Swipe to the left

OS DIVERSOS IKATS ASIÁTICOS

29 de abril de 2014

Na Indonésia o Ikat só é tecido no Bali Aga que fica na aldeia de Tenganan. Estes panos têm alto significado espiritual. Em Tenganan eles ainda são usados para cerimônias específicas. Fora da aldeia são apreciados como se eles tivessem poderes mágicos.

O Ikat duplo é tecido no Japão nas ilhas de Okinawa e são chamados de tate-yoko gasuri.

Em Oshima, os fios da trama são utilizados como urdidura para tecer. Em seguida os tapetes são revelados e os fios tingidos e tecido em pano.

Este processo realizado em Oshima são feitos também nas cidades indonesias de Java e Bali, conhecidos apenas como Ikats, e são reservados apenas pra ambientar realezas.

No Camboja o ikat tem a trama tecida em seda num tear multi-eixo, resultando nos fios das tramas, mostrando claramente no verso do tecido do que a parte traseira.

Até o século 19 o ikat cambojano foi considerado entre os melhores tecidos do mundo. Quando o rei da Tailândia foi aos EUA em 1856, trouxe como presente para o presidente Franklin Pierce um fino tecido ikat cambojano.

Na Tailândia, o tipo de ikat local do pano tecido é conhecido como Matmi (também escrito "Mudmee 'ou' Mudmi '). O tradicional Mudmi foi tecido para uso diário entre a nobreza. Ikat com urdidura em algodão também é produzido pelos povos tribais Karen e Lawa no norte da Tailândia.

Posted in: ArteEspecialCultura
Whatsapp