Swipe to the left

DIA DO CINEMA NACIONAL | BY KAMY CULTURA

19 de junho de 2015

Cinema Nacional



A expansão do cinema brasileiro foi de certa forma tardia, somente na década de 1930 surgiram as primeiras empresas cinematográficas.

O grande salto de desenvolvimento do cinema nacional aconteceu na década de 1960. O “Cinema Novo” era a escola da época, onde vários filmes ganharam destaque.

O grande lançamento do período de sucesso do cinema brasileiro foi o “O Pagador de Promessas”, escrito e dirigido por Anselmo Duarte, sendo o primeiro filme nacional a ser premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

Com o lema “ uma câmara na mão e uma ideia na cabeça”, outros diretos impulsionam o Cinema Novo. Os filmes deste período começam a retratar a vida cotidiana, mostrando a pobreza, a miséria e os problemas sociais, dentro de uma visão crítica, contestadora e cultural.

As décadas de 1970 e 1980 representam um período de crise para o cinema nacional. A crítica e os grandes problemas nacionais saem de cena para dar espaço para filmes de consumo fácil, com temáticas simples, as pornochanchada. Mesmo assim, alguns cineastas resistem e continuam a produzir filmes críticos e elaborados.

A década de 1990 é marcada pela diversidade de temáticas e assuntos dos filmes, o produção passa a ser um produto rentável ao mercado cinematográfico, o que impulsionou seu desenvolvimento.

Comédias, dramas, política e filmes de caráter policial são produzidos em território nacional. Com políticas de incentivo e empresas patrocinadoras, o Brasil começa a produzir filmes que mobilizam grande número de espectadores, este cenário está presente até os dias de hoje.

“Curiosidades do cinema brasileiro”

- Em 1973, o Brasil criou o Festival de Gramado, realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na Serra Gaúcha. O troféu, conhecido como “kikito” é uma figura risonha, esculpida em bronze.

- Até 2014, nenhum filme brasileiro havia ganhado o Oscar de melhor filme estrangeiro.

- No dia 19 de junho comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. Nesta data, em 1898, ocorreu a primeira filmagem no Brasil. O italiano Afonso Segreto filmou a entrada da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

- Algumas pessoas comemoram o Dia do Cinema Brasileiro em dia 5 de novembro, pois nesta data, em 1896, ocorreu a primeira exibição pública de um filme em terras brasileiras. A exibição ocorreu na cidade do Rio de Janeiro.

- O filme brasileiro que teve maior bilheteria em todos os tempos foi Tropa de Elite 2 (2011) com público de 11 milhões.

Dicas:

O alto da Compadecida

Central do Brasil

Se eu fosse você

O homem do futuro

Cilada.com

Deus e o diabo na Terra do Sol

Faroeste Caboclo

Somos tão jovens

Qualquer gato vira-lata

Cidade de Deus

Lisbela e o Prisioneiro

Tropa de Elite

Whatsapp