Swipe to the left

LAZER NO MCB

9 de fevereiro de 2012

ARTIGO "A CASA BRASILEIRA NAS ONDAS DO RÁDIO", POR WILTON GUERRA

No artigo “O Piano no cotidiano da casa brasileira”, vimos que a música esteve presente na casa brasileira por intermédio do piano, instrumento que tanto serviu para instrução como também para o lazer nas camadas abastadas da sociedade. O alto custo do instrumento inviabilizava o acesso a outras camadas da população, que o substituíam por instrumentos de corda ou sopro, como a violão ou a flauta.

Assim, este artigo se destina a fazer uma breve reflexão sobre a introdução do rádio no cotidiano da casa brasileira, equipamento que, assim como o piano, também nasceu no âmbito da elite, mas em poucos anos popularizou-se, permeando todas as camadas sociais e se tornando item indispensável na maioria das residências, tanto para o lazer e informação como sendo uma ferramenta de ideologia política para o Estado.

Clique aqui para ler o artigo completo

*Wilton Guerra atua como gerente do Núcleo de Preservação Pesquisa e Documentação do MCB(área responsável pelo acervo), desde 2006. É Bacharel e licenciado em História pela PUC-SP (2003), mestre em Museologia pela USP (2015) e técnico em museus pelo Centro Paula Souza (2007). Desde 1998, é pesquisador do Museu da Casa Brasileira (MCB). Em 2000, organizou três volumes (Arquitetura, Objetos e Equipamentos) da coleção “Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira”. Em 2005, coordenou o projeto “Acervo Virtual – Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira” (Arquivo Ernani Silva Bruno), que disponibilizou integralmente o acervo do MCB para consulta no site da instituição e em CD-Rom, para distribuição em instituições de ensino e bibliotecas. Nos últimos anos tem participado ativamente de pesquisa e desenvolvimento de exposições, entre elas: “Renata e Fábio – A Casa e a Cidade” (2006); “Coleção MCB” (2007); “A Casa Brasileira do MCB – Memórias de um Acervo” (2008); “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado” e “Madeira e Móvel – Um olhar sobre a Coleção MCB” (2012).

FONTE: site MCB

Posted in: Especial
Whatsapp