Swipe to the left

TABRIZ, UMA RELÍQUIA EM TAPETE!

20 de maio de 2014

Tabriz é um tipo de tapete persa da região de Tabriz, é uma das maiores cidades do Irã, e a capital da província do Azerbaijão Oriental.

A maioria de sua população é azeris. Trata-se de um dos mais antigos centros de tecelagem de tapetes, produzindo uma enorme variedade de tipos. A classificação de qualidade, no Bazar de Tabriz, começa em 24 raj (ou cerca de 75 nós por polegada quadrada) e vai até o tipo incrivelmente fino, de 110 raj. Os tapetes de Tabriz produzido em 100% seda são extremamente raros e preciosos, o que valoriza muito a peça, já que em sua maioria são produzidos em 90% Lã 10% Algodão.

O tapete de Tabriz tem uma das maiores diversidades de padrões de desenhos, desde medalhões, Herati/Mahi, até figurativos e pictóricos, e até mesmo tapetes em 3D.

Os tapetes dessa região têm também uma outra particularidade. Nas oficinas de Tabriz foram fabricados os primeiros tapetes para exportação. Após terem enviado tapetes antigos para o estrangeiro, os comerciantes começaram a produzi-los, eles mesmos, em oficinas artesanais, a partir das cores e medidas solicitadas pelos comerciantes europeus.

Esses tapetes são conhecidos há vários séculos, desde a Idade Média. Qualidade que vai de boa a ótima. Existem em todos os tamanhos. O fundo é geralmente vermelho escuro e azul forte, tendo como contraste o marfim. O típico Tabriz tem um medalhão central de estilo barroco, contendo rosetas, palmetes e outros elementos florais. Também pode ter cenas de caça, animais, etc. As barras são finalmente desenhadas. Trama de algodão, pelo baixo ou médio, as vezes seda. no turco e persa. O pelo é ligeiramente duro devido a água local, muito salgada, utilizada no tingimento. Tapetes velhos e antigos são raros e valiosos no mercado.

TABRIZ NAKCHE - LÃ, ALGODÃO E SEDA


TABRIZ RED - LÃ E ALGODÃO


TABRIZ JP-1 - IVORY RUST - LÃ E ALGODÃO


TABRIZ 60 LINE - LÃ E SEDA

Whatsapp