Swipe to the left

KILIM: OS MAIS ANTIGOS DOS TAPETES! VENHA CONHECER SUA RICA HISTÓRIA E FIQUE POR DENTRO!

26 de março de 2013 4 comments

A origem do Kilim está profundamente no passado da raça humana, e nós provavelmente nunca saberemos a verdadeira história do seu gênesis. Kilim é uma palavra de origem turca e seu significado é dupla face, ao contrário dos tapetes, os kilins não possuem pêlos, porque sua confecção ao invés dos nós, são dadas laçadas por entre os fios da urdidura como se fosse um bordado.

Hoje em dia o kilim é tecido por povos nômades em vários países do oriente, onde os principais são a Turquia, Irã, Rússia, China, Paquistão, Marrocos e Índia.

Cada kilim tem sua história, seu estilo e sua cultura. Podemos destacar a diferença entre os kilins turcos com os indianos, isto porque os kilins turcos não possuem desenhos de animais e figuras humanas, pois eles seguem as leis do Alcorão, que não permite tal prática, porém nos kilins indianos já encontramos figuras humanas e desenhos de animais estilizados, além de figuras geométricas.

Além desta curiosidade, melhor dizendo diferença, nem todos os kilins tem a função apenas de decorar um ambiente, alguns são tecidos com desenhos de altar para rezar, outros são usados para transportar mercadorias e outros simplesmente são bordados para serem utilizados como selas de cavalo, bacana né?

Novos tempos trouxeram novas técnicas, tramas e formatos de kilins, e com esta expansão de variedades e estilos podemos dividi-los nas seguintes categorias: listrados, Ikats, contemporâneos e, claro, os antigos.


Listras

Perderam a perfeição das linhas óbvias para dar lugar ao jogo de nuances que brincam com as tonalidades sem começo e fim. Expressam a felicidade pelas cores e a arte dos vidros venezianos, além de revelar a inspiração italiana, respeitado referencial em design.

KILIM MAGREB 8 - PRODUTO EXCLUSIVO BY KAMY


Ikats

O Ikat é conhecido como uma técnica de tecelagem inspirada numa tradição popular. Atualmente, essa técnica transformou-se em uma estampa típica, com desenhos exclusivos por conta das diversas influências culturais, e é muito tradicional na Guatemala, Camboja, Índia, Espanha e Indonésia. A By Kamy trouxe desenhos diferenciados que retratam essas culturas locais.

KILIM IKAT LASHMI LIGHT BLUE - PRODUTO EXCLUSIVO BY KAMY


Contemporâneos

O geometrismo ganha uma perspectiva inovadora, com cores mais acentuadas. Esferas e retângulos em linhas mais sofisticadas compõem um color blocking harmonioso. A simbologia e a natureza, típicas da Península Helênica, também inspiram movimentos nos efeitos das peças.

KILIM MOROCCAN 6 DARK BLUE - PRODUTO EXCLUSIVO BY KAMY


Antigos

São peças que podem ser definidas como a trama do tapete. Se enchermos o kilim de lã torna-se um tapete. As tribos utilizam os kilins diariamente para as mais variadas atividades. Os nomes dos kilins são dados em relação e região que são tecidos. Cada qual destas regiões tem desenhos e cores típicas.

KILIM CAUCASIANO ANTIGO - PRODUTO EXCLUSIVO BY KAMY


De um modo geral os Kilins são objetos decorativos muito usados devido à harmonia de suas cores.

Roberto Mahfuz 21 de março de 2017 at 19:27
tenho três teares verticaes Tabriz antigos. para tapetes de 2.80 até 550 mtsde largura. Quase centenários, fabricado com madeira maciça. Apesar da idade, as peças mais grossas não sofreram desalinhamento.. Quero vender.

Havendo interesse, faça contato pelo e mail acima ou pelo fone 011 3925 7689
Dália Caetano 21 de março de 2017 at 19:27
I love kilim carpets.
admin 21 de março de 2017 at 19:27
Roberto, boa tarde,

Envie para nosso e-mail: [email protected] as fotos do seu tapete para que possamos verificar sua peça.

Atenciosamente
Depto de Marketing by Kamy
Ana Flávia Lima 15 de abril de 2017 at 15:50
Tenho um kilim indiano de 2,80 por 2m (medida aproximada, mas posso medir com mais exatidão se houver interesse). Belo tapete. Quero vendê-lo. Se houver interesse, envio meus contatos e fotos por e-mail.
Whatsapp