Swipe to the left

Ele volta a ser o Rei da casa | Tapetes Persa

21 de novembro de 2017

Pensar em persas como sinônimos de tapetes é quase natural, isso porque essas peças são clássicas, repletas de história e claro, lindas! É possível encontrar tapetes persas em diferentes tamanhos e com uma infinidade de desenhos que são sua identidade. Mas o que torna esse tipo de peça tão especial? Isso é o que a by Kamy te conta nessa matéria que mostra porque os persas também são sinônimos de majestade no mundo dos tapetes, confira:



Produzidos no Irã, antiga Pérsia, essas peças contam a história de tribos e a evolução de uma história rica em cultura e talento. O Irã é país que exporta uma imensa quantidade de tapetes para o mundo e os persas tem lugar cativo na decoração de ambientes incríveis.

Sua produção manual acontece em cidades históricas como a Quom, onde mulheres trabalham cerca de 8 horas diárias para produzir peças manuais, com movimentos rápidos e precisos de quem conhece a tecedura como poucos lugares. Fios entrelaçados com atenção máxima, para peças que podem demorar mais de 12 meses para ficarem prontas, fator que depende desde do tipo de desenho até tamanho da peça.

No passado os tapetes persas eram usados por trios nômades como meio de proteção do frio e com o decorrer da história, adquiriram o status de arte.

É possível encontrar tapetes persa produzidos com lã, algodão e com materiais mais nobres como seda. Entrando nos detalhes dos tapetes persas, podemos dividi-los em tribais e tapetes de cidade, que tem características de pontos mais finos. Entre os tribais, encontramos tapetes como Shiraz, Hamadan, Bakhtiar. Como características dessas peças, encontramos tons avermelhados e outras cores ligadas a natureza, assim como seus desenhos. Esses tapetes faziam parte do cotidiano persa, como parte importante de suas casas, sendo deslocados junto com seus grupos, o que os tornava sagrados, era a única parte da casa que permanecia junto a esses deslocamentos. Cada tribo inseria naquelas peças características de sua vivência.




Características dos persas:

As características podem variar de acordo com cada tipo de tapete persa, região e estilo, mas generalizando conseguimos encontrar alguns pontos que se repetem, como descrito abaixo:

Desenhos: Os desenhos dos persas variam muito ao longo da história assim como as as muitas mudanças históricas, religiosas e políticas do Irã, mas de forma gral, podemos encontrar a presença de desenhos geométricos, medalhões e flores.

Cores: As versões mais clássicas dos persas, inclui um mix das cores vermelho, amarelo e azul.




Persas e Orientais:

Persas e orientais são tapetes históricos, e todos possuem valor simbólico! Essas características podem confundir os estilos que são diferentes! Tapetes persas, são exclusivamente produzidos em território iraniano, antiga Pérsia. Já os tapetes orientais, como por exemplo kilins e patcworks. Os tapetes orientais são produzidos em países como China, India, entre outros países do oriente.



-------------------------------


A tecelagem como cultura e modernidade

A artista catalã, Teresa Lanceta, une cultura e modernismo na Bienal de Arte de Viena. Trabalhando com a desconstrução e a reconstrução de tapetes marroquinos, a artista cria um choque que leva a uma nova interpretação, como mostram os vídeos:





Whatsapp