança servia de elo entre a mulher e a grande Deusa, já que ambas possuem o “poder” de gerar um ser.

Com o passar dos anos, inúmeras invasões aconteceram e a sociedade foi deixando de ser matriarcal e se tornou patriarcal. Com isso, a dança do ventre começou a sair dos templos e famosas histórias como “As Mil e Uma Noites”, passaram a existir.

No ocidente, muito se associa a dança do ventre à haréns e sensualidade. Estes haréns, nada mais eram, que locais onde os homens ricos mantinham suas mulheres. Ali, cada uma tinha sua função, mas também dançavam entre si! O que permitiu que a dança do ventre se espalhasse ainda mais.

Pensando na mulher e em seu corpo, podemos citar diversos benefícios, como: evitar depressão, tonificar a musculatura, auxiliar na gravidez e parto, desenvolver autoconfiança, aumentar a autoestima, alívio de cólicas menstruais, melhorar a postura e a capacidade motora, entre outras.

Atualmente, temos uma sociedade igualitária, onde inúmeras mulheres fazem trabalhos iguais aos homens, o que as fazem deixar sua feminilidade de lado. Portanto, a dança do ventre permite à mulher, expor sua beleza interior e aflorar essa feminilidade existente em cada uma, trazendo a sensação de liberdade e alegria plena.

A by Kamy, em parceria com Pamela Nigro, apresentará essa arte milenar no nosso evento do Mercado Persa, na loja by Kamy D&D. Não perca!

Confira as informações:

DANÇA DO VENTRE com a bailarina Pamela Nigro

DATA: 11/04

LOCAL: Shopping D&D – Lj. 208 – Piso Térreo

ENDEREÇO: Avenida das Nações Unidas, 12.555

HORÁRIO: das 13h às 17h com intervalos entre as apresentações

Das 13h às 13h30 / das 14h30 às 15h / das 15h30 às 16h / das 16h30 às 17h


Posted in: Especial
Monica Novaes 17 de fevereiro de 2017 at 15:36
ótimo texto e Pamela representou muito bem esta arte! parabéns à todos envolvidos no projeto.
Whatsapp