Swipe to the left

Tapetes para apartamentos pequenos

Tapetes para apartamentos pequenos
25 de agosto de 2023

A cidade São Paulo deve encerrar 2023 com 46 mil apartamentos a mais. O levantamento é da administradora de condomínios Lello, publicado pela Folha de S. Paulo há algumas semanas.

A pesquisa analisa dados de incorporadoras e construtoras, que projetam a entrega de mais 1.700 prédios até 2025, colocando à venda cerca de 168 mil apartamentos para algo em torno de 650 mil moradores.

Esmiuçando esses lançamentos, a Folha também repercutiu uma pesquisa da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). Ela revela que, somente em 2022, mais da metade dos 76 mil imóveis lançados em SP têm entre 30 e 45 m2.

Na última década, a metragem média das unidades de até um dormitório caiu 40% em uma década, o que em outras palavras, mostra que os apartamentos pequenos ou compactos superaram a ideia de tendência para ocupar a realidade da vida nas grandes cidades.

A procura por este tipo de apartamento vai além do clássico perfil “jovem”, principalmente solteiros ou casais em busca do primeiro imóvel. Muita gente também está de olho nestes imóveis simplesmente porque chegou à conclusão que não precisa de mais espaço.

Tapete Fields Plain Violet | Projeto: Estudio 035 Arquitetura | Foto: Gisele Rampazzo

Espaço menor exige um aproveitamento maior

Viver em apartamento já é um desafio independentemente da metragem, mas em espaços cada vez menores, já beirando a casa dos 10 m2, é possível decorar sem sentir sufocado?

O fato é que apartamentos pequenos possuem uma margem de erro menor. Mas antes que você se lamente por isso, lembre-se que, por outro lado, eles nos “forçam” a pensar fora da caixa.

Às vezes, medidas a mais podem nos deixar levar pela emoção e pelo impulso; quando nos damos conta, estamos com coisas demais que usamos pouco e causam um impacto pequeno ou quase nulo no nosso dia a dia.

Seja qual for a medida, é primordial que você tenha em casa cores, revestimentos, objetos, utensílios e mobiliários que efetivamente ocupem algum lugar em relação aos gostos e necessidades da sua vida. Ter propósito é primordial, mesmo que seja uma coisa sentimental e abstrata.

Tapete Aloe 1.0 Light | Projeto: Ibere Gibin | Foto: Studio by Kamy

Tapetes para apartamentos pequenos

Existem diferentes nomenclaturas para apartamentos pequenos, como studios, lofts, entre outras. A depender de qual nome, estamos nos referindo a apês de layout único ou que possuem separações mais visíveis, segregando a cozinha ou o quarto do imóvel.

Independentemente do cenário, o tapete é importante aliado da decoração em apartamentos pequenos porque vai além de proporcionar conforto térmico, acústico e até visual, dada a variedade de cores, desenhos e texturas.

O tapete pode ser utilizado para otimizar o layout de um apê pequeno de modo a conectar ambientes diferentes por meio de uma mesma peça ou pela sobreposição de duas ou mais, integrando-os visualmente.

Tapete Kilim Caleidoscopio Off White/Mix Blue | Projeto: Selma Paioletti | Foto: Selma Paioletti

O contrário também pode ser pertinente: usar tapetes diferentes em cada cômodo pode dar ao layout, principalmente aqueles integrados, uma separação mais delicada e suave do que levantar divisórias e biombos, por exemplo.

Passadeira Revolution® Design e Tapete Giardini | Projeto: Priscila Imaizumi | Foto: Studio by Kamy

Para acertar na escolha do tapete em cada ambiente, sugerimos a leitura desse artigo aqui mesmo do Blog da by Kamy para obter dicas e sugestões de como posicioná-los em salas, quartos, cozinhas e banheiros! CLIQUE AQUI e confira.


Se você tem um apartamento pequeno e está procurando um novo tapete para dar um upgrade no seu décor, não perca tempo: CLIQUE AQUI e simule a aplicação em diferentes ambientes!

Whatsapp