Swipe to the left

TAPETE PERSA E SUA RICA CULTURA | BY KAMY EVENTOS

16 de setembro de 2014


O tapete persa é uma parte essencial da arte e cultura persa. A tecelagem de tapetes é indubitavelmente uma das manifestações mais características da cultura e arte persas e remonta à antiga Pérsia.

O luxo, a que se associam os tapetes persas, forma um surpreendente contraste com sua modesta origem entre as tribos nômades da Pérsia. O tapete era um bem necessário para proteger-se do inverno rigoroso. Posteriormente, converteu-se em um meio de expressão artística pela liberdade que possibilita principalmente a escolha de cores vivas e dos motivos empregados. Os segredos da tecelagem têm passado de geração em geração. Os artesãos utilizavam os insetos, as plantas, as raízes, as cascas e outros ingredientes como fonte de inspiração.

A partir do século XVI, a tecelagem de tapetes se desenvolveu até converter-se em arte.

É a qualidade da atadura que determina a qualidade e o preço de um tapete persa. Um tapete de qualidade média contém 2.500 nós por decímetro quadrado, um tapete de baixa qualidade somente 500 nós por decímetro quadrado. Um tapete de excelente qualidade pode conter até 10.000 nós por decímetro quadrado.

Os tapetes persas são denominados por tamanho e recebem seus respectivos nomes:

Ghali: designa os tapetes de grandes dimensões, de mais de 1,90 x 2,80 centímetros.

Dozar ou Sedjadeh: empregados indiferentemente. O nome procede de do, "dois" e zar, uma medida persa correspondente a aproximadamente 105 centímetros. Estes tapetes medem uns 1,30 –1,40 cm de comprimento por 2,00 – 2,10 cm de largura.

Ghalitcheh: Tapete do mesmo tamanho que os precedentes, mas de melhor qualidade.

Kelleghi ou Kelley: tapete de formato alongado que mede cerca de 1,50-2,00 x 3,00-6,00 cm. Este tapete localiza-se tradicionalmente na cabeça (kalleh significa "cabela" em persa) de um tapete (ghali).

Kenareh: formato também alongado, porém de tamanho menor; 0,80 – 1,20 cm x 2,50 – 6,00 cm. Tradicionalmente é colocado ao lado (ken?r significa "lado" em persa) de um tapete maior.

Zaronim: corresponde a um zar e meio. Ou seja, estes tapetes medem uns 1,50 cm de largura.

A passadeira persa é o tipo de tapete que não pode faltar em sua decoração, pois além de embelezar o ambiente e consagrar o evento, seja ele qual for, a mesma ajuda ajudar a conservar o chão onde há maior circulação em seu evento, garantido a segurança de seus convidados sobre possíveis escorregões, tornando-se uma aliada na decoração e bem estar.

De qualquer maneira hoje em dia o tapete persa é reconhecido mundialmente por sua beleza, cultura e história. Utilizado em ambientes pra decoração com elegância, e em muitos casos alguns chegam até usar como quadro de decoração.

A by Kamy Eventos disponibiliza pra você nossos tapetes persas, pra deixar seu evento ainda mais bonito e personalizado. Veja mais produtos em nosso site: www.bykamy.com/locacao

Se preferir solicite seu orçamento através do e-mail: [email protected]. Você também pode visitar-nos em nosso endereço na Rua Edmundo Scannapieco, 44 – São Paulo – SP.

Nosso horário de atendimento é de seg a sex, das 09h às 17h. Tel.: 11 3721.0661

Venha nos visitar!


Whatsapp