Swipe to the left

Hall de entrada: sentir-se bem-vindo é tudo de bom!

Hall de entrada: sentir-se bem-vindo é tudo de bom!
27 de fevereiro de 2023

Quem não gosta de ser bem recebido? Estar ou ir a um lugar onde você sempre se sente bem-vindo é tudo de bom. Você sabia que existe um ambiente capaz de influenciar justamente esta percepção de acolhimento logo quando chegamos em casa?

O hall de entrada pode até ser pequeno, mas é gigante em possibilidades. Acertar na decoração deste espaço é fundamental, já que ele costuma ser o “cartão de visitas” de uma casa ou apartamento.

Sabe aquela história de que a “primeira impressão é a que fica”? Pode parecer um cliché, mas é melhor não subestimar esta máxima. Ela existe por um motivo bem simples: a opinião que as pessoas podem ter sobre o décor de toda uma casa depende de um acerto logo de cara.

Para te ajudar na missão de acertar nas escolhas para o hall de entrada, vamos primeiro conhecer um pouco mais sobre este ambiente?


O que é um hall de entrada?

O hall de entrada é o primeiro ponto de contato entre a residência e as pessoas que acabaram de entrar pela porta principal. Por questões de tamanho ou aproveitamento de layout, este espaço nem sempre é um ambiente por assim dizer, ou seja, o hall de entrada pode acabar sendo uma espécie de “prolongamento” de outros ambientes.

Seja qual for o caso, é muito importante suavizar essa transição entre o mundo exterior e o interior de uma residência. Por mais que o intuito, muitas vezes, seja encantar as visitas, é preciso lembrar que são os moradores que mais vão precisar dos encantos deste espaço.

Tapete Kilim Zebra Indigo | Projeto: Alessandra Ribeiro | Foto: Alessandra Ribeiro

Quantas vezes não chegamos em casa exauridos da rotina do trabalho? Ter um cantinho para descarregar toda a adrenalina logo de cara e deixar os problemas do lado de fora é mais do que bem-vindo.

Este é apenas um dos vários efeitos que um hall de entrada pode proporcionar – basta ajustar a decoração e os elementos dela para obter diferentes resultados. Neste cenário, os tapetes são grandes aliados. Vamos saber por quê?


Decorando o hall de entrada com tapetes

Dada a variedade de estilos, formas, cores, desenhos e texturas, os tapetes são perfeitos para a decoração do hall de entrada. Eles nos ajudam a criar cenas variadas muito rapidamente, além de acrescentarem uma sensação imediata de conforto.

Desde um capacho para limpar a sola dos calçados ao pé da porta até as peças mais ousadas, existem diferentes opções na by Kamy para decorar este cantinho do seu jeito. Bora conhecer algumas das opções? Então vamos lá:

Arte aos seus pés

Melhor do que ser bem recebido é ser recepcionado por uma obra de arte! É o caso da coleção Fauna Mix, assinada por uma das maiores e mais brilhantes artistas brasileiras da atualidade, Regina Silveira.

Fica tão bom que a ideia se tornou irresistível até mesmo para um empreendimento do porte do Hotel Rosewood, que encomendou mais de 500m2 de um tapete assinado por Regina justamente para expor a irreverente trama criada pela artista entre fauna, flora e cores brasileiras no lobby do hotel.

Galeria Fauna Mix do Ar | Projeto: Hotel Rosewood São Paulo | Foto: Studio by Kamy


Clássico atemporal

Tapetes persas e orientais nunca saem de moda, por isso, são uma ótima pedida para qualquer ambiente. No hall de entrada, sobretudo nas cores mais marcantes destes produtos, ajudam a consolidar uma ótima impressão desde a entrada.

Peças mais clarinhas, como os diferentes tipos de Aubusson, ou mais intensas como os Oriental Vintage, ajudam a compor cenários variados para diferentes gostos e necessidades, sem dor de cabeça.

Tapete Aubusson YSA70


Suave na nave

Como dissemos acima, uma das grandes tarefas de um hall de entrada é suavizar a “transição” entre o mundo externo e interno. Uma das melhores maneiras de induzir o relaxamento é por meio de um design repleto de formas orgânicas e circulares.

Na by Kamy, além de diversos tapetes circulares, você também encontra tapetes orgânicos como o Feijão, Gemas do Brasil, Girassol, Estrela do Mar, entre muitos outros. Além do formato não-convencional, todos estes citados são produzidos a partir de fragmentos de outros tapetes pela by Kamy Verde, alinhando-se ao que há de mais inovador em sustentabilidade no design têxtil.


Decoração cênica

Quando o hall de entrada comporta um pouco mais de ousadia em termos de dimensões, eles costumam receber decorações mais inusitadas, compostas por espelhos de diferentes formatos, luminárias, esculturas, quadros e diversos outros tipos de obras de arte.

Essa decoração mais “cênica”, a exemplo do que ocorre com os lavabos, pode muito bem ser complementada com tapetes de diferentes tipos, sobretudo pela variedade de estampas. A geometria, por exemplo, é um recurso bastante explorado neste caso.

Tapete Kilim Caleidoscópio Off White/Black | Projeto: Quattrino Arquitetura | Foto: Mariana Orsi


Tapete Revolution® Design Queens | Projeto: Robert Robl | Foto: Marco Antonio


Estreitos & compridos

Você certamente já deve ter viso por aí um tipo de hall de entrada que costuma ser estreito e comprido, tal como um corredor. Acaba sendo apertado demais para encaixar muitos elementos decorativos, mas é aqui que o tapete dá o seu show.

Mas não é um tapete qualquer: ele precisa ser estreito e comprido e esse é justamente o diferencial das passadeiras! Além delas, também existem tapetes que exploram este formato como os da coleção Água, assinada pelo alemão Henning Kunow com a by Kamy Verde.

Passadeira Nylon Especial | Projeto: Lidia Damy Sita | Foto: cedida por Lidia Damy Sita


Tapete Multi Tiles 8KWHA | Projeto: Simone Tasca | Foto: Eder Bruscagin


Tapete Kilim Zagreb Ondas | Projeto: Tikkanen Arquitetura | Foto: Carol Coelho


Receber bem

Outra situação bem comum em halls de entrada é uma configuração que se assemelha a um living, uma espécie de antessala para receber as visitas sem avançar muito para dentro de casa. Aqui também se encaixam as recepções em geral, onde geralmente se compõe o tapete junto a um sofá ou uma poltrona.

Além de caprichar no design do mobiliário, a dica aqui é escolher um tapete que abrace totalmente estes móveis, conectando as pessoas ao redor com conforto e personalidade. Lembre-se que a cor e o estilo de décor também precisam estar em sintonia!

Tapete Burano Ivory | Projeto: Iná Arquitetura | Foto: Maíra Acayaba


Tapete Carnaby Sauvage Mix Salvia | Projeto: F.Hits | Foto: Studio by Kamy


Depois de ler todo este blog, a pergunta que não quer calar é: você imaginava que era possível fazer tudo isso em um hall de entrada? Com os tapetes, fica muito fácil tirar do papel a ideia de renovar esse cantinho!

Whatsapp