Swipe to the left

Rug Care: o que fazer (e não fazer) com o seu tapete?

Rug Care: o que fazer (e não fazer) com o seu tapete?
15 de setembro de 2023

O tapete nasceu para ser pisado e, por si só, já é bastante resistente para acompanhar a vida das pessoas por muitos e muitos anos. No entanto, por mais qualidade e tecnologia que eles possam reunir, eles ainda vão precisar de carinho.

Além da falta de manutenção, alguns cuidados simples, mas essenciais, precisam ser tomados para evitar danos irreversíveis. Tudo que você não quer é precisar comprar um novo antes do que imaginava – e um tapete digno desse nome não é barato.

A  by Kamy acredita que os tapetes não são meros produtos de consumo e decoração. Eles carregam histórias e memórias afetivas. São peças que sugerem longevidade, que não foram feitas para atravessarem a nossa vida somente de passagem.

Em troca, eles nos pedem cuidados e hábitos que são essenciais no dia a dia para preservar a boa aparência e prolongar a durabilidade deles. No entanto, não é qualquer tipo de cuidado. Tem que partir de uma fonte confiável e especializada.

Se por um lado, a Internet colocou ao alcance inúmeras possibilidades de consultar uma informação, mas por outro, infelizmente, quantidade não é qualidade e você não pode acreditar – e muito menos testar no seu tapete – tudo que ler e ver por aí.

Pensando nisso, o Blog da by Kamy lista abaixo alguns cuidados e hábitos que você pode tomar no dia a dia para limpar, manter e preservar o tapete por muito mais tempo:

Todo cuidado é pouco na limpeza

É preciso retirar o que se acumula sobre o tapete de maneira semanal, no entanto, a recomendação é usar vassouras de cerdas macias para evitar danos às fibras. As vassouras costumam dar conta do recado, mas quem prefere utilizar o aspirador, precisa ter cuidado redobrado.


Os aspiradores hoje em dia são muito potentes, portanto, utilize-o sempre na potência mínima. Nunca utilize aspiradores do tipo industrial ou modelos que utilizam água, pois eles podem danificar o tapete.


Sabe aquela história de varrer a sujeira pra de baixo do tapete? Ela costuma ter um sentido mais negativo, mas é oportuna para nos fazer lembrar que, além da superfície, você também precisa limpar o piso sob o tapete.

O primeiro passo é saber como remover o tapete. Nada dobrá-lo: em alguns modelos, principalmente sintéticos, as dobras podem deixar marcas irreversíveis. A dica é sempre enrolar os tapetes e guardá-los em locais abrigados, sem exposição direta à luz ou umidade.

Após afastar os móveis e enrolar o tapete, você pode partir para a limpeza do piso. O primeiro passo é varrer toda a superfície e, depois, passar um pano úmido. Feito isso, posso colocar os móveis no lugar e desenrolar o tapete? Nem pensar!

Utilize um pano seco e limpo e aguarde a secagem total do piso antes de posicionar o tapete, pois qualquer resquício de umidade abaixo dele pode danificar o produto.

Mobiliário e objetos de decoração podem ser “vilões”

Móveis com pés de apoio mais finos e pontiagudos, associados ao peso do próprio móvel e ao uso frequente, podem causar danos e, até mesmo, rasgar os tapetes dada a pressão exercida sobre as fibras em uma área muito pequena e concentrada.

Para evitar marcações muito evidentes, a dica é dispor sobre tapetes somente móveis que possuem pés um pouco mais largos, que distribuem melhor a pressão exercida pelo peso, combinados à aplicação de calços de feltros nas pontas.

Trazer a natureza para dentro de casa é uma das grandes tendências da atualidade. As plantas vêm ganhando cada vez mais espaço nos interiores, mas em cima dos tapetes, essa combinação requer cuidados especiais.

Não apoie vasos diretamente nos tapetes, pois a umidade do fundo pode estragar as fibras. A dica é utilizar o pratinho com areia para reter a umidade das regas. Se ele tiver rodízios, fica ainda melhor, pois evita o contato direto e ainda ajuda na movimentação.

De olho na luz natural

Mesmo quando a incidência de luz natural não é direta, os raios UV provocam o desbotamento das superfícies, desde o piso até artigos de decoração que estejam nas proximidades de janelas e varandas.

Nos tapetes, além de cortinas e persianas, a dica para minimizar as possíveis alterações de cor causadas pelos raios solares é girar o produto a cada período de tempo, de forma que a alteração acabe sempre igual em ambos os lados.

Precisa de ajuda? Recorra a um time de especialistas!

Em algum momento, este tapete também pode precisar de algum ajuste, restauro, reparo, limpeza... E agora, a quem confiar procedimentos tão importantes quanto delicados de um item de decoração que costuma reunir tantas histórias e memórias afetivas?

Não é algo para se fazer por conta própria nem para se confiar em qualquer pessoa ou marca. É assunto para especialista, e ninguém melhor do que a by Kamy para cuidar do seu tapete!

Entre em contato com o nosso Rug Care pelo telefone (11) 3501-1211 ou WhatsApp (11) 99130-9454 para agendar uma avaliação técnica com os nossos especialistas!


Whatsapp