EXPOSIÇÃO KANDINSKY | DICA CULTURAL
Dica Cultural
A nossa dica cultural é a exposição Kandinsky: tudo começa num ponto. A by Kamy é fã da obra desse pintor abstracionista, conheça você também. Exposição da trajetória do artista precursor do abstracionismo, composta por 153 obras e objetos de Wassily Kandinsky, seus contemporâneos e de artistas que o influenciaram. Além da coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, o acervo conta com obras de museus da Rússia e coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.
Curadoria: Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky.
Apoio: Banco Votorantim
Kandinsky
Wassily Kandinsky, o pioneiro do abstracionismo nas Artes Plásticas, nasceu na cidade de Moscou, em 16 de dezembro de 1866. Filho de pais divorciados, ele foi educado pela tia, optando a princípio pela música, que posteriormente refletirá em seu trabalho como pintor, pois ela lhe confere noções essenciais de harmonia e evolução. Kandinsky seguiu inicialmente as trilhas acadêmicas, formou-se em Direito e Economia na Universidade de Moscou, mas logo depois desistiu desta profissão, encontrando finalmente seu destino nas veredas das artes visuais, ao se apaixonar por uma tela de Monet.
O artista começou a estudar pintura em Munique - nesta época considerada como um centro artístico -, na escola de Anton Ažbè, mas Kandinsky desencantou-se com esta prática artística, pois tinha uma predileção especial por paisagens. Suas primeiras obras refletiam um toque musical e expressavam também temas do folclore russo.
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
(11) 3113-3651/3652
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/kandinsky-tudo-comeca-num-ponto-4/
* Fotos por Emerson Alves