Swipe to the left

Natal by Kamy | Sagrada Família, Família Sagrada | Allex Colontonio e Andre Rodrigues - Mônica Barbosa

7 de dezembro de 2016


Tempo de reflexão, a chegada das festividades de fim de ano promove um espírito de paz e amor que se abate sobre todos, assumindo uma calmaria e reciprocidade que dificilmente se vê em outras fases do ano.

Estamos substituindo, assim como em nossa vida, os presépios, por árvores de Natal, esquecendo quem é o aniversariante dessa festa e o sentimento que ele carrega. O presépio, intenso como a Sagrada Família sempre fez parte da nossa história e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades. O Natal se tornou uma data que ultrapassa os motivos religiosos e promove a união independente de crenças, renovando as inspirações e motivações de vida.

No dia 29 de novembro, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugurou a sua mostra de presépios de 2016, chamada “Sagrada Família, Família Sagrada”, com curadoria de Francesca Alzati, diretora da marca by Kamy, convidando alguns amigos, artistas e pessoas do bem para realizar seus próprios presépios. Cada um retratou os valores familiares trazendo as suas crenças e tudo o que lhes é de mais sagrado.


Exposição “Sagrada Família, Família Sagrada”

Curadoria: Francesca Alzati

Período: 29 de novembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h


Confira hoje os presépios de Allex Colontonio, Andre Rodrigues e Mônica Barbosa.


O design contemporâneo nos presépios!


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | ALLEX COLONTONIO E ANDRE RODRIGUES

O que há de mais sagrado, para nós, além de Deus, é a liberdade. Liberdade de expressão. Liberdade de ir e vir. Liberdade de ser quem você é. E a maior liberdade de todas: que é o direito irrefutável de ser respeitado. Por tudo isso, Sagrada Família, no nosso entendimento, é a manifestação cotidiana do conceito de compartilhar, dividir, conviver e, principalmente, amar, exercitando essa liberdade. Independentemente de códigos genéticos, dogmas herdados ou cartilhas comporta- mentais. Família, além daquela que se tem, é aquela que se escolhe. E a nossa é composta por este modelo híbrido, entre raízes e novas arregimentações. Pluralidade, diversidade, liberdade e respeito ao espaço individual e ao espaço da coletividade, aceitando diferenças. Juntos, somos mais. Juntos com quem queremos e escolhemos, somos ainda melhores.

E é uma grande alegria participar desta expo expressando um pouco da nossa liberdade neste modelo de presépio, simples e despretensioso, como a vida deve ser. O ponto estético de partida é a geometria das figuras, que traz a nossa assinatura em figuras antroposóficas, puristas, de madeira, executadas pela Acierno. Leve, light, bauhausiano. Apenas o essencial, representando o Natal de uma forma singela e, ao mesmo tempo, moderna. É a nossa expressão de Liberdade, em gestos simples. A diversidade no uso destemido das cores de fundo, fortes, primárias, pronunciadas. Enfim, nossa Sagrada – e supercromática – Família.

Especializados em Arquitetura, Design, Moda e Lifestyle, os jornalistas e diretores de arte paulistanos Allex Colontonio, 39 anos, e André Rodrigues, 36, são as cabeças por trás da revista e do portal GIZ. Considerada uma das duplas mais produtivas e criativas do circuito, trabalham juntos há 16 anos – e assinam projetos coletivos que vão de palestras e consultorias a livros de arte.


==============


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | MÔNICA BARBOSA

O Concílio Vaticano II prega que “a salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar”. Mas nas grandes metrópoles contemporâneas a nova Sagrada Família é, por muitas vezes, formada pelos verdadeiros amigos. Eles, assim como os parentes de sangue, cuidam, amam, amparam e sorriem juntos. Não importa gênero, idade, raça ou mesmo condição social e cultural. A nova Sagrada Família é feliz na diversidade de costumes e livre dos conceitos estéticos e morais pré-definidos. “Para sentar à mesa comigo e celebrar a bela ceia natalina, convido meus estilosos amigos, aqui representados por uma icônica peça do design de mobiliário: a cadeira.”

Mônica Barbosa, é reconhecida como a voz do Design no Brasil. Idealizadora da rede de conteúdo Living Design. Assina a coluna Design na Revista Caras e na Revista Minha Casa. Profunda conhecedora do comportamento estético, do estilo de vida e do morar contemporâneo, a publicitária se especializou em Arquitetura e Design ao desenvolver projetos de branding para grandes marcas do setor.



Posted in: Evento/Mostra
Whatsapp