Swipe to the left

INSTALAÇÃO BALANÇO MIGRAMACH | BY KAMY INDICA

18 de abril de 2015

O Museu da Casa Brasileira, está ligado e envolvido em questões que envolvem a cultura material da casa brasileira, especializado em design e arquitetura é o único do país ativo nessas especialidades, sendo renomado nacional e internacionalmente. O BOOMSPDESIGN discute assuntos acerca de arte, design e também arquitetura. A parceria entre as duas instituições resultou em uma linha ideia de produção de balanços.

Desde 2013, Boomdesign sob a curadoria de Roberto Cocenza construiu um projeto de instalações interativas. Com balanços confeccionados por designers renomados como Tom Price, Sergio Matos e Renata Moura, que estão instaladas no jardim do Museu.

Dando continuidade ao projeto em 2015, o ciclo de instalações continuou. Desde 11 de abril, o MCB apresenta o balanço Migramach, a peça é feita com cordas de poliéster e trama em macramê, desenvolvida pelo designer Alander Especie.

Alander Especie é um escultor, designer e artista de instalações cuja prática de trabalho intensivo é baseada na tecelagem tradicional – o macramê. Em sua produção, se entrelaçam a busca pela ancestralidade e pelo próprio caminho.

Descrição e a intenção do designer com a sua obra:

“Desenvolvi esse balanço exclusivamente para o Museu. Minha inspiração foi o nome dado ao macramê originalmente pelos turcos no século 13, quando faziam trabalho nos barrados das toalhas nos navios.

O objetivo principal do meu trabalho é a relação sensorial do indivíduo; que ele possa interagir de forma direta com o objeto proposto e, a partir dessa experiência, experimentar sensações únicas e distintas.”

Confira algumas das obras já instaladas desse incrível projeto em 2014:

Balanço Atibaia, de Paulo Alves e Luís Suzuki.

Criado pelos designers a peça é feita com madeira de demolição certificada, é um desdobramento do projeto da cadeira Atibaia, ganhadora do 1º lugar na categoria mobiliário do 23º Prêmio Design MCB, feita em parceria pelos designers.

Balanço Amor Perfeito, da Marcenaria Baraúna.

O balanço é composto por assento em planos inclinados alternados, compondo o sentar como em uma “namoradeira”, a peça, de dois lugares, é estruturada com travessas cilíndricas em madeira maciça.

Balanço Noar, de Carol Gay.

Inspirado na poltrona Noar, peça do portfólio da designer, o balanço é feito com tiras de borracha reciclada e estrutura suspensa por cordas.

Não perca a nova obra de Alander Especie, com instalação interativa no Museu da Casa Brasileira.

Data: 11 de abril a 31 de maio

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

Realização: MCB e BOOMSPDESIGN

Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos

Gratuito aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas.

mcb.org.br

Posted in: Dicas
Whatsapp