Swipe to the left

Laranja: energia e jovialidade!

Laranja: energia e jovialidade!
2 de março de 2023

Existem aquelas pessoas que amam a energia do vermelho na decoração, mas não gostam tanto da forma como ele “carrega” o ambiente. Por outro lado, existem aquelas que enxergam no amarelo a cor da felicidade, mas também não o usariam por ser uma cor muito forte.

Felizmente, da mistura entre o vermelho e o amarelo surge o laranja, um raro exemplo de cor “meio-termo” que pode ser tão bom quanto as originais e que vem ganhando cada vez mais adeptos no décor.

Tapete Kilim Capanne Mix Rust | Projeto: Chris Campos na CASA MINEIRA 2022 | Foto: Hudson Cavalcanti

Estudiosos apontam o laranja como a cor alegre, inspiradora, aventureira e contagiante. Não à toa, foi utilizada nos logos de marcas famosas, cujos valores se assemelham aos vários significados desta cor, como o canal Nickelodeon, a marca de refrigerantes Fanta, entre tantos outros bons exemplos.

Em casa, a conversa é bastante parecida. Recorremos ao laranja quando queremos energizar os ambientes com novos ares, mas sem ser agressivo, radicalizando o décor com cores muito enfáticas.

Tapete Dhurie Juta Mix Red | Projeto: Regina Purchio na CASA MINEIRA 2022 | Foto: Hudson Cavalcanti

Mesmo quando a ideia é decorar um evento, como uma festa de casamento ou uma formatura, o laranja tem tudo a ver com a alegria de celebrar momentos especiais, conectando a paixão do vermelho à prosperidade do amarelo. Por isso, nunca deixe de considerar o laranja para a sua festa!

Tapete Kilim Freedom Deco Off White/Coral | Decoração: Mbacellar Festas | Foto: Helson Gomes

Embora seja um pouco mais suave que o vermelho e o amarelo, o laranja em geral ainda assim é considerada uma cor quente, portanto, tome muito cuidado nas combinações, sobretudo com as tonalidades mais vivas.

Quando o tom de laranja é mais claro e brilhante, o ideal é introduzi-lo aos poucos, primeiramente como detalhe em uma almofada, um desenho no tapete ou algum objeto decorativo de destaque.

Tapete Uzbek Pet Multi 2 | Projeto: Benisia Vieira no D&D Garden Design 2022 | Foto: Studio by Kamy

À medida que você gosta do resultado e não o entende como enjoativo ou cansativo, abre-se uma margem para maiores intervenções, como um móvel todo acabado nessa cor, pintar uma parede, entre outras alternativas.

O contrário também oferece boas opções. Os tons alaranjados mais escuros se enquadram na classe dos tons terrosos, que estão em alta no décor. Por serem considerados mais neutros, abre-se uma oportunidade interessante para combinações com outras cores e elementos, como o cinza e os acabamentos em madeira.

Tapete Kilim Dahlia 2 Off White/Rust | Projeto: Lidiane Lourenço | Foto: Carla Paraizo

No universo dos tapetes, o laranja está presente das mais variadas e criativas formas, desde uma peça lisa monocromática ou disposta em detalhes, compondo o desenho de uma estampa ou em tom sobre tom.

O que vai determinar a escolha por um ou por outro é o equilíbrio entre gosto e necessidade. Você pode até amar muito um modelo específico, mas ele precisa se encaixar no estilo e na paleta do ambiente, portanto, analise sempre de uma forma geral e nunca segmentada.

Para dar uma amostra da diversidade do acervo da by Kamy, vamos apresentar abaixo 5 modelos de tapetes que trazem a energia e jovialidade do laranja de diferentes formas para o décor:

UNIQUE

Sabe aquele tapetão para roubar a cena e mostrar que o laranja é a cor que mais te representa? O Unique Laranja é A peça para isso. Uma explosão de energia e bom gosto, perfeito para uma sala de estar e tecido 100% em seda, preciosíssimo e, como o nome sugere, único!






MOURO SUMAK

A história do Norte da África e de várias regiões europeias costeiras ao Mar Mediterrâneo está profundamente conectada aos Mouros, povo que contribuiu, entre outros elementos culturais, com padrões e desenhos étnicos até hoje reproduzidos em escala na indústria. Com o traço do desenho em laranja e o fundo mais escuro, o tapete Mouro Sumak é uma boa pedida para agregar o dinamismo do desenho geométrico à energia do laranja.




KILIM MAGREB®

A coleção de tapetes Kilim Magreb® é uma das mais procuradas na by Kamy porque une a personalidade das listras a uma divertida e exclusiva combinação de cores. Com os detalhes em laranja, o conjunto fica ainda mais alegre e dinâmico.






DHURIE PAISAGENS

Para brilhar, o laranja não precisa de muito. Basta um pequeno detalhe em cor e a magia está feita. Na coleção de tapetes Dhurie Paisagens, assinada por Lorenzo Morganti, a paisagem vista pelas mãos do arquiteto italiano abstrai e sintetiza os elementos humanos e naturais simulando os traços de um lápis. O panorama de cada cidade se funde e cria um novo cenário têxtil.





KILIM ANATÓLIA

Para quem não é adepto da aplicação do laranja de forma isolado ou combinado a poucas cores, os tapetes inspirados nas tradições persas e orientais são excelentes alternativas e prosperam em diversos cenários de decor. A coleção de kilins Anatólia é composta por peças tramadas com fios de lã de tapetes antigos. É uma manufatura nova, mas confeccionada com fios de lã que foram tingidos no final do século XIX, onde os tons de verde, laranja e vermelho eram muito usados.

Tapete Kilim Anatólia | Projeto: Casa Vogue Experience 2022 | Foto: Studio by Kamy


Com apenas cinco exemplos, pudemos demonstrar como o laranja é versátil e pode ser aplicado de diferentes formas em tapetes! Cai muito bem em casa, no escritório, no comércio e em uma festa!

Que tal navegar por um leque ainda maior de opções? Confira agora mesmo a nossa vitrine especial com tapetes e acessórios alaranjados: clique aqui e navegue à vontade pelas opções listadas em nosso site!

Whatsapp