Swipe to the left

Natal by Kamy | Sagrada Família, Família Sagrada | Tarsila do Amaral e Maria Fernanda Cândido

16 de dezembro de 2016


O presépio, intenso como a Sagrada Família sempre fez parte da nossa história e o resgate dele é imprescindível para reconstruir valores. Células para um mundo melhor, as famílias são o ponto de partida das nossas sociedades.

A mostra de presépios de 2016, chamada “Sagrada Família, Família Sagrada” acontece no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com curadoria de Francesca Alzati, diretora da marca by Kamy, convidando alguns amigos, artistas e pessoas do bem para realizar seus próprios presépios. Cada um retratou os valores familiares trazendo as suas crenças e tudo o que lhes é de mais sagrado.


Exposição “Sagrada Família, Família Sagrada”

Curadoria: Francesca Alzati

Período: 29 de novembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h


Confira hoje os presépios de Tarsila do Amaral e Maria Fernanda Cândido!


O puro sagrado!


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | TARSILA DO AMARAL

Tarsila teve uma educação católica, mas respeitava todas as outras religiões. Podemos observar a presença de temas religiosos em suas obras.

Certa vez, chegando da Europa de navio, em Santos, ela foi comprar doces caseiros em uma humilde casa de pescadores. Lá encontrou em um canto uma mesinha com uma Nossa Senhora, alguns santos, vasinhos com flores de papel crepom em uma toalha de renda. Esta imagem singela ficou gravada em sua memória e mais tarde ela pintou o quadro ‘Religião Brasileira’. A pintora gostou tanto desta temática, que fez mais três versões desta obra.

Tarsila casou-se três vezes, e teve também outros relacionamentos, o que era muito avançado para a época. Mas os valores da família sempre estiveram presentes em sua vida e em suas obras.

As peças do presépio em argila foram doadas para Tarsila e fazem parte de seu acervo.

“Eu, como sua sobrinha neta, me lembro dela em muitas reuniões familiares, e já ouvi diversos depoimentos de como a família era importante para ela. Tenho muito orgulho de carregar este nome e de ter herdado estes valores tão importantes.”

Tarsila do Amaral, sobrinha neta homônima da pintora, conhecida como Tarsilinha, é museóloga e bacharel em direito, e cuida dos direitos autorais da artista. Trabalhou na elaboração do Catálogo Raisonné de Tarsila, no qual fez parte também da comissão de análise das obras. Atualmente está na produção da Exposição de Tarsila em Chicago e no MOMA em Nova Iorque no próximo ano. É curadora de grandes exposições, elabora livros e catálogos.


==============


SAGRADA FAMÍLIA, FAMÍLIA SAGRADA | MARIA FERNANDA CÂNDIDO

A palavra sagrado, me faz pensar em algo pelo qual eu poderia dar a minha vida. E no nosso mundo contemporâneo, arrisco dizer que o que há de mais sagrado são os nossos filhos. São eles que norteiam nossas escolhas, e que preenchem de sentido nossas vidas.”

Criar e educar filhos é prepará-los para a vida. E nesse processo, nos aperfeiçoamos e crescemos junto com eles. É uma construção diária, uma aventura cheia de beleza para quem tem coragem e disposição para mergulhar no outro e em si mesmo.

Em família, temos a oportunidade de exercitar o bem querer, a generosidade, a compaixão, mas principalmente, temos a chance de viver a amizade e o amor profundo.

Para esse projeto, resolvi retratar como em um palco de teatro o acontecimento do nascimento de Jesus, colocando um pouco da minha vida e dos meus sentimentos. Os anjos representam meus filhos, que me iluminam constantemente. A referência artística fica por conta dos azulejos portugueses, em tons azuis que refletem essa luz e a pureza dos anjos.

Maria Fernanda Cândido é uma atriz brasileira. Formou-se em terapia ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP) em 2003 e é sócia fundadora da Casa do Saber.

Posted in: Evento/Mostra
Whatsapp