Swipe to the left

Natal by Kamy | Sagrada Família, Família Sagrada | Mirtis Moraes e Osmundo Teixeira

12 de dezembro de 2016


O presépio, intenso como a Sagrada Família sempre fez parte da nossa história e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades.

A mostra de presépios de 2016, chamada “Sagrada Família, Família Sagrada” acontece no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com curadoria de Francesca Alzati, diretora da marca by Kamy, convidando alguns amigos, artistas e pessoas do bem para realizar seus próprios presépios. Cada um retratou os valores familiares trazendo as suas crenças e tudo o que lhes é de mais sagrado.


Exposição “Sagrada Família, Família Sagrada”

Curadoria: Francesca Alzati

Período: 29 de novembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h


Confira hoje os presépios de Mirtis Moraes e de Osmundo Teixeira!


Os artistas sagrados!


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | MIRTIS MORAES

A festa de Natal, na casa de meus pais e de meus avós, sempre foi celebrada com muita alegria, com muito zelo e muito amor!”

Meus avós de descendência portuguesa e italiana, deixaram raízes profundas de fé, esperança, justiça e caridade. Acabei passando aos meus filhos, toda essa herança de virtudes teológicas e profundo respeito à Deus e aos nossos semelhantes. Há mais de 20 anos, que celebro com meus filhos o nascimento, de Emanuel, Deus, conosco, com bolo de aniversário, velinhas, cantamos o “Parabéns”, ao verdadeiro aniversariante do dia...aquele que nasceu para nos oferecer a “Paz” verdadeira...aquela que o mundo, não pode nos dar...

Rezamos nesta noite tão especial, agradecemos, em volta do aniversariante, meditamos e resumimos nosso ano, com os pontos altos e baixos, falamos de nossos planos futuros e por fim sorteamos, “o menino Jesus” entre nós, para ficar um ano, na sua companhia.

Como catequista, dirigi por alguns anos a peça “A Verdadeira História do Papai Noel” que conta a história do menino Nicolau, nascido no século III que presenteava os vizinhos e amigos, na noite de Natal. Este menino de coração generoso se tornou Bispo de Myra (sudoeste da Ásia menor) e usava roupas e chapéu vermelho...o Papai Noel vem deste fato real...De São Nicolau!

“E nós o que temos de melhor para oferecer, a este menino, na noite de Natal?”

Natural de Santos, formada em 1978 pela Faculdade de Artes Plásticas Santa Cecília, em Santos, SP. Pintora impressionista, aquarelista e escultora. Nos últimos anos, trocou os pincéis pela modelagem em argila e mármore. Funde seus moldes em alumínio, bronze e resina. Eterniza o Sagrado, através da Arte Sacra e retrata cenas de dança através do figurativo humano em movimento.


Confira também sobre a nossa querida Mirtis Moraes:

"Dinamismo estático": Ilustra uma das características mais marcantes da obra da Mirtis, que é captar e representar o movimento e o dinamismo do corpo e do espírito humano mediante esculturas que são necessariamente imóveis, estáticas. Confira essa matéria completa, clicando aqui: http://portal-archipelagus.azurewebsites.net/farol/mirtis/blog/conversas-e-reflexoes/video--a-dinamica-do-estatico/308

Exposições "Sudário da Ressurreição" e "Portal da Misericórdia": Essas exposições contêm uma mensagem integrada que fala de triunfo sobre o sofrimento: a Ressurreição é o triunfo sobre a morte, enquanto a Misericórdia é o triunfo sobre o pecado, as decepções do passado, os tropeços, etc. As duas exposições contêm uma mensagem de esperança que vence os sofrimentos - e isso também evoca o dinamismo do espírito humano, capaz de se elevar e se superar. Gostou? Saiba mais:

Sudário da Ressurreição: http://portal-archipelagus.azurewebsites.net/farol/mirtis/blog/exposicoes-realizadas/sudario-da-ressurreicao/290

Portal da Misericórdia: http://portal-archipelagus.azurewebsites.net/farol/mirtis/blog/exposicoes-realizadas/exposicao-portal-da-misericordia-atrai-atencao-nas-redes-sociais/838


==============


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | OSMUNDO TEIXEIRA

Aqui na Bahia cultuamos apenas o menino, e Santo Amaro da Purificação foi a cidade que mais produziu meninos que chamamos de lapinhas, à maneira dos antigos, mas acho importante falar na família, pois ela é a base de tudo. O Universo dos presépios é muito vasto e a criatividade é imensa dos mais populares ao mais erudito. O trabalho dos meus presépios foram feitos de cerâmica natural, cozida a 1.200 graus, uso como inspiração o período Barroco, não gosto de policromia pois tira os detalhes da escultura.

A família é o começo de tudo, desde o início dos tempos conhecidos e ela está presente em todas as religiões, como um farol nos indicando uma direção favorável, neste momento especial que estamos vivendo. Falar da família é muito importante pois precisamos revitalizá-la.

Osmundo Teixeira, nasceu em Itabuna, Bahia, em 1954, iniciou sua carreira artística em 1971. Em 1978 concluiu o curso de Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia. Ganhou bolsa de estudo na Fundação Caluste Gilbenkian em Portugal, onde morou por 8 anos. Participou de diversas exposições tanto no Brasil como no exterior. Suas obras fazem parte do acervo de vários museus brasileiros e da coleção de várias instituições públicas e privadas.

Posted in: Evento/Mostra
Whatsapp