DESIGN GRÁFICO | GLAUCO DIOGENES
Designer Gráfico
No dia do Design Gráfico a by Kamy parabeniza os artistas gráficos. Dos mínimos aos máximos detalhes, o trabalho do designer gráfico está presente em diversas formas e situações do cotidiano.
Da composição de simples layout até as mais requintadas peças que se tornam verdadeiras obras de arte. Na televisão, na revista e no jornal seja pela internet ou no papel, o importante é ser visual.
Mais harmonia e conforto aos olhos, agregando cultura e arte para tudo aquilo que é gráfico tornando as formas visuais contemporâneas e, claro, com um design incrível.
Glauco Diogenes, renomado designer gráfico e parceiro da by Kamy nos conta as peculiaridades e os detalhes sobre esse trabalho.
Um dos mais versáteis e talentosos designers de sua geração, atua como diretor criativo, designer gráfico e ilustrador desde 2000. Seu portfólio apresenta projetos de grande relevância, abrangência de mídias e segmentos de mercado.
Desde 2009 desenvolve projetos em Design Visual e consultoria aplicada ao esporte, destacam-se a criação da Marca M50 em comemoração aos 50 anos do estádio do Morumbi, além dos selos LM20 e BLM20 em referência as ações de comemoração promovidas pelo São Paulo FC em referência as conquistas do Bicampeonato da Copa Libertadores de América e dos Mundiais de 1992 e 1993, além do camarote customizado do goleiro Rogério Ceni, dentro do estádio do Morumbi.
TV Globo, Coca-Cola, General Electric, Klabin, Absolut Vodka, MTV, Banco Santander, Grupo Votorantim, Prefeitura de São Paulo, Sesc-SP, São Paulo Futebol Clube, Editoras Abril, Globo, Tok&Stok e Marcelo Rosenbaum, tem projetos com a assinatura do Designer.
Confira a entrevista exclusiva do designer gráfico Glauco Diogenes:
O que é ser um designer gráfico?
O designer gráfico, antes de qualquer coisa é um organizador, um consultor de imagens, ele quem irá dar sentido a comunicação estratégica de seus clientes, hierarquizando seu conteúdo e buscando sempre a melhor solução para demanda de comunicação, ou necessidade de cada cliente de uma forma única.
Quais as melhores partes de ser um designer gráfico?
A capacidade de mudança quase que imediata da qualidade na vida das pessoas e empresas, seja customizando um ambiente e deixando uma casa, restaurante, empreendimento mais bonito, seja criando uma marca para uma ONG que salva vidas ou cuida da saúde bucal de crianças sem acesso ao mínimo de dignidade, ou ainda implementando a capacidade competitiva de um time de futebol, modalidade esportiva olímpica.
Quais os ramos em que atua um designer gráfico? E qual seu preferido? A amplitude de possibilidades é praticamente infinita, qualquer superfície que demande algum tipo de informação ou código é um campo de atuação para um designer visual, pode ser desde uma simples camiseta, ou estampa / padronagem de um tênis, passando pelo desenvolvimento do conceito ou da embalagem de um produto, ou ainda um painel gráfico de um automóvel, ou customização de ambiente com sinalética, enfim, não existem limites, basta adequar-se as necessidade técnicas de cada projeto ou demanda.
Qual a importância do designer gráfico para a comunicação? E para a sociedade?
Nada menos do que fundamental, costumo dizer que só um médico e uma boa estrutura hospitalar são mais importantes do que o Design Visual para salvar a vida das pessoas; óbvio que é uma forma de exagero, mas o mundo e as sociedades como conhecemos hoje em dia seriam impossíveis sem essa disciplina. A parte boa do mundo fomos nós designers quem criamos, criando soluções das mais variadas para melhorar o bem-estar, a funcionalidade da vida, aquilo que é quase impossível de se reciclar, que não tem utilidade, ou que mais atrapalha do que ajuda, pertence em boa parte a classe política e seus derivados.
Comente algum projeto desenvolvido para a by Kamy.
São dois projetos dos quais nos orgulhamos muito. O primeiro foi o tapete Vectorial Amazonia, que levou mais de 10 meses para ser produzido e é uma verdadeira obra de arte, os efeitos visuais que a peça propicia são incríveis, alguns elementos visuais, entre eles animais parecem criar vida a medida em que se caminha sobre a peça. E o outro mais recente, trata-se da criação da identidade visual para a marca Tapetes.com, que é uma marca filha da Maison by Kamy, criamos um personagem bem interessante chamado Eugenius, que ao mesmo tempo que é um mascote, funciona como se fosse um consultor de imagem e auxilia os consumidores na melhor escolha de tapetes para suas caras. Nossa parceria já tem 5 anos e esperamos que se solidifique cada vez mais.
Acesse o canal by Kamy e veja o vídeo sobre o tapete Vektorial Amazônia, com Glauco Diogenes: