Swipe to the left

SP-Arte 2023: arte e design têxtil entrelaçados pela by Kamy

SP-Arte 2023: arte e design têxtil entrelaçados pela by Kamy
31 de março de 2023

Até domingo (02 de abril), quem visitar o SP-Arte no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera em São Paulo-SP vai poder conferir de perto diferentes modelos, formatos, desenhos, cores, materiais e texturas de tapetes da by Kamy.

Selecionadas por grandes nomes da cena de arquitetura, decoração e arte nacional, nossas peças ambientam espaços daquela que é considerada a maior feira de arte da América Latina, realizada desde 2005.

Nosso grande destaque é a presença da by Kamy Arte com a exposição de uma das peças da coleção Fauna Mix, criada em parceria com uma das maiores artistas brasileiras, Regina Silveira. Ambientado em um espaço com ares de galeria de arte assinado pela designer de interiores Marina Linhares @marinalinharesinteriores, este tapete se tornou protagonista compondo com outras peças do nosso acervo no Lounge do Colecionador.

Tapete Fauna Mix do Mar GD criado por Regina Silveira | Projeto: Marina Linhares na SP-ARTE 2023 | Foto: Studio by Kamy

Regina é mundialmente reconhecida por obras construídas a partir de imagens gráficas de diferentes origens, uma rica trajetória exposta e aclamada em diversas bienais, exposições, galerias e coleções públicas e privadas, além de integrar o acervo de museus como o de Arte Moderna de Nova York-EUA (MoMA).

A inspiração para criar a coleção Fauna Mix em parceria com a by Kamy partiu das diversas possibilidades de significação e representação da fauna brasileira, temáticas que há tempos permeiam a pesquisa de Regina.

Como um desdobramento destas investigações, que inclui animais peçonhentos, insetos daninhos, peixes, mamíferos, pássaros brasileiros, numa alusão à aura de exotismo que envolve secularmente as impressões sobre a fauna do nosso país, a artista reuniu um repertório farto e variado de figuras que se tornaram o ponto de partida desta série limitada.

Confeccionadas manualmente em lã vinda da Nova Zelândia, as peças alcançaram uma tradução muito fiel ao desenho original, realizado digitalmente pela artista, de diversas figuras de animais, como peixes, cobras e insetos voadores, em uma relação de escala surpreendente e instigante, compondo respectivamente as peças “Do Mar”, “Do Chão” e “Do Ar”.

As tonalidades se mesclam entre branco, preto e cores vibrantes, dando ainda mais destaque aos protagonistas da cena: os bichos! Expostos em primeira mão pela by Kamy no Salão do Móvel de Milão (também conhecido como iSalone), os tapetes agora desembarcam em território nacional nesta edição da SP-Arte.

A colaboração entre a criatividade ímpar de Regina e a expertise em tapetes da by Kamy não parou por ali. Elas voltaram a se encontrar na Linha Tropicals, uma produção de mais de 500 m2 de tapetes tecidos exclusivamente para o lobby do Hotel Rosewood, um dos grandes destaques do complexo Cidade Matarazzo nas imediações da Avenida Paulista.

Tapete Fauna Mix do Ar criado por Regina Silveira | Projeto: Hotel Rosewood | Foto: Studio by Kamy

Além dos tapetes da coleção Fauna Mix, o Lounge do Colecionador de Marina Linhares também ambienta tapetes tecidos em fibras naturais da by Kamy, sinalizando a tendência de se utilizar cada vez mais este tipo de matéria-prima na decoração de interiores.

Estão lá peças nobres como o tapete Sunpat Max Moss, tecido na preciosíssima fibra sunpat vinda do Nepal. Dois grandes tapetes de Juta – Carnaby Juta Light Brown e Tupy 2 Juta Mix Yellow e o kilim em tom sobre tom – Kilim Fields Degrade Petróleo – acrescentam personalidade, cores e muito conforto a este décor.

Projeto: Marina Linhares na SP-ARTE 2023 | Fotos: Studio by Kamy

Além da coleção Fauna Mix presente no ambiente criado por Marina, outro bom exemplo de tapete by Kamy com design assinado é a peça Palimpto, criada pelo f.studio @f.studio_design e selecionada pela Cassia Bomeny Galeria @cassiabomenygaleria para compor seu estande.

Tapete Palimpto criado por F.Studio | Projeto: SP-ARTE 2023 | Foto: Studio by Kamy

Para ir além da venda de tapetes, a by Kamy possui todo um ecossistema de soluções e serviços que ampliam o nosso leque de opções disponíveis para os nossos clientes. Um dos mais importante é a by Kamy Eventos, setor de aluguel de tapetes que ganha destaque nessa SP-Arte. Os tapetes Kilim Magreb® KB-3 e Kilim Caleidoscópio Off White/Mix Beige brilham ao mesmo tempo que proporcionam conforto e aconchego para dois grandes livings assinados por Marina Linhares. Já os tapetes Aloe Plain 8KA3 e o Nylon Modena foram os escolhidos por Porfírio Valladares para compor seus ambientes.

Projeto: Marina Linhares na SP-ARTE 2023 | Foto: Studio by Kamy

Projeto: Porfírio Valladares na SP-ARTE 2023 | Foto: Porfírio Valladares


Marcamos presença também com os tapetes Sunpat e o Mountaingrass de fibra, escolhidos pelo designer Pedro Useche @pedro_useche para dispor a nova coleção de móveis assinada em parceria com a marca Mac Design.

Projeto: SP-ARTE 2023 | Foto: Studio by Kamy

Serviço

by Kamy no SP-Arte 2023

29 de março a 02 de abril

Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera (Portão 3)

Av. Pedro Álvares Cabral S/N, Ibirapuera, São Paulo-SP

Ingressos, programação e outras infos: www.sp-arte.com

Whatsapp