Swipe to the left

Passadeiras & Galerias: espalhe conforto, beleza e praticidade pelo caminho!

Passadeiras & Galerias: espalhe conforto, beleza e praticidade pelo caminho!
30 de junho de 2023

Uma das peças mais irreverentes e funcionais do universo dos tapetes, as passadeiras decoram, protegem e ainda trazem conforto para espaços internos e externos!

Antes de nos aprofundarmos nos possíveis usos e funções de uma passadeira, é importante que você aprenda, antes de mais nada, a não confundir este tipo de tapete com a galeria, outra peça muito utilizada atualmente.

Elas se diferenciam em relação ao tamanho e à proporção. As passadeiras costumam ser mais estreitas e compridas, pois foram desenvolvidas com larguras que variam entre 60 e 90cm para decorar ambientes mais estreitos, como corredores, por exemplo.

Passadeira Labirinto White/Titanium | Projeto: Flávia Lauzana | Produção: Mayra Navarro | Foto: Mariana Orsi

Já as galerias são tapetes que costumam ser mais amplos e curtos, cobrindo uma área um pouco mais larga do ambiente, sendo como um "meio termo" entre a passadeira e um tapete retangular convencional.

A história das galerias se conecta à dos tapetes persas e orientais, pois surgiram como alternativa ao formato clássico, mas mantendo as técnicas, estilo, cores e desenhos que consagraram essa tecitura.

Galeria Revolution® Design Chrevron | Projeto: Adine Woda Moraes | Foto: Adine Woda Moraes



Uma passadeira ou galeria, múltiplas funções!

As passadeiras e galerias são úteis de diferentes formas e por diversas razões. Elas podem ser utilizadas para deixar ambientes ainda mais bonitos e confortáveis, acrescentando cores e estampas de forma dinâmica e eficaz à decoração.

Passadeira Água Iguaçu BKV | Projeto: Pousada Capim Santo Trancoso | Foto: Studio by Kamy

Quando utilizadas corretamente, elas também podem contribuir para a sensação de ampliação do espaço, conduzindo o olhar em perspectiva, o que é especialmente vantajoso em ambientes menores.

Além disso, elas proporcionam conforto acústico, ajudando a abafar o barulho causado pelos calçados ao caminhar, reduzindo consideravelmente o temido ruído de "toque-toque".

Galeria Revolution® Design | Projeto: Clélia Regina Angelo | Foto: Clélia Regina Angelo

Devido a essa característica, as passadeiras são essenciais em áreas de transição e circulação, como os corredores que levam aos cômodos da área íntima de uma casa ou apartamento, por exemplo.

Além da função acústica, elas também protegem o piso do desgaste causado pela intensa circulação nesses ambientes, contribuindo para preservar o revestimento com aparência de novo por muito mais tempo, de forma bonita e confortável.

Passadeira Kilim Magreb® 11 | Projeto: Tina Ansarah | Foto: Tina Ansarah

Principalmente em apartamentos pequenos, onde a cozinha costuma ser um pouco mais estreita, as passadeiras são uma ótima opção, especialmente quando feitas de materiais sintéticos, como o Revolution® da by Kamy. Se a cozinha for um pouco mais ampla, uma galeria pode substituir a passadeira.

Passadeira Revolution® Design | Projeto: Idália Daudt | Foto: Kadu Lopes

Outra forma criativa de utilizá-las é no quarto, seja ao lado de uma cama de solteiro próxima à parede ou posicionando uma de cada lado da cama de casal, proporcionando uma sensação suave e aconchegante ao deitar ou levantar.

Passadeira Morgana Salvia | Projeto: Julyana Bortolotto para a DECOR SOCIAL | Foto: Inês Antich



O toque final para ocasiões especiais

As passadeiras e galerias são elementos decorativos versáteis que podem transformar qualquer evento especial em ocasiões inesquecíveis. Seja em um casamento sofisticado, um desfile de moda deslumbrante ou celebrações que pedem uma entrada triunfante, a escolha cuidadosa de uma passadeira pode criar um impacto visual surpreendente e adicionar um “caminho” de glamour e sofisticação.

A passadeira é um detalhe que não pode ser ignorado principalmente em casamentos. O caminhar da noiva em direção ao altar, acompanhada pela marcha nupcial, é um dos momentos mais aguardados e emocionantes da cerimônia. Caprichar aqui é essencial.

Passadeira Hamadan N | Decoração: Tais Puntel | Foto: Equipe Tais Puntel

Uma passadeira ou galeria cuidadosamente escolhida, alinhada com pétalas de flores delicadas ou com velas iluminadas, cria um caminho mágico para a noiva e adiciona um toque de romance ao cenário.

A escolha do estilo e da cor pode refletir a personalidade dos noivos, desde opções lisas, clássicas e tradicionais, até alternativas mais ousadas e modernas, com algum tipo de estampa ou desenho.

Seja qual for a ocasião, a @eventosbykamy pode te ajudar a escolher a melhor opção de tapete para a sua celebração! Clique aqui e conheça todo o nosso portfólio de peças disponíveis para aluguel.

Passadeira Aubusson | Decor: PP Monti Festas | Foto: Helson Gomes


As passadeiras transformam ambientes, adicionando um toque de estilo, conforto e personalidade a cada passo.

Conheça agora a vitrine virtual de passadeiras e galerias da by Kamy que preparamos especialmente para este Blog! Se faltam ideias, não se preocupe: temos inspiração de sobra no @bykamy!

Whatsapp