Swipe to the left

IMAGEM SOBRE IMAGEM DE DAVID DREW ZINGG | BY KAMY INDICA

26 de abril de 2015

Exposição Imagem sobre imagem

O Instituto Moreira Salles está exibindo desde o último dia 15 de abril, a exposição David Drew Zingg: Imagem sobre imagem, dedicada ao trabalho do fotógrafo norte-americano e com curadoria de Tiago Mesquita. A mostra reúne cerca de 70 imagens, integrantes do acervo do fotografo, depositado desde 2012 no Instituto.

A exposição reúne fotografias de cartazes, letreiros, imagens e anúncios em meio a construções, ruas e pessoas. Essas imagens eram produzidas não necessariamente com relação ao seu trabalho de fotógrafo.

David Zingg, buscava a iconografia, pelo Brasil e também no exterior, em grandes cidades de centros urbanos, como em áreas rurais. Nesse processo de exploração de regiões, extraia de seu habitual escritos e figuras, e as fotografava.

A iconografia de Zingg apresentava uma alta força imagética e uma dimensão pop, em ícones que aparentemente não apresentavam potencial para serem vistos e interpretados de tal forma.

As fotografias de David são imagens de imagens representadas de forma a não serem esquecidas tão facilmente, onde passado e presente não se separam e convivem simultaneamente aos olhos de quem vê atualmente e como ícone de uma figura do passado.

Confira o que diz o curador Tiago Mesquita:

“São nesses momentos que o trabalho fica mais forte. Quando nos faz perceber esses desequilíbrios. Melhor, quando coloca junto construções, elementos arquitetônicos, textos, paisagens e personagens que parecem não se conhecer, mas compartilham o mesmo espaço. É como se os lugares fossem feitos dessas colagens, de empilhamentos de diversas épocas, de diversos lugares. O cartaz de trás deixa manchas no da frente e outro rouba o fim de uma palavra. Por vezes, os papéis amontoados estão em conflito: um impede que o outro seja entendido. Mas, às vezes, por sorte, ao se juntarem, se tornam mais graciosos. Há junções divertidas. Em um tom de crônica, as fotografias de Zingg mostram essas coincidências felizes e o ruído ensurdecedor de um amontoado de ruínas. Muitas vezes tudo isso está na mesma imagem.”

Não perca essa incrível exposição, a by Kamy indica: Imagem sobre imagem.

Exposição David Zingg: imagem sobre imagem.

Local: Instituto Moreira Salles – São Paulo

Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis

Telefone: (11) 3825-2560

Data: 14 de abril a 9 de agosto de 2015.

De terça a sexta, das 13h às 19h

Sábado, domingo e feriados, das 13h às 18h

Entrada franca - Classificação livre

Mais informações: ims.com.br

Posted in: DicasSem categoria
Whatsapp