Swipe to the left

SAIBA MAIS SOBRE O KILIM

6 de maio de 2015

Kilim

O nome Kilim é uma palavra de origem turca que significa dupla face, confeccionados com laçadas como se fossem bordados um a um, são peças de origem muito antiga, porém, pouco se sabe exatamente quando essa prática se iniciou.

Atualmente esse tipo de tapete é produzido em países do oriente como, Turquia, Irã, Rússia, China, Paquistão, Marrocos e Índia. Cada tapete representa uma cultura, estilo e possui uma história única. Os Kilins turcos, por exemplo, não possuem os desenhos de animais e figuras humanas, característica dos Kilins indianos que também apresentam figuras geométricas.

Nos tempos antigos, as peças de Kilins eram utilizadas para atividades do cotidiano como, transporte de mercadorias, ou como selas de cavalos. A contemporaneidade fez desse um estilo. Com tramas e diversificadas técnicas de tessituras, ao longo do tempo, os Kilins se tornaram indispensáveis para compor decorações exclusivas e requintadas.

Para entender sobre a arte dos Kilins, nada melhor do que analisar as diferenças entre o estilo Contemporâneo e o Antigo.

Nos Kilins Antigos, os desenhos definem a identidade de cada tribo, nos tapetes são empregados a cultura e visão do grupo responsável pela produção desse estilo de tapete. Com cores vivas e em tons fortes que reforçam a expressão da tribo, o tingimento dos fios é natural, processo que garante exclusividade aos Kilins.

Por sua vez, os Kilins Contemporâneos são diferenciados, com design geométrico, cores intensas, como vermelho e terracota e possuem medidas diversificadas e oversizes. Algumas características foram herdadas do estilo Antigo, como, a confecção artesanal, porém, a proposta está em constante renovação, seja com listras ou formas orgânicas.

Kilins são tradições presentes na decoração a muitas décadas, sempre se renovando para acompanhar as tendências e situações do cotidiano. Versátil e atual, um tapete Kilim é garantia de charme à sua decoração.

Aproveite e confira alguns de nossos Kilins:

www.bykamy.com/portfolio/tapete-kilim-vintage

www.bykamy.com/portfolio/tapete-dhurie-moroccan-1

www.bykamy.com/portfolio/tapete-goltchin-frida

Posted in: ArteEspecialCulturaSem categoria
Whatsapp