Swipe to the left

Giácomo Tomazzi & by Kamy: design autêntico e destaque internacional!

Giácomo Tomazzi & by Kamy: design autêntico e destaque internacional!
19 de agosto de 2022

As respostas que materializam, por meio do design, as inquietações da atualidade nem sempre estarão dentro das próprias marcas. É preciso abrir as portas para novos olhares, que carregam menos ‘vícios’ do dia a dia e expressam uma originalidade ímpar.

A constante busca por novas narrativas é uma premissa inabalável da by Kamy, e é por isso que cultivamos em relações que se frutificam em parcerias longevas, sobretudo pela construção a quatro mãos de novas peças por meio do design autoral.

Profissionais de diferentes gerações, formações, pontos de vista e técnicas criativas colaboraram conosco nos últimos anos, e hoje vamos destacar aqui no Blog da by Kamy um jovem talento que tivemos a honra de acompanhar os primeiros passos e experimentações no design de tapetes: Diogo Giácomo Tomazzi (@giacomotomazzi).

Arquiteto, urbanista e design industrial, Giácomo é nascido em Florianópolis-SC, mas migrou do Sul do país rumo à capital paulista em 2005. Com o Giácomo Tomazzi Studio, especializou-se em projetos de arquitetura residencial e comercial, mas também está brilhando em diversos projetos ligados ao design de movelaria, pesquisa de materiais e desenhos autorais, feitos em série limitada alternando entre produções artesanais e industriais.

Inspiração modernista

Juntos, criamos a coleção Modernista, uma série exclusiva de tapetes inspirada nas formas lúdicas e orgânicas utilizadas por arquitetos, paisagistas e artistas do movimento moderno brasileiro, tal como Burle Marx, Oscar Niemeyer, Olavo Redig de Campos, Cândido Portinari, entre outras referências.

Toda a coleção foi criada em Revolution®, uma fibra exclusiva da by Kamy que mescla vinil, poliéster e fibra de vidro, tornando-se um material sintético muito resistente e que, em termos de design, abre possibilidades infinitas ao sabor da criatividade.

Curiosamente, além de benefícios como a praticidade, ótimo isolamento térmico e acústico, outro motivo que justifica a escolha por este tipo de fibra na coleção é o suave contraponto do material de toque mais rígido com a leveza das formas orgânicas e escultóricas.

As peças trazem como princípio criativo a combinação de elementos ‘flutuantes’, ou seja, que parecem estar ‘soltos’ no espaço, uma composição eficaz em termos decorativos e funcionais, sem abrir mão da elegância.

Todas as peças conversam entre si e criam um diálogo que remete a um passado revisitado por meio de uma nova proposta de desenho e proporção. São peças que inevitavelmente se destacam em um layout fluido, podendo ser utilizadas isoladamente ou em conjunto. Cada modelo possui dimensões pré-definidas, conforme proporção do desenho.

Destaque internacional

Um trabalho tão original e marcante quanto o de Giácomo com a by Kamy não está restrito aos 8,5 milhões de km2 que compõem a área territorial do Brasil. A brasilidade não é uma exclusividade dos brasileiros, e nada mais justo do que compartilhar este criar com o mundo!

Neste ano, a coleção Modernista foi um dos grandes destaques da participação da by Kamy na Semana de Design de Milão em junho, especificamente nos eventos do festival Fuorisalone, que reúne as exposições e mostras que correm paralelamente ao prestigiado Salão do Móvel (também conhecido como iSalone).

Os tapetes foram especialmente selecionados pelo curador Bruno Simões para compor a mostra ‘Poesia do Cotidiano’, resultado da parceria entre ApexBrasil, Abimóvel e Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal.

A exposição celebra, essencialmente, duas datas de grande impacto na história recente do Brasil: o bicentenário da proclamação da Independência (1822) e o centenário da Semana de Arte Moderna (1922).

Ambos os eventos foram especialmente emblemáticos na construção de uma nova e múltipla expressão nacional, e as transformações socioeconômicas, culturas e políticas que os sucederam foram capturadas pela exposição para mostrar, na principal vitrine do design mundial, o que é e o que faz o design brasileiro na atualidade.

O contexto se encaixou perfeitamente com o conceito criativo embarcado na criação da coleção Modernista, tornando-se um sucesso instantâneo nas instalações da INTERNI Design Re-Generation.

Se esta honra já não nos bastasse, o evento nos deu a oportunidade de uma segunda realização: os exemplares Modernistas que nos acompanharam na ida à Itália não retornaram conosco por uma razão nobre.

Eles agora representam a by Kamy e o Giácomo Tomazzi Studio, mas principalmente o potencial do design autoral brasileiro, nas instalações da Universidade Católica Sacro Cuore (Università Cattolica del Sacro Cuore), considerada a maior – em número de inscritos – universidade não-estatal da Europa e também a maior dentre as instituições católicas.

Nossa parceria com o Giácomo Tomazzi é um exemplo claro, evidente, documentado e, como podemos notar, prestigiado internacionalmente, do valor dado ao design autoral.

Trabalhamos para frutificar novas criações com Giácomo e também em outras parcerias, mas você já pode conferir todas as atuais clicando aqui.

Whatsapp