Swipe to the left

Natal by Kamy | Sagrada Família, Família Sagrada | Ana Cristina, Stela Ramos, Emma Alzati e Giovanna Abrarpour

9 de dezembro de 2016


O presépio, intenso como a Sagrada Família sempre fez parte da nossa história e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades.

A mostra de presépios de 2016, chamada “Sagrada Família, Família Sagrada” acontece no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com curadoria de Francesca Alzati, diretora da marca by Kamy, convidando alguns amigos, artistas e pessoas do bem para realizar seus próprios presépios. Cada um retratou os valores familiares trazendo as suas crenças e tudo o que lhes é de mais sagrado.


Exposição “Sagrada Família, Família Sagrada”

Curadoria: Francesca Alzati

Período: 29 de novembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h


Confira hoje os presépios de Ana Cristina, Stela Ramos, Emma Alzati e Giovanna Abrarpour!


Os valores familiares são sempre bons!


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | ANA CRISTINA E STELA RAMOS

O nascimento de Jesus Cristo que se dá no dia de Natal, marca o início do cristianismo. Rodeado amorosamente por Maria, sua mãe e, José, seu pai de consideração, assim se formou a Sagrada Família. Tal imagem que, até hoje, é símbolo de valores e convivência familiar, mesmo que cada vez mais, se dê de maneiras diversas. Com Jesus, floresce Maria, uma das primeiras figuras femininas importantes, Nossa Senhora, Mãe Santíssima, não só de Jesus, como de todos nós.

A importância da família é enfatizada na época do Natal pelo ressurgimento de tradições familiares intergeracionais e, o presépio exemplifica não só estas relações, com imagens de diferentes épocas, mas como identidade nacional, resgatando nossa cultura.

Assim como alguns pratos e doces não podem faltar em nossa Ceia, com o presépio não é diferente. Para nós ele transmite o real significado do Natal: união e inclusão de todos, parentes e amigos, mesmo sendo eles de outras religiões. Em nossa família ele é lembrado não só no dia do Natal, sendo o lugar escolhido para fazermos nossa grande oração, na qual todos são convidados a participar e expressar sua fé de maneira peculiar e pessoal; também nos dias antecedentes, fazemos uma reflexão sobre o que somos gratos e o que desejamos para o ano que está por vir. Ao mesmo tempo que o presépio é responsável por nos lembrar o real significado do Natal, o Espírito Santo nos ilumina todos os dias em nossa trajetória e é o símbolo de unidade que nossa família tem de fé.

Mãe e filha, unidas pelo amor e amizade, respeito e admiração. “Ao montar este singelo presépio reforçamos os fortes laços familiares como testemunho de nossos valores.” Stela, socióloga e eterna professora, importante referência feminina da família. Ana, filha que no começo escolheu um caminho diferente, mas que no fim acabou utilizando da herança acadêmica de sua mãe para realizar o trabalho que faz hoje – diretora e conselheira de uma associação. Todos os anos com muito carinho, vovó Stela prepara para seus seis netos o Natal do Menino Jesus, suas várias formas de representação na arte religiosa e popular brasileira, manifestações de fé do nosso povo.


==============


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | EMMA ALZATI E GIOVANNA ABRARPOUR

A paixão pelo automobilismo corre nas veias da família Alzati, uma tradição que se passa em gerações. Eugênio Alzati, grande engenheiro aeronáutico, construiu carros por 60 anos nas mais prestigiadas marcas italianas. Nos oito anos como diretor geral da Ferrari acumulou histórias de vida inesquecíveis. Toda a família, possui uma relação muito bonita de amor e admiração com o automobilismo, tendo como personificação e inspiração o grande patriarca da família.

Antes de falecer uma das grandes alegrias de Eugênio foi ver a neta ingressar na Faculdade de Engenharia e seguir seus passos futuramente.

O presépio está na família a mais de 30 anos e também possui uma ligação com a Ferrari. Essas singelas peças, são obras de artes feitas por operários das montadoras da marca na Itália. Foram fundidas com o mesmo metal que são feitos os motores dos carros, moldadas com cuidado a mão e entregues a Eugênio, que recebeu com muito carinho o presente e está na família até hoje, após anos a tradição se transfere para Giovanna que ganha de presente o presépio da avó.

Giovanna é estudante de Engenharia, criativa e sincera, autêntica em seu modo de ser. Emma é avó de Giovanna e grande matriarca da família Alzati, vive entre Brasil e Itália, acompanhou Eugênio em toda a vida ao redor do mundo, e é ela que até hoje recria momentos e compartilha lembranças: o vínculo das duas é visceral, independente da grande distância que as vezes as separa, bondosa e cuidadosa.

Posted in: Evento/Mostra
Whatsapp