Swipe to the left

Tapete Sintético x Tapete Natural

3 de abril de 2018

Escolher o tapete ideal nunca é uma tarefa muito fácil, isso porque existe uma variedade imensa de cores, estilos e formas de peças e a personalidade da decoração é um dos fatores decisivos nos critérios de escolha! Mas além dessas questões, vem a dúvida: tapetes de fibras sintéticas ou naturais?

Quem não conhece as características relacionadas a fibras, pode ficar confuso e fazer a escolha errada e escolher uma peça que não se adapta na decoração ou que não atende as necessidades de seguranças, limpeza, etc.

Na matéria de hoje, te ajudamos a conhecer as principais diferenças entre as fibras sintéticas e as fibras naturais.


Tapetes de Fibras Naturais




Compostos por fibras originadas de plantas ou animais, os tapetes de fibras naturais têm qualidade elevada. Como alguns exemplos temos os tapetes de juta, sisal, lã, bambu, linho, entre outras.

Tapetes de lã, pode ser uma das opções de maior custo, mas são extremamente resistentes e duráveis, por isso, vale o custo benefício! Entre os tapetes de Fibras encontramos ainda, peças mais finas, como a seda. Apesar do fator beleza, essas peças podem ser menos resistentes, por isso, são contra-indicadas em áreas com grande fluxo de pessoas.




Já as peças de origem vegetal, como sisal, são duráveis e perfeitas para locais de alto tráfego - área de grande movimentação - como corredores, quartos familiares e hall de entrada, esses tapetes não costumam ser indicados para áreas externas, ou úmidas, já que o contato com a água pode danificá-los. Quem busca tapetes de fibras naturais, para áreas externas, pode optar por tapetes de bambu, que além de decorar, são peças resistentes e que não são alterados em contato com a água.


Tapetes de Fibras sintéticas

Fabricados através de processos industrializados, tapetes de fibras sintéticas, podem ser compostos por nylon, poliéster, acrílico, vinílico, entre outros materiais que podem ser mais resistentes a contato externos, por exemplo, ou dependendo do material, ser mais resistente a manchas, etc.



Tapetes de fibras sintéticas, podem ter custo inferior a tapetes de fibras naturais, o que não significa que são mais duráveis ou resistentes. Tudo irá depender do material, há tapetes de fibras sintéticas, que podem durar anos, mesmo em área de alto tráfego.


Tingimentos

Tapetes de fibras sintéticas tem seu tingimento feito com produtos industrializados, fato que possibilita uma grande variedade de tons, enquanto os tapetes de fibras naturais, tem seu tingimento usados com corantes naturais, o que pode ser um diferencial de escolha, já que pessoas com alergias, com tendência a alergias, e problemas respiratórios, ficam menos expostas a agentes químicos.


Gostaram da matéria? Conte para gente e nos ajude a criar mais matérias interessantes sobre o mundo dos tapetes.
Whatsapp