Swipe to the left

Tapeçarias: decoração e história nas paredes

6 de março de 2018

Tapetes são itens de decoração que podem transformar qualquer ambiente e tem uma história que ultrapassa gerações e gerações! Além de itens de revestimento, alguns tipos de tapetes, denominados tapeçaria, ganham destaque e tiram o tapete do óbvio, estampando e embelezando as paredes.

Nessa matéria, contamos um pouco da história dessas peças, além de mostrar um trabalho contemporâneo incrível, capaz de incrementar ainda mais sua decoração, confira:

História das tapeçarias:

Acredita-se que as primeiras tapeçarias produzidas, tiveram origem no território francês, durante o período renascentista, mas já era exercitada durante a antiguidade pelos gregos. Inicialmente, a produção das tapeçarias francesas, se dedicava tanto a produção quanto a coloração de tecidos, depois, porém, iniciou-se o processo de produção das tapeçarias.

As tapeçarias francesas no estilo Aubusson, são compostas por tons pastéis, que deixa a decoração com um ar romântico.

A tapeçaria retratou durante os anos, reproduziu transformações estéticas e sociais que ocorreram ao longo dos séculos, e ganhou novos representantes tanto no Brasil e no mundo, como Genaro (1926-1971), Regina Gomide Graz, entre outros.


Tapeçaria Aubusson | Ambiente de comemoração da Glamurama aos 11 anos da revista Joyce Pascowitch no Iate Clube de Santos em 2017



Tapeçaria na decoração:

Inserir tapeçarias na decoração é sobre tudo unir tradição e design, já que até mesmo as peças contemporâneas apresentam história tecida.



Tapeçaria Balaio | Restaurante Balaio do chefe Rodrigo Oliveira


Tapeçarias by Kamy:

Em parceria exclusiva com o Instituto Tarsila do Amaral, a by Kamy é a única marca autorizada a reproduzir o trabalho da artista de forma têxtil, o resultado desse trabalho por ser conferido em tapetes, almofadas e com destaque para as tapeçarias produzidas por mestres chineses conhecedores de antigas técnicas de produção manual, incluindo a reprodução de peças como Abaporu e Antropofagia.


Tapeçaria Tarsila do Amaral - A Feira | Ambiente de Marta Calasans


Tapeçaria Tarsila do Amaral - E.F.C.B | Ambiente do Apto 161 por Mayara e Bruno


O designer de produto, Sérgio Matos, internacionalmente reconhecido por desenvolver um trabalho com a identidade do regionalismo brasileiro, desenvolveu o desenho dos tapetes Marakatu, que remetem as flores presentes na vestimenta típica da dança, essas peças também são aplicadas no ambiente como tapeçarias, deixando a decoração ainda mais jovem e brasileira.


Marakatu de Sérgio Matos na exposição Selva by Kamy no DW 2012


Tapeçaria Marakatu de Sérgio Matos | Ambiente de Marcelo Faisal na Casa Cor SP 2016



Gostou? Quer uma tapeçaria também? Então escolha a sua clicando aqui!


Whatsapp