Swipe to the left

Natal by Kamy | Sagrada Família, Família Sagrada | Renata Paula e Zizi Carderari

16 de dezembro de 2016


O presépio, intenso como a Sagrada Família sempre fez parte da nossa história e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades.

A mostra de presépios de 2016, chamada “Sagrada Família, Família Sagrada” acontece no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com curadoria de Francesca Alzati, diretora da marca by Kamy, convidando alguns amigos, artistas e pessoas do bem para realizar seus próprios presépios. Cada um retratou os valores familiares trazendo as suas crenças e tudo o que lhes é de mais sagrado.


Exposição “Sagrada Família, Família Sagrada”

Curadoria: Francesca Alzati

Período: 29 de novembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h


Confira hoje os presépios de Renata Paula e Zizi Carderari!


A beleza da arte brasileira!


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | RENATA PAULA

Hoje entendo família como laços, não necessariamente de sangue, mas laços que unem em torno de um objetivo comum. Duas pessoas vivendo juntas com o mesmo interesse são família. E toda família é sagrada, sagrado é o compromisso, a atitude de respeito ao outro e ao relacionamento: o sagrado vem da alma.”

Família sagrada ao meu ver é o cuidar, o proteger, o respeitar ao outro em todas as dimensões. Não de quem mora no mesmo lugar, mas de quem mora no mesmo coração.

Meu conceito de família está mais relacionado a definição de Clã, que são todos os termos relacionados, como: ancestralidade, grupo, interesses comuns, vínculos, laços, descendentes, cuidar, viver junto, amparo, apoio, compartir, dividir espaços, algo assim.

Trabalhando com fibra natural de bananeira, o presépio foi feito artesanalmente em Goiás. Das mãos da artesã com a delicadeza natural da fibra surgem as figuras da Santa Família. O núcleo familiar e os Reis Magos são retratados em traço puro, limpo, sem excessos, com a neutralidade da cor crua demonstra a fibra pura como é a Sagrada Família. A simples modelagem da palha nos presenteia com figuras únicas e cheia de significado.

“Eu sou mulher, mãe, filha, amiga!!
Enfermeira de formação, design de interiores por consequência, colecionadora de arte por paixão. Feliz e inteira, aprendi a viver o hoje!
Estar presente e ter o dia de hoje como o melhor dia da minha vida é meu segredo.”


==============


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | ZIZI CARDERARI

O presépio apresentado é uma peça da mestre Sil das Alagoas, feita artesanalmente com maestria. Essa peça conta o Nascimento de Jesus embaixo da Jaqueira de barro. Com essa obra ela quis retratar e mostrar nosso país, colocando em prática a frase: “Pinte a sua aldeia e ela será universal.”

Os artistas populares aplicam em suas artes as paisagens e os costumes do lugar onde nasceram e vivem, de maneira bela e única em sua mais pura essência.

Acredito no amor, o amor que se desenvolve na troca, não existe amor sem o exercício da troca, da convivência e da doação. Esse amor pode vir de outras pessoas, das famílias de escolha e não necessariamente daquela que nascemos. Acredito que aos olhos de Deus, do universo, somos todos irmãos, pais, mães, e filhos.

Zizi Carderari Jornalista-Editora colaboradora da Revista Casa Claudia, editora do site Casa dos Outros e coordenadora do Projeto Sertões, fazemos expedições pelo Brasil trazendo o artesanato e a arte popular Brasileira. Consegue enxergar na singularidade da cultura popular brasileira, pequenos detalhes que se transformam em arte.

Posted in: Evento/Mostra
Whatsapp