Swipe to the left

Milão 2021: by Kamy abre as portas para o mundo!

Milão 2021: by Kamy abre as portas para o mundo!
10 de setembro de 2021

A Semana de Design de Milão 2021 simbolizou para a by Kamy uma reconexão com o mundo e o viver compartilhado. Voltamos? Sim, mas de um jeito diferente. Mais preocupado e reflexivo, é claro, mas sobretudo humano – e o valor das relações e trocas interpessoais é mais valioso do que nunca.

Em 2021 tivemos a honra de representar o Brasil – e de quebra todo o segmento têxtil brasileiro – no projeto Brazilian Furniture, uma parceria de sucesso formada entre Abimóvel, associação das indústrias de mobiliário, e da Apex, agência vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal. A curadoria e cenografia dos espaços brasileiros ficou por conta do prestigiado escritório de interiores brasileiro Moreira do Valle.

No post da semana passada, fizemos um ‘esquenta’ sobre o que estávamos preparando para uma semana tão importante longe do nosso país. Chegou a hora de mostrarmos, em detalhes, tudo o que mundo pode conhecer primeiro em Milão:

Realizado desde 1961, o Salão do Móvel (também conhecido como Salone del Mobile ou iSalone) ganhou em 2021 uma edição especial: o supersalone, já que a edição de 2020 foi cancelada devido aos riscos da pandemia. Foi um aperitivo magnífico do que será o Salão em 2022, quando se espera um mundo ainda mais seguro para retornar ao grandioso formato original.

No palco mais importante do design de decoração mundial, apresentamos ao mundo duas verdadeiras obras de arte assinadas por Regina Silveira, uma das mais consagradas artistas do nosso país e que explora diferentes múltiplos meios para alcançar os resultados de suas obras – confira em www.reginasilveira.com.

As obras integram a coleção Fauna Mix, a mais nova estrela do acervo de peças exclusivas da by Kamy Arte, nossa unidade criativa especializada em firmar parcerias com grandes artistas para transformar suas obras em tapetes, tapeçarias e arazzos confeccionados à mão com o mais alto rigor técnico, material e visual, de forma a valorizar a essência da arte e do design brasileiro.

Os tapetes e arazzos da Fauna Mix são formados por imagens apropriadas pela artista em diversos trabalhos desde 2017 após décadas de observações em manuais e catálogos, onde as espécies animais são desenhadas e classificadas.

A coleção pretende, criticamente, aludir às históricas tapeçarias europeias realizadas depois das viagens ao Novo Mundo, durante os séculos XVI e XVII, quando foram feitos os registros iniciais de animais exóticos e da população indígena.


O Fuorisalone surgiu na década de 1990 como um roteiro alternativo às atrações do Salão, tornando-se atualmente um circuito tão fascinante e importante quanto o primeiro, sobretudo por propor exposições e atrações em diversos bairros/distritos de Milão, levando a arte e o design para as ruas.

Para abrilhantar o belíssimo Lounge Brasil no Portico Richini da Università Degli Studi di Milano, selecionamos como grande destaque os tapetes orgânicos assinados por Kiko Maldonado, o diretor de arte da by Kamy Verde, nossa unidade criativa 360º que cria novos tapetes e tapeçarias, exclusivos, a partir das sobras e aparas de outros tapetes.

A coleção Gema de Kiko foi representada pelos tapetes Ilha Grande, Sereia e Copacabana, representando toda a beleza geológica e geográfica brasileira a partir de um conceito revolucionário, que é o de ressignificar o tapete por meio do próprio tapete.

Também incorporamos ao layout do Lounge a mais nova versão do premiado tapete Laguna, criado pela talentosíssima Nicole Tomazi. Vamos falar um pouco mais dela e do Laguna adiante, ok?

Feito totalmente em cordas de sisal, o tapete circular Esfera da nossa diretora de identidade, Francesca Alzati, deu uma outra dinâmica de textura, cores e materiais ao conjunto, miscigenando tal como o Brasil diferentes propostas e culturas de tecitura.

Em uma parte mais interna da exposição, pudemos compor com outras criações brasileiras com a tapeçaria arazzo O Lago, reprodução têxtil exuberante de uma das mais importantes obras de Tarsila do Amaral©. Também vamos falar um pouco mais dela a seguir!


Hotsite

Como é de se imaginar, cada centímetro de exposição em Milão é valiosíssimo e seria impossível mostrar todo o universo by Kamy em um par de paredes, seria muito pouco para um acervo tão rico.

Conectando o físico com o digital, complementamos a exposição presencial em Milão com a criação de um hotsite para mostrar, com exclusividade, nossas criações distribuídas nos três pilares temáticos que norteiam a essência da nossa marca.

by Kamy Jovem

Para construir o futuro, a by Kamy entende que precisa olhar para os jovens talentos do design e da arquitetura, priorizando o DNA brasileiro. Materializando esse apoio, expomos digitalmente em nosso hotsite coleções assinadas por jovens talentos.

Talentos como a Nicole Tomazi, já apresentada neste post, que une o design e a produção artesanal por meio do desenvolvimento de peças autorais, trabalha com grupos de artesãos e em projetos para a indústria.

Um bom exemplo disto é a sua nova versão do tapete Laguna, a Atlântica, em uma cor verde que aguça o olhar. Trata-se de um tapete produzido com fitas de polipropileno, costuradas à mão, em retícula ortogonal modular, material simples e comum, redirecionado para se tornar uma obra de arte.

A sobreposição das três malhas ortogonais é feita de maneira descentralizada, fazendo com que as camadas fiquem aparentes, deixando os dois lados do tapete irregulares. A trama é o próprio tapete.

Essa reinvenção sobre como pensar um tapete também é notável nos trabalhos do arquiteto Thiago Santa Cruz com a by Kamy. Inspirado em uma Bottega Renascentista, Thiago explora técnicas que revolucionam o conceito convencional de um tapete.

Sua coleção Avatar e seu novo tapete circular Pantheon partem de uma compreensão holística sobre o design para criar diferentes formatos que expressem sua criatividade em desenhos elaborados e sensíveis.

O resultado dessa abordagem do arquiteto é uma variedade tanto de tapetes tufados feitos à mão em pura lã quanto em Revolution®, inspirados em formas arquitetônicas tridimensionais que se fundem em uma estimulante curadoria de cores e formas geométricas.

Fechando nosso trio de talentos está Carolina Kroff, também arquiteta, mas que podemos considerar como precursora das tapeçarias contemporâneas. E tamanho crédito se justifica ao notarmos a beleza de sua primeira criação em parceria com a by Kamy, a coleção Strata Brasilis.

Peças que exalam brasilidade e retratam as cores da natureza e as paisagens do país por meio das fibras de algodão, torando este material natural uma forma de expressão, força e beleza únicas.

As combinações de texturas, cores, sombra, luz e profundidade, mescladas à geometria da arquitetura, representam a identidade brasileira e a personalidade do trabalho da arquiteta e agora nossa amiga e parceira.


by Kamy Arte

Como já pudemos antecipar ao falar das nossas novidades em parceria com a Regina Silveira, a by Kamy Arte se dedica a criar peças de tiragem limitada, confeccionadas com o teor artístico apurado e qualidade superior, por meio de uma parceria exclusiva com as antigas tecelagens que até hoje produzem preciosas manufaturas feitas à mão.

Além das de Regina, o hotsite expõe as reproduções em tapetes, tapeçarias e arazzos de obras dos outros artistas que compõem o nosso valioso acervo, como é o caso de Tarsila do Amaral© - sendo a única marca autorizada a reproduzir suas obras em tapetes e tapeçarias. E as exclusividades não param por aí...

Temos que falar de Gilvan Samico, pintor, desenhista e gravador falecido em 2013 e que tinha como grande preocupação explorar as possibilidades da madeira. Sob a atenta curadoria de Daniella Bauer para o DW! 2018, resgatamos algumas dessas fascinantes obras em arazzos incríveis.

Também contamos com as obras de Niobe Xandó, falecida em 2010, representadas na by Kamy Arte respeitando a delicadeza do desenho em sua interpretação têxtil, rica em detalhes e suntuosa, verdadeiras obras de arte para transformar paredes e encantar mentes e corações.

Uma das nossas mais importantes colaborações internacionais veio do oriente, mais precisamente da China, por meio da parceria que estabelecemos com Yu Li Min e a Universidade de Tsinghua, resultando na coleção Tropicália.

Especializada em artes têxteis, a artista plástica expressa em cada tapete uma comunhão ímpar entre cores e formas repletas de detalhes que remetem ao clima tropical da época modernista brasileira, uma fusão incrível entre gerações, tradições e origens.


by Kamy Verde

Como explicamos acima nas atrações do Fuorisalone, a by Kamy Verde foi criada com o objetivo de promover e incentivar a criatividade do design brasileiro a partir da utilização de retalhos e sobras de tapetes, desenvolvendo, assim, peças únicas, que também carregam a sabedoria têxtil, personalidade e história da empresa.

Artistas, designers e arquitetos interessados em criar e desenhar produtos com essa característica de reuso, são recebidos em nosso galpão verde pelo diretor de arte e artista plástico, Kiko Maldonado. Nomes relevantes no cenário de arte e arquitetura nacional já criaram produtos exclusivos no galpão.

Kiko não só coordena todos os grupos de artistas, mas está à frente de todo o desenvolvimento de produtos “verde” que levam sua assinatura, produzidos pela by Kamy.

Encerramos uma das semanas mais importantes do ano – e, por que não, da história recente da by Kamy ao mostrar o mundo todo o potencial da tecitura brasileira usando o mundo como fábrica.

Nosso ano não acaba por aqui: temos ainda a CASACOR São Paulo e o DW! Design Week São Paulo e você vai poder conferir tudo aqui, no Blog da by Kamy!

Neste domingo (12), vamos falar dos ‘bastidores’ da nossa jornada e tudo que vimos, tocamos e sentimos nestes dias em Milão com um IGTV pra lá de especial. Fiquem ligados no @bykamy e não percam nenhum detalhe.

Whatsapp