Swipe to the left

O PODER DO VERDE

O PODER DO VERDE
24 de julho de 2020

Estudos científicos sugerem que as cores atuam em nosso cérebro e tem o poder de nos fazer sentir e agir de uma forma específica. Na psicologia das cores, verde denota-se bem-estar, é a cor da natureza e meio ambiente, remetendo a campos e florestas abundantes. É a cor que significa vigor, juventude, frescor, esperança e prosperidade, representando segurança, saúde, vida e liberdade. Essas associações naturais significam que o verde é uma cor pacífica, com qualidades relaxantes que dão equilíbrio, harmonia e estabilidade.

Já o feng shui, prática milenar chinesa, considera essa nuance como a representação da família, a conquista de objetivos e o início de novos ciclos.

A cromoterapia explica que o verde possui efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e harmonizador dos órgãos e sistemas. A cor verde tem a propriedade de ativar a normalização das funções endócrinas, estimulando a glândula pituitária, que é a responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas.

Não à toa, o verde está cada vez mais presente nas decorações. Nos tempos em que estamos vivendo, esta cor é fundamental em nossas vidas! Com a necessidade de deixar a natureza ainda mais perto de nós, ou pelo menos algo que remeta a sua presença, faz com que a cor marque presença seja por meio de móveis, plantas, paredes ou nos tapetes em diversos tons de verdes. Esta cor pode ser usada como a protagonista da decoração, ou apenas para equilibrar as outras cores da paleta e deixar o ambiente super harmonioso! Você sabia que os tons de verde são os mais fáceis de combinar? O verde é super versátil!

A by Kamy ama verde e a nossa loja Maison tem uma verdadeira floresta dentro dela. Por isso trabalhamos com dois tons, sendo eles: tons quentes (da floresta com Sol) e os tons frios (da floresta depois da chuva). A nossa gama de pantone é muito ousada, autêntica e excêntrica e combina perfeitamente na sua decoração. Veja algumas dicas de como incorporar esta cor na sua casa e inspire-se com a gente!


TONS QUENTES

Se repararmos bem, a cor verde está sempre ao nosso redor, ela está nas matas, mas também nos jardins e vasos que enfeitam as nossas casas. Tons mais escuros como verde-oliva e verde-floresta são as cores das árvores adultas e representam estabilidade e sucesso. Um ambiente verde escuro é elegante! O verde-militar na decoração também pode ser uma aposta certeira, já que, assim como na moda, ele não sai da tendência tão cedo. Invista em objetos com texturas variadas. As tonalidades de verde musgo devem ser usadas com objetos mais sóbrios. Neste caso, elementos neutros exaltam a força do verde sem deixa-lo pesado.

O verde com rosa desperta a feminilidade e a delicadeza, garantindo que a decoração fique alegre, jovem, e com um toque divertido. A combinação das cores verde, amarelo e laranja é apropriada para quem gosta de trocar a energia criando ambientes super modernos! No caso dos tons de verde, aposte nos mais vibrantes e fortes, eles ficarão ainda mais chamativos com os elementos do ambiente em laranja e amarelo.

Pintar as paredes na cor verde também é uma ótima maneira de dar aquele up que seu décor precisa. Na Casa Berillo, ambiente do Studio Ro+Ca para a CASACOR São Paulo, a cor verde nas paredes cobriu parte das paredes e teto, acompanhado da clássica dupla Preto & Branco para conseguir um efeito visual gráfico e mais urbano.

Projeto de Studio Ro+Ca na CASACOR São Paulo (2019) | Foto: KL Fotografia



TONS FRIOS

Para deixar tudo mais leve, mas sem deixar o verde de lado, utilize tons de verde mais apagados, pois é uma boa forma para quem gosta de ambientes suaves e mais discretos, permitindo uma sensação de conforto visual mostrando que ele conversa com outras tonalidades de maneira harmoniosa.

Para quem prefere um ambiente neutro, o ideal é apostar nos tons de verde com bege ou verde com cinza. Como o ambiente será mais clássico, é interessante que o tom do verde seja mais suave. A palavra de ordem é “austeridade”. Muitas vezes esses espaços são mais masculinos e reservados. Evite os tons de verde vibrantes e super alegres, eles tiram a sofisticação do local e transformam a decoração em algo divertido e moderno – o contrário do programado.

Outra opção, se sua ideia é ter um ambiente neutro, é de usar e abusar do branco acompanhando o verde na decoração. Como o branco será o foco do cômodo, você pode colocar os tons de verde como preferir nos móveis e detalhes. Em ambientes como a cozinha, o ideal é apostar nos tons de verde claro. São mais suaves e fáceis de deixar o local mais harmonioso. Na hora de escolher os tons de verde para quarto, confie no seu equilíbrio emocional e escolha o seu verde preferido.

Para quarto de bebê e quarto infantil, o verde é uma cor versátil, que você pode combinar com qualquer criança. Ele é uma boa cor para um quarto infantil por ser reconhecida como de “gênero neutro”. Adicione pontos de cor rosa ou lilás para criar uma decoração feminina, azul se quiser um espaço masculino ou amarelo para uma decor neutra mas muito alto-astral.

Projeto de Spaço Interior na Mostra Quartos&Etc (2016) | Foto: KL Fotografia


E agora...? Que tal mergulhar na onda da cor apostando em uma paleta monocromática, usando diferentes tonalidades de verde em cada detalhe da casa? O resultado é certamente de impacto! Escolha os tons de verde de acordo com o que você planeja para o ambiente. Caso a ideia seja garantir que a casa seja mais alegre, aposte nos tons vibrantes, mas caso a ideia seja apostar na elegância e sofisticação, os tons de verde escuro ou mais frios que são as melhores opções.

Gostou de todas as dicas e ainda quer saber mais? Então confira o vídeo: https://www.instagram.com/p/CDCnMAmhvAv/

Pronto para inserir o verde na sua decoração? Confira em nossa loja virtual ou se quiser conferir ao vivo, estamos te esperando! Nossas unidades Maison e Store estão operando de segunda-feira à sexta-feira, das 10h00 às 16h00 e aos sábados das 10h00 às 15h00. Já no Shopping D&D, o atendimento ao público é de segunda-feira a sexta-feira, das 16h00 às 21h00 e aos sábados e domingos das 16h00 às 20h00.

Whatsapp