Swipe to the left

TAPETES ORIENTAIS | GRAN BAZZAR

16 de novembro de 2013 3 comments

A by Kamy se baseou no Gran Bazzar de Istambu e fez uma seleção de tapetes clássicos.

O Gran Bazzar é um grande mercado, tradicional existente desde 1461. Nele são vendidos jóias, tapetes, cerâmica entre outros itens. No núcleo central ficam as mercadorias mais valiosas e necessitam de mais segurança. Já o restante é organizado por setores, de acordo com os tipos de mercadorias.

Na nossa seleção temos tapetes clássicos como Aubusson, Bakthiar, Haji Jalili,Tabriz, Meshed, Kirman Flower, Ziegler entre outros. Alguns dos tapetes em tons pastéis, desenhos e cores não tão marcantes, com temas florais e medalhões característicos.


Sarab

Geralmente passadeiras e embora Sarab se situe perto de Heriz são mais parecidos e às vezes confundidos com os Meshkin. A lã é particularmente de boa qualidade e às vezes é de pelo de camelo. O fundo é geralmente castanho, raramente vermelho ou azul. O desenho é simples e rústico, barras e ornamentos em vermelho, azul, branco e marrom. O desenho compreende hexágonos denteados, losangos e ornamentos com influência caucasiana. Trama de lã colorida com corantes naturais ou de pelo de camelo. Nó turco e grosso; tapetes duráveis.


Belouch

Origem – Iran, Paquistão e Afeganistão. Muitas das tribos Belouch ainda são nômades, e transitam pelo Iran oriental e Afeganistão. A maior parte dos Belouchs é tecida nas vilas que rodeiam Firdaus, em Khorassan, por tecelões de origem árabe. Esses são conhecidos como Arab Belouch, essa produção é conhecida pelo aprendizado de um tecelão.


Meshed

Capital de Khorassan, fronteira com o Turquestão, sendo o centro de produção de tapetes mais importante desta região e é a cidade santa por excelência do Irã onde estão enterrados seus líderes espirituais. São tapetes atraentes, lã macia, cores de origem natural, desenho variado, em geral um medalhão ou com campo florido. Nó persa e turco, mas os de melhor qualidade são feitos como nó turco. Trama de algodão, às vezes de lã. Barra principal na melhor tradição Iraniana, seguida de várias outras menores. Todos os tamanhos, até os muitos grandes. Cor dominante, em geral, vermelha. Desenho filigranado.


Ind. Bidjar

Tapete indiano tecido com a releitura do desenho dos tapetes Bidjar persa, geralmente florais com desenhos pequenos feitos em lã com a base em algodão com o nó turco.


Kirman

Uma das mais belas cidades ao sul do Iran, com tradição antiga de grande manufatura de tapetes; há exemplos de tapetes extraordinários dos séculos XVII e XVIII. Somente no fim do século passado o Ocidente teve conhecimento destes tapetes de desenho intrincado de grande complexidade, tecidos por competentes artesãos que uniam outros desenhos persas, como o "boteh", e mais a influência ocidental. Tapetes muito apreciados na Inglaterra, para a qual são especialmente produzidos. O desenho mais conhecido, de uma imensa variedade e sugerido pelo mercado francês é o medalhão de rosas estilizadas com barra floral bem detalhada. As cores são finamente nuançadas e a lã é macia e sedosa; Sua base muitas vezes bege, azul e verde, claros. O ponto é persa e a estrutura, de algodão. Os antigos são tipicamente vermelhos ou azuis. Há peças com desenhos dispostos em listras com motivos repetidos de vasos, figuras, tipo "garden", ou cenas de caça. Manufaturados, geralmente por homens, com nós de grande densidade a qualidade varia do muito bom aos menos caro, destinados à decoração.


Yazd

O tapete de Yazd é um tipo de tapete persa. A tecelagem deste tipo de tapete começou há poucos anos, devido à diminuição da produção de tecidos em Yazd, que era uma cidade com grande fama pela qualidade de seus tecidos, confeccionados por renomados artesãos de origem zoroástrica.


Bakthiar

São feitos por tribos nômades do sul do Iran, entre Isfahan e o Golfo Pérsico, vindos originalmente da Turquia. Todos os tamanhos; trama de algodão e pelo de lã, forte, de estrutura uniforme; muito duráveis. Nó turco, cores fortes de origem natural, geralmente várias tonalidades de vermelho, ferrugem, azul e marfim. Desenho fortemente influenciado por Isfahan, muitas vezes compartimentado em quadrados e polígonos com decoração floral estilizada, animais, árvore da vida, ciprestes, à volta dos quais os outros ornamentos são arranjados. Uma de suas características é aparecer o azul na trama, olhando do avesso. Das centenas de vilarejos, é necessário mencionar o Bibibaff, muito bonito, de cores harmoniosas, pelo de altura média. A qualidade vai da regular, para a decoração, às excelentes peças para colecionadores. O Bakhtiar antigo é muito procurado, pois, feito por nômades, tem um charme e uma pátina muito especial.


Tabriz

Tabriz é um tipo de tapete persa da região de Tabriz, é uma das maiores cidades do Irã, e a capital da província do Azerbaijão Oriental.

A maioria de sua população é azeris. Trata-se de um dos mais antigos centros de tecelagem de tapetes, produzindo uma enorme variedade de tipos. A classificação de qualidade, no Bazar de Tabriz, começa em 24 raj (ou cerca de 75 nós por polegada quadrada) e vai até o tipo incrivelmente fino, de 110 raj. Os tapetes de Tabriz produzido em 100% seda são extremamente raros e preciosos, o que valoriza muito a peça, já que em sua maioria são produzidos em 90%Lã 10%Algodão.

O tapete de Tabriz tem uma das maiores diversidades de padrões de desenhos, desde medalhões, Herati/Mahi, até figurativos e pictóricos, e até mesmo tapedes em 3-D.

Os tapetes dessa região têm também outra particularidade. Nas oficinas de Tabriz foram fabricados os primeiros tapetes para exportação. Após terem enviado tapetes antigos para o estrangeiro, os comerciantes começaram a produzi-los, eles mesmos, em oficinas artesanais, a partir das cores e medidas solicitadas pelos comerciantes europeus.

Confira no nosso site e se encante com algumas dessas belezas orientais.

Acesse: https://www.bykamy.com.br/

Posted in: Tapete
Carlos Eduardo Ortolano 21 de março de 2017 at 19:38
Boa tarde. Gostaria de entrar em contato com sua empresa. Sou sócio da maior importadora de tapetes orientais de Istambul e temos interesse em fazer negócios com sua empresa. Grato. Aguardo contato. Att. Carlos
admin 21 de março de 2017 at 19:38
Boa tarde, Eduardo!

Deixe-nos seu contato para interagirmos em breve.

Obrigado.

Att,

by Kamy
ARQ. MARIA ELVIRA BISSO PRATES 11 de maio de 2017 at 21:05
ARQUITETA MARIA ELVIRA BISSO PRATES
TENHO ESPECIFICADO AOS MEUS CLIENTES TAPETES ORIENTAIS EM PELO DE CAMELO, O SARAB, E GOSTARIA DE SABER COMO SE FAZ A LIMPESA DESSE TAPETE.
GRATA
ATT.
MARIA ELVIRA
Whatsapp