JORNAL D MARÍLIA | CASACOR 2023: Arquitetas e artista plástica estreiam no evento com espaço intimista em meio ao colorido dos livros
Em um persistente cenário de incertezas sobre a vida, a busca pelo equilíbrio é permanente. Dentro da filosofia, há diversos estudos sobre os significados a respeito do corpo, da mente e alma. Há quem os separe, como Platão, ou quem os una, como Aristóteles. Porém, a certeza de que encontrar o balanço entre esses elementos é fundamental. E o exterior pode ser um grande espelho dessa saga, como mostra a 36ª Edição da CASACOR São Paulo,a mais importante exibição de arquitetura das Américas.
Entre as tendências criadas nesse universo, o acolhimento tornou-se cada vez mais presente. A casa ganhou uma roupagem ainda mais íntima, maternal, de permanência e, também, conhecimento. Características essas que transpassaram a moradia, instalaram-se em áreas coletivas e são valorizadas na Livraria Com Arte, desenvolvida pelas profissionais Nana Cunha, Caru Cunha e Sílvia Camargo, para abrigar o acervo da Paisagem Livraria, referência há 40 anos no segmento de livros de arte.
“A inspiração do nosso projeto foi pautada no desejo de instigar a presença dos visitantes como um convite à exploração e descobertas individuais e coletivas, conectando ao corpo e morada, mesclando momentos de contemplação ou de maior interação com outras pessoas explica Caru Cunha.
Logo na entrada do espaço de 70 m², o visitante respira a Amazônia em um clima noturno, um espaço escuro com referências que nos remetem a nossa natureza e uma marcenaria impecável que serve de pano de fundo para apoiar os livros de arte. Desde os nichos simétricos aos trilhos de iluminação independente, que direcionam os pequenos holofotes ao acervo primoroso, em especial de títulos da Taschen, tudo é voltado para evidenciar, com elegância e sobriedade, cada item. “Pesquisamos livrarias no mundo todo para chegar nesta solução surpreendente, que envolve e abraça quem chega, sempre com o foco no nosso cliente”, complementa Sílvia Camargo. “O livro de Sebastião Salgado sobre a Amazônia, best-seller da Paisagem Livraria, nos serviu de inspiração, por isso surge o tapete Vitória-Régia verde, com sua flor branca, e a poltrona Pirarucu (símbolo da bacia amazônica) assinada por Sergio Matos”, conclui Sílvia.
Confira a matéria na íntegra clicando aqui!