Swipe to the left

O PODER DO BEGE

O PODER DO BEGE
2 de outubro de 2020

Tudo aquilo que é considerado clássico só atingiu esse status porque compreende uma série de requisitos de excelência: versatilidade, atemporalidade, funcionalidade e alto potencial estético são características de tudo que veio para ficar e ficou. Dentre as cores, o bege carrega em si uma fórmula à prova de erros. Ele parece delicado e essa é justamente a sua força: é poderoso em sua essência, podendo reinar sozinho ou servir de base para que o destaque seja outro.

No dia a dia, isso significa que nos cercamos dele para aproveitar ao máximo tudo que essa cor pode oferecer. Porém, fazemos isso quase inconscientes, de tão familiarizados que estamos com sua diversidade. Um dos motivos para estarmos tão ligados a esta cor é que seus tons remetem à terra, e tudo que tem apelo natural automaticamente nos agrada e conforta. Na alimentação, por exemplo, ele lembra o trigo, os grãos, o pão. Isso faz com que o bege seja carregado de um calor humano intrínseco a ele.

Tecnicamente, o bege é uma cor próxima ao branco. A palavra se origina do francês beige, 'sem cor', termo que historicamente se aplicava à cor natural da lã ou a qualquer tecido ainda não tingido nem alvejado. Foi na França também que ela se popularizou no universo da moda com o surgimento do prêt-à-porter. Acredita-se que os artistas inventaram pigmentos usando uma combinação de minerais, gordura animal e carvão queimado há 40.000 anos.


Ao atravessar séculos, o bege acabou se posicionando como uma cor que remete ao clássico, calmo e passivo. Segundo o feng shui, ele representa maturidade, consciência e responsabilidade. E não à toa, nos cercamos dele sem perceber. Entre suas qualidades tranquilizadoras e reconfortantes, estão a transmissão de sensatez, conforto, organização, estabilidade, confiança e simplicidade. E esse é justamente um dos motivos para essa cor ser tão presente e importante na decoração.

Um dos motivos para o bege ter tantas variantes é porque com uma pouca quantidade de cor no branco ele atinge muitas tonalidades. Mas podemos dividi-lo em duas categorias: os rosados, mais frios, que são ótimos para compor ambientes minimalistas com branco e cinza; e os mais amarelados, mais quentes, que combinam melhor com móveis de madeira, estampas naturais e palhas. Essa versatilidade toda faz com que a cor apareça muito em casas de campo ou de praia, ressaltando o aspecto natural de materiais, texturas e até mesmo outras cores. Mas seu uso não se restringe a essas duas situações.

Projeto de Alice Martins e Flávio Butti – AMFB | Foto: Luis Gomes


Projeto de Aly Simonetti | Foto: KL Fotografia


Essa paleta de cores é bastante utilizada por quem quer transmitir tranquilidade na decoração, trazendo uma sensação de conforto e acolhimento. Ela é presença garantida em ambientes com um estilo mais clássico e neutro, mas com a vantagem de combinar facilmente com outras cores e também nunca sair de moda.

Projeto de Fabio Morozini na ARTEFACTO São Paulo 2019 | Foto: Raphael Briest


Projeto de Felipe de Almeida | Foto: Evelyn Müller


Geralmente, ela é utilizada para imprimir sofisticação e para manter a neutralidade. Já o bege claro é muito utilizado em cortinas e tapetes para trazer a sensação de conforto, sendo possível usar a tonalidade mais escura para deixar o ambiente com um clima mais intimista e aconchegante. Apesar desta cor ser mais encontrada em ambientes elegantes, ela possui a vantagem de se harmonizar em vários estilos, podendo ser usada na decoração de um ambiente rústico, moderno ou clássico, country, bohemian e shabby.

Projeto de Consuelo Jorge na CASACOR São Paulo 2019 | Foto: KL Fotografia


Produção de Aldi Flosi (Campanha Branco Papel de Parede – Coleção Clássicos Degradê 09 Ano – 2020)| Foto: Bruno Geraldi


Outra grande vantagem, é que ela é perfeita para decoração de ambientes pequenos, pois assim como o branco, a cor bege claro também auxilia na sensação de um ambiente mais amplo. É mais ou menos como a base usada antes da maquiagem: ela prepara a pele para receber camadas de cor. Nos ambientes, também funciona assim. Em espaços mais naturais e tranquilos, utilizamos o bege para garantir essa atmosfera. No entanto, se o que queremos é glamour, podem ser inseridas cores como o azul, o verde, os vermelhos queimados e o preto. Todas elas são marcantes e elegantes em contraposição com o bege.

Projeto de Babi Teixeira | Foto: MCA Estúdio


Projeto de João Armentano na CASACOR São Paulo 2018 | Foto: KL Fotografia


Aqui na by Kamy, temos um acervo numeroso de tapetes nos mais variados tons de beges, ora ressaltados por contraposição de cores, ora de materiais, o que faz ressaltar suas fibras naturais, criando peças que encantam não só por sua originalidade, mas pela complexidade de sua beleza marcante que é capaz de trazer ginga e quebrar a monotonia de qualquer ambiente.

Caso prefira ver ao vivo, nossas lojas Maison e Store estão operando de segunda-feira à sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e aos sábados das 10h00 às 15h00. Já no Shopping D&D, o atendimento ao público é de segunda-feira a sábado, das 12h00 às 20h00 e aos domingos das 14h00 às 19h00.

Whatsapp