Swipe to the left

Revista USE | Coleção Goltchin da by Kamy transforma tapetes de diversas origens e épocas em peças únicas e reimaginadas

Revista USE | Coleção Goltchin da by Kamy transforma tapetes de diversas origens e épocas em peças únicas e reimaginadas
13 de fevereiro de 2024

A coleção Goltchin vem sendo uma das mais procuradas da by Kamy para casas e apartamentos nos últimos meses, figurando até mesmo na decoração de salas em programas de televisão. Como explicar essa tendência?

A elegante atemporalidade que conecta passado, presente e futuro ajuda a explicar o encanto por essa coleção e o sucesso dela ao longo dos anos, sobretudo por ter sido uma pioneira no mercado de tapetes brasileiro.

A série Goltchin nasce no início dos anos 2000, quando Francesca Alzati, diretora criativa da by Kamy, decide experimentar a união de fragmentos precisos, até então guardados no acervo da by Kamy, para transformá-los em um tapete.

Não eram pedaços quaisquer, mas sim fragmentos antigos e valiosos do mundo inteiro que, na visão de Francesca, poderiam muito bem ser reinterpretados e ressignificados em uma nova peça.

Tapetes Goltchin Frida 39 e Goltchin Frida 40 | Foto: Studio by Kamy

Foi a partir desse processo que a designer desenvolveu o processo de criação da coleção Goltchin, capacitando os artesãos do ateliê da by Kamy a criar esses tapetes com ares de quebra-cabeça.

Ao invés de costurar peças aleatórias sem observar qualquer critério, cada Goltchin passa por um rigoroso processo de escolha para combinar cores e equilibrar visualmente cada peça. Por exemplo, em um Goltchin, você nunca verá dois fragmentos de desenhos densos lado a lado.

Tapeçaria Goltchin Antigo | Projeto: Restaurante Almanara do JK Iguatemi | Foto: Studio by Kamy

Os fragmentos utilizados na construção destes tapetes vêm de exemplares orientais e persas de diferentes origens e períodos, o que dá aos artesãos um rico e abrangente leque de opções para selecionar e combinar.

Cada Goltchin é único porque os fragmentos vêm de outros tapetes e eles nunca serão iguais uns dos outros. Na coleção é possível escolher entre peças que se destacam pela própria variação de cores, desenhos e tonalidades de cada pedaço ou entre opções que passam por tingimento para deixar a cor uniforme.

Tapete Goltchin Max Dark Grey | Projeto: Conrado Heck | Foto: Studio by Kamy

Em um só produto, você pode ter nuances diferentes, o que agrega personalidade e uma história riquíssima para além do conforto e aconchego característicos de todo tapete.

Ao unir e mesclar fragmentos, a coleção Goltchin permite que um novo tapete seja criado e continue perpetuando, na sua essência, a história milenar de cada fragmento que lhe deu origem.

É a prova de que é possível ressignificar o consumo por meio do design 360°, dando uma nova função a tapetes que contam uma história e dando a eles o cuidado artesanal e atenção aos detalhes que sempre mereceram.

by Kamy

www.bykamy.com.br

By Thiago Ienco | Denise Delalamo Comunicação

Imagens: Créditos Studio by Kamy



Confira a matéria na íntegra clicando aqui!

Posted in: PRESS-BY-KAMY
Whatsapp