Swipe to the left

Tapetes e pets podem conviver bem e a gente te mostra como!

Tapetes e pets podem conviver bem e a gente te mostra como!
26 de agosto de 2022

Os animais de estimação são excelentes companhias porque preenchem nossas casas com alegria e amor, sentimentos tão necessários hoje em dia, pedindo em troca somente atenção, cuidado e carinho.

Para quem tem pets em casa, no entanto, o sonho de ter um tapete pode parecer distante, já que existe aquele velho receio de ser algo difícil de conservar, pois em tese é um produto que acaba se tornando um dos ‘alvos’ preferidos das brincadeiras e necessidades dos bichinhos.

É uma preocupação válida, afinal, ninguém vai abrir mão do seu bichinho nem quer jogar dinheiro fora trocando de tapete repetidas vezes. Dá pra conviver com ambos em harmonia e sem dores de cabeça? Sim, e hoje a by Kamy dedicou este artigo para te explicar como!


Tudo começa por uma boa escolha

Os tapetes mais indicados para quem tem pet em casa são aqueles produzidos a partir de fibras sintéticas, ou seja, fibras não-naturais, tais como vinil, nylon, poliéster e polipropileno, por exemplo. Estes materiais são mais práticos, pois as fibras deles absorvem menos sujeiras e líquidos em relação aos modelos feitos com fibras naturais.

A by Kamy tem uma infinidade de tapetes nestas composições, mas destacamos principalmente o modelo Revolution®, revestimento exclusivo da marca que entrelaça vinil, poliéster e fibra de vidro. Fácil de limpar, este tapete tem ainda o diferencial da personalização: é possível fazer qualquer desenho e você pode sentir um pouco desta liberdade criativa clicando aqui.

Passadeira Revolution® Design Chevron | Pet Zion | Foto: Decornautas

Embora a dica seja evitar ou ter em menor quantidade tapetes de fibras naturais como algodão, lã e seda, entre outros, isto não quer dizer que você nunca poderá ter tapetes desta composição em casa. Hoje existem peças, inclusive, mescladas entre compostos naturais e sintéticos.

Passadeira Caucasiano Antiga | Pet: Bono | Foto: Guilhermo Bigliani

Acontece muito também das casas, inclusive, já terem tapetes do tipo natural antes da chegada dos pets, portanto, não faz sentido se desfazer das peças, embora faça sentido redobrar os cuidados para evitar que a sujeira e as manchas as danifiquem.

Tudo vai depender da sua disponibilidade e disposição, pois em tapetes com composição natural, é preciso agir mais rapidamente que nos sintéticos por conta da absorção mais rápida. Reflita o que melhor se encaixa com a sua rotina e escolha sem medo!

Tapete Zili Light Aloe | Projeto: Daniela Berland Cianciaruso | Foto: Marco Antonio


Para tudo correr bem nos primeiros-socorros, vamos apresentar agora algumas dicas:

Limpeza e manutenção

O xixi costuma ser uma ameaça maior aos tapetes do que o cocô, pois possui uma composição mais ácida que tende a danificar as fibras. A dica é secar o mais rápido possível, buscando absorver o líquido com papel-toalha.

O segredo é não esfregar o xixi, pois isso vai espalhar o líquido em uma área maior, ou seja, ao invés de mitigar o problema, você está o estendendo para pontos do tapete que, provavelmente, não tinham sido atingidos inicialmente.

No entanto, sabemos que nem sempre será possível agir rapidamente. Pode acontecer de você esquecer ou ter deixado passar batido, não secando os líquidos ou recolhendo as fezes dos bichinhos. E agora, dá pra salvar?


Muita calma nessa hora

Seja sintético, natural ou mesclado, os tapetes podem ser lavados, mas não é uma tarefa simples e requer especialização. É nessa hora que muitas pessoas acabam errando no desespero de salvar a peça e a gente precisa deixar algo muito claro!

Jamais recorra a receitas caseiras, divulgadas na Internet como ‘milagrosas’. Por mais eficazes que algumas possam ser, não vale a pena pagar para ver: é preciso uma avaliação profissional! O melhor é contar com especialistas, e experiência com tapetes a by Kamy tem de sobra!

Antes de tomar qualquer medida ou utilizar qualquer produto, consulte o Rug Care da by Kamy! Você pode enviar uma foto pelo WhatsApp explicando o problema e a partir daí é só deixar com a gente! Neste setor, oferecemos serviços de lavagem, ajustes, acabamentos, acarpetamentos, restauros e remoção de manchas, tudo feito com o maior carinho e cuidado por nós mesmos, sem terceirizações.

Para conhecer um pouco mais sobre estes serviços, clique aqui. Entre em contato com o Rug Care da by Kamy pelo (11) 3501-1211 ou (11) 9 9130-9454.


Educação e adaptação

Também é importante ficar atento aos hábitos do seu bichinho. A ameaça de xixi e cocô no tapete depende muito do comportamento de cada animal, pois gatos tendem a privilegiar a caixa de areia enquanto cães costumam ter o hábito de fazer suas necessidades em um mesmo local.

Tapete Revolution® Design Colmeia | Pets: Ming (gato) e Rafael (cachorro) | Foto: Carla D’Onofrio

Se o ‘banheiro’ dos pets inevitavelmente é o tapete, é importante consultar um médico veterinário ou adestrador para encontrar maneiras de incentivá-los a mudar. Outra sugestão importante para quem tem gatos ou cachorros “bagunceiros” é dar preferência a tapetes lisos e/ou de pelo baixo.

Para evitar danos às peças, é fundamental apostar em um modelo cujo tipo de trama não permita que a unha entre e desfie a peça, resistindo aos arranhões, além de serem mais eficientes contra sujeiras e líquidos. Por isso, tapetes com texturas – alto e baixo relevo – como os trançados em corda náutica ou tapetes com franja, não são indicados principalmente para quem tem gatos.

Tapete Oasis 1 Pet Beige/Off White | Pet: Bob | Foto: Danielle Cortez

Viu só como dá, sim, para ter pets e tapetes convivendo em harmonia? Você não precisa abrir mão de nenhum, basta escolher a peça certa, ter os primeiros-socorros em mente e, sempre que precisar, pode contar com a nossa ajuda especializada!

No nosso site, preparamos uma vitrine especial com uma seleção de tapetes apropriados para quem tem bichinhos em casa. Dá pra comprar sem sair de casa e frete grátis para toda São Paulo capital, confira aqui.

Fotos com bichinhos amolecem o coração de qualquer um, então já vamos logo avisando: quem acessar o @bykamy vai se deliciar com a fofura de cães e gatos tirando aquele cochilo gostoso nos nossos tapetes!

Whatsapp