Swipe to the left

O PODER DO AZUL

O PODER DO AZUL
13 de agosto de 2020

As cores têm poder sobre o nosso bem-estar. São inúmeras e variadas as correntes que estudam os impactos que elas têm sobre nós. Das pesquisas científicas ao feng shui, passando por culturas ancestrais que atribuem poderes e crenças, elas estão presentes no nosso dia a dia e, principalmente, em nossa casa. Algumas são tão poderosas que podem transformar a atmosfera do lar. Este é o caso do azul.

A palavra “Blue” (azul, em inglês) deriva do antigo germânico “Blau”, que eventualmente se tornou ‘bleu’ com o passar do tempo. Já a palavra azul tem origem na persa “Azhward”, nome original da pedra lápis-lazuli. Na antiguidade, essa cor era difícil de ser extraída, o que a tornava cheia de simbolismos e com uma aura de preciosidade em diversas civilizações. Gregos e Romanos, por exemplo, exploravam tonalidades como o vermelho e o dourado, mas não o azul. Há pouquíssimos registros históricos da presença desta cor nesta etapa da civilização. Porém, em diferentes partes do mundo, o azul foi sendo obtido de diferentes formas. Os tons desta cor eram batizados de acordo com as regiões onde eram extraídas. O turquesa é originário da Turquia. O índigo, da Índia.

Com o passar dos anos, a extração da cor também evoluiu e todos os registros históricos de primeiros tingimentos feitos nesta cor, eram a partir de recursos de origem mineral (obtidos a partir de lápis-lazuli ou azzurite) ou vegetal, como destilados extraídos de árvores do norte da Europa, da Índia, da África e das Américas.

Só por volta dos anos 600 e 800 é que chegamos em uma alquimia que permitia explorar diferentes tonalidades do azul e suas variantes. Os egípcios foram os únicos povos antigos a usar o azul com propriedade alquímica. Para eles, essa cor era adorada e tinha conotações divinas. Desenvolvida a partir de areia, cobre e carbonato de sódio, essa mistura apresentava ainda um efeito esmaltado muito característico dos egípcios.

Apontado como uma das 10 cores mais importantes de 2020, que vão estar muito presentes na decoração e nos produtos e objetos para os interiores, o azul reforça todo o seu poder, segundo o ranking realizado pela agência internacional de tendências WGSN.

Também considerada a cor do ano para Pantone e Sherwin-Williams, os tons suaves de azul trazem segurança para ambientes domésticos e públicos. Sua qualidade versátil e atemporal garantirá a relevância para além de 2020. Já o azul marinho também é uma referência importante, pois, segundo o estudo, ele atende à demanda do consumidor por qualidades mais orgânicas e naturais.

Levar o azul para dentro de casa não é uma tarefa difícil. Um aspecto maravilhoso da cor é o de, através dela, podermos transformar rapidamente e satisfatoriamente o clima de um lugar. Às vezes não é necessário repintar toda a casa, basta apenas um ambiente. Outras vezes não é necessária nem a pintura, basta o toque de cor em detalhes, com um tapete azul para a sala que seja vistoso e funcional.

No feng shui, o azul simboliza sabedoria, intuição, espiritualidade, é relaxante e deve ser usado quando se quer suavidade. Ele acalma e descansa. Na cromoterapia, a cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo.

A cor pode ser muito aproveitada nos quartos. Uma das formas de elevar o conforto para este ambiente, por exemplo, é apostar em um tapete azul que tenha toque macio, seja fofinho e convidativo ao relaxamento.

Transformar os interiores da casa em uma fonte de bem-estar pode resultar em aumento da qualidade de vida. Assim como escolher os materiais adequados para cada espaço. Um tapete azul na sala, pode criar ambientes mágicos, sendo acolhedor e intuitivo para os seus hóspedes. Mas não se trata apenas disso. Este mesmo tapete azul pode ainda trazer outros tipos de benefícios quando feito com determinados materiais, principalmente àqueles que trazem algum tipo de vantagem ou benefício, como o caso da lã. É comprovado que este tipo de material dá menos alergias, é mais confortável e é mais durável. Unem-se os benefícios dos materiais e as vantagens da cor, neste exemplo.

Outro aspecto importante se diz a sua versatilidade, tons e formas. É possível imprimir tanto um estilo reconfortante, quanto contemporâneo, como o exemplo do tapete geométrico azul, um potente fornecedor de estilo para qualquer ambiente. O mesmo ocorre quando se busca uma atmosfera mais elegante, usando um tapete azul marinho, num tom mais fechado, para aumentar a sofisticação do ambiente e seu mistério.

A regra é a mesma para os objetos decorativos. Uma luminária com foco de luz azulado vai trazer sensações reconfortantes e tranquilizadoras e de uma forma bastante moderna, estilosa e funcional. O azul é a cor mais amada e utilizada tanto nas artes quanto em objetos de uso cotidiano: ela faz bem para a alma!

Ao longo do texto explicamos o poder do azul e o simbolismo que ele carrega em diferentes culturas e épocas da história. No entanto, convidamos você a observar com mais cuidado a presença desta cor tão cheia de significados e presente no nosso dia a dia, seja estampada na bandeira da ONU ou no nosso céu. Aliás, você sabe por que o nosso céu é azul? Já que contamos bastante sobre esta cor, não custa explicar essa curiosidade: a luz branca que irradia do Sol quando entra em contato com a atmosfera ela se fragmenta e os raios azuis, que têm ondas mais curtas que as outras cores se espalham em todas as direções, criando este efeito maravilhoso a olho nu em qualquer parte do mundo!

Confira alguns exemplos onde a decoração ganhou elegância e contemporaneidade com toques de azul:

Para compor o ambiente e deixar tudo ainda mais encantador, que tal esse maravilhoso projeto da arquiteta Amanda Brandão com o nosso tapete Kilim Freedom Moroccan 2 Silver/Blue para seguir de inspiração?! A excelência do trabalho manual se revela com maestria na confecção de um tapete dupla face, onde o ponto do tapete Kilim, se revela de maneira surpreendente na versão do KILIM FREEDOM. O tingimento natural das fibras confere um aspecto único a cada peça e as pequenas variações de tons compõe seu design, que é inspirado em desenhos étnicos, que em alguns casos se assemelham a Kilins antigos.

Projeto da arquiteta Amanda Brandão | Foto: Eder Bruscagin


Não tem como negar... A integração interior e exterior desse projeto de Juliana Fabrizzi Arquitetura com o nosso tapete Kilim Moroccan 4 White/Blue ficou realmente belíssimo! Esse tapete possui quadrados dispostos de forma geométrica em todo o tapete criando um design contemporâneo e criativo, proporcionando um astral alegre e intuitivo.

Projeto de Juliana Fabrizzi Arquitetura | Foto: Daniela Praça


O tapete Kilim Fields Degrade Dark Blue presente no projeto de Claudia Haguiara Arquitetura proporciona uma harmonia suntuosa e imponente deixando o ambiente moderno e requintado. Este tapete indiano possui características lineares que exibe cores contemporâneas e um degrade rico que revela a graciosa qualidade do tear manual. Grande variedade de degrade em diferentes tonalidades para combinar com qualquer decoração.

Projeto de Claudia Haguiara | Foto: Christian Maldonado


Veja que lindo esse ambiente da sala de jantar projetado por Alice Martins e Flávio Butti – AMFB com o tapete Kilim Magreb® 23! Esse tapete é o resultado da grandiosa exposição de uma técnica milenar da tecelagem aliada ao sofisticado processo manual de pigmentação de suas matérias-primas. Este especificamente foi tecido com todos os tons clássicos de azul da by Kamy.

Projeto de Alice Martins e Flávio Butti – AMFB | Foto: Luis Gomes


Pronto para inserir o azul na sua decoração? Confira em nossa loja virtual ou se quiser conferir ao vivo, estamos te esperando! Nossas unidades Maison e Store estão operando de segunda-feira à sexta-feira, das 10h00 às 16h00 e aos sábados das 10h00 às 15h00. Já no Shopping D&D, o atendimento ao público é de segunda-feira a sábado, das 16h00 às 21h00 e aos domingos das 16h00 às 20h00.


Whatsapp