Swipe to the left

Designers Studio by Kamy

Designers Studio by Kamy
21 de fevereiro de 2024

Desenhos instigantes, cores vivas, formas fluídas e orgânicas se encontram nos tapetes do Studio by Kamy, exemplos que reforçam a capacidade da by Kamy em tirar do papel e das telas as boas ideias trazidas por arquitetos e designers em composições naturais e sintéticas.

O design autoral é um dos grandes trunfos desta vertente que, cada vez mais, abre espaço para profissionais de diferentes gerações mostrarem o talento que têm, afinal, eles têm muito o que nos dizer e a by Kamy sempre esteve disposta a ouvi-los.

Por meio do Studio, a by Kamy trouxe para si novos ares e possibilidades, mas sem perder a sua essência. Uma fusão entre marca e designers para continuar relevante na originalidade das criações e na capacidade de se expressar enquanto tapeçaria, arte e cultura.

O Studio by Kamy é um laboratório onde cada designer não apenas se expressa, mas encontra a oportunidade de criar peças que atendem à necessidade do cliente e do mercado, ou seja, chega-se a um design efetivo em tempo real. Essa é a alma do design, essa é a alma da by Kamy.

É nesta vertente que a by Kamy tem se conectado cada vez mais com jovens expoentes do design. Muitos deles, inclusive, estrearam no desenho de tapetes justamente conosco, o que é sempre um desafio, por certo, mas também uma satisfação de proporcionar justamente esse momento de descoberta e experimentação em uma área totalmente aberta para desafios.

Thiago Santa Cruz e Ricardo Centurione são dois grandes exemplos de designers que gostaram tanto da liberdade de experimentação e criação que tiveram dentro do Studio by Kamy que hoje integram o quadro fixo do Studio. Tamanha é a contribuição de ambos para vale aqui se detalhar um pouquinho do trabalho de ambos!

Começando por Thiago Santa Cruz, é interessante observar que, embora seja formado em arquitetura pela faculdade Belas Artes em São Paulo, acreditamos que a verdadeira vocação dele é o design. Ao deixar a prancheta de lado, vimos o quanto ele direcionou o olhar criativo para medidas, cotas, esquadros, texturas e formas da natureza em uma busca incessante e obstinada pelo novo.

A interação dos traços orgânicos da natureza e os aspectos ortogonais da arquitetura em seus desenhos sugerem uma exuberante mistura de sensações emocionais e racionais - é um desafio observar uma obra dele sem se sentir impactado por ela.

Thiago também se aperfeiçoou também no uso inteligente de materiais, estabelecendo a sua maneira de fazer o design 360° ao desenvolver coleções inteiras a partir de fragmentos, sobretudo em Revolution®.

Ricardo Centurione, por sua vez, é uma espécie de poeta do design, resgatando em seu trabalho detalhes e recordações de um tempo muito afetivo, mas normalmente esquecido na maioridade. É interessante observar como o seu trabalho liga essas duas pontas da vida de uma forma sensível e espontânea. Você se sente como em um portal.

O desenho autoral de superfície sempre foi uma característica do trabalho dele, principalmente pelo trabalho em azulejaria. Seus traços, muitas vezes limpos e lineares, tornaram-se a sua identidade, seja qual for o material.

É importante ressaltar aqui a expressiva contribuição de Ricardo na criação de peças junto ao time de artesãos da by Kamy Verde. Ricardo cria peças únicas a partir de fragmentos de tapetes, ajudando a consolidar o conceito de design sustentável da marca.

Além de Thiago e Ricardo, o time do Studio by Kamy também é formado por designers que compartilharam conosco todo o seu talento em trabalhos mais pontuais, mas igualmente importantes para a consolidação do Studio como plataforma aberta a todas as pessoas que queiram desenvolver e criar produtos junto com a by Kamy.

A mistura entre gerações é um dos grandes patrimônios do time de designers do nosso Studio. Por um lado, trabalhos com nomes consagrados, a exemplo de Francesca Alzatii e Kiko Maldonado.

Diretora de identidade da by Kamy, Francesca é arquiteta, designer e curadora por paixão. Ela é a responsável pela maior parte dos desenhos das coleções dos tapetes by Kamy. Intensa, enérgica, amável e extremamente criativa, motiva sua equipe diariamente a buscar o novo, o “bello” e o correto.

Kiko, por sua vez, traz na bagagem experiências como colecionador e garimpeiro de placas e objetos usados, transpondo esse gosto para trabalhos de arte. De lá para cá, aprofundou os estudos artísticos e acrescentou novos materiais para desenvolver sua técnica e aprimorar seu olhar. A sua pop art atual faz uso de objetos impessoais como fragmentos de tapetes que também são elementos culturais.

Por outro lado, jovens finalizando a formação acadêmica ou em meio às primeiras experiências após deixar os bancos universitários enchem o Studio by Kamy de energia para propor soluções por meio do design aos novos desafios que a atualidade se encarrega de apresentar.

É o caso da geração DivergenteZ, que rendeu uma coleção inédita de tapetes, devidamente exposta em uma das principais vitrines do design brasileiro, a DW! Semana de Design de São Paulo, revelando para o universo de tapetes nomes como Alexandra Monte, Andressa Paola, Amanda Silva, Camila Bigliani, Heloísa Cartacho, Isabella Padovani, Maju Oliveira, Sofia Venetucci e Vitor Matsumoto.

Também foi em uma DW! que by Kamy também pode mostrar ao mercado o trabalho de Lucas Lima e Rodrigo Grauncke, que partiram do desafio de reinterpretar fases da vida de Adriana Adam por meio do design, mas que deixaram por meio de seus tapetes uma contribuição definitiva e atemporal.

Cada um à sua maneira, experiência e ponto de vista, todos esses designers contribuíram para fazer do Studio by Kamy uma plataforma que transforma ideias em tramas. CLIQUE AQUI e conheça a fundo cada designer e as obras já produzidas em parceria com a by Kamy!

Se você tem uma ideia, que tal compartilhar ela com a gente?

Whatsapp