Swipe to the left

Fondation Cartier apresenta obras do artista chinês Yue Minjum. Vem conferir!

21 de fevereiro de 2013

Nascido em 1962, na cidade de Daqing, na província chinesa de Heilongjiang, Yue Minjun começou a pintar como um hobby. Ele passou a estudar arte na Universidade Normal na província de Hebei, em 1985. Depois de entrar para a comunidade de artistas na aldeia de Yuan Ming Yuan perto de Pequim, no início de 1990, ele começou a definir seu estilo e para explorar o tema que se tornaria onipresente em suas pinturas: o riso.

Durante este período, Yue Minjun foi muitas vezes considerado um dos principais representantes do "realismo cínico", um movimento de arte nova caracterizada por desencanto com as mudanças sócio-políticas que ocorrem na China no momento.

Obras seletivas de 1990 de Yue Minjun estão atualmente em exposição no Fondation Cartier pour l'Art Contemporain, Paris. Estes exemplos de pinturas mais antigas são uma parte de sua obra, em que elas mostram o começo de seu estilo, seu principal tema era seus amigos.


Great Joy - Collection Turner Family, Hong Kong - Yue Minjum


On the Rostrum of Tiananmen - Collection Herman Iskandar, Jakarta - Yue Minjum


Depois de criar uma sensação na 48 ª Bienal de Veneza, em 1999, Yue Minjun ganhou fama internacional. Suas obras se tornaram extremamente populares no mercado de arte contemporânea e foram adquiridas por museus e coleções de todo o mundo.

Hoje em dia, Yue Minjun continua a pintar e esculpir em seu estúdio perto de Pequim, e é considerado um dos artistas mais influentes de sua geração.

Quem já estiver pela França, próximo ou a caminho vale a pena conferir.

Local: Fondation Cartier pour l'Art

Endereço: 261 Boulevard Raspa8il, 75014, Paris - França

Telefone: +33.1.42.18.56.50

Horário: Ter a Dom - das 11h às 20h

Estação: Denfert-Rochereau

Fonte: Fondation Cartier

Posted in: DicasArteCulturaEvento/Mostra
Whatsapp