Swipe to the left

Tapetes Persas: Tipos e Características

6 de fevereiro de 2018 1 comment

Produzidos no Irã, antiga Pérsia, tapetes persas possuem um universo particular, repleto de detalhes e de riquezas, essas peças contam história presentes em cores, desenhos e a cada região do qual são produzidos e nomeados.


Hoje o blog da by Kamy mergulha nessa história e te mostra detalhes de alguns estilos e características de tapetes persas. Confira:


Tabriz

Produzido na região de Tabriz, esse tapete possui grande variedade de padrões de desenhos, que vão desde medalhões, até imagens pictóricas. As peças mais tradicionais, apresentam medalhão central com estilo barroco, além de rosetas e outros florais. Outros modelos incluem cenas de caça e animais, etc.


A produção de Tabriz inclui a predominância de tons azulados intenso e vermelho escuro, além de um forte contraste com o marfim.

A qualidade das peças pode ainda variar, assim como seu tamanho. Outra característica atrelada a sua produção é que algumas peças podem ser mais rígidas, devido a lavagem do mesmo em água salgada.


Isfahan

Produzidos na província de Isfahan, a terceira maior cidade do Irã, as peças têm como características alta qualidade, principalmente por sua matéria-prima geralmente composto por seda, lã e algodão.

A aparência do Isfahan chama atenção por seus medalhões, muito simétricos, normalmente cercados por palmas e videiras. Seu tamanho geralmente é mediano.


Nain

O nome desse tipo de persa é o mesmo da região do qual é produzido, Nain é a região central do Irã.

Produzidos em nó persa, esses tapetes são jovens se tomarmos como exemplo outros estilos de persas, por isso, sua qualidade pode variar.

Essas peças têm como característica, o uso de tons marfim, azul claro e azul. É possível encontrar peças com tom vermelho, mas são minorias.


Bakthiar

Com nome homônimo de conhecida tribo antiga, assentada na região sudoeste da área de Isfahan, essas peças são produzidas em ponto turco.

Os tapetes bakthiar, possuem grande variedade de tons, por isso além de tons azulados e avermelhados, é possível encontrar tons de branco, marfim e amarelo.

Com característicos desenhos florais e pequenos brotos e frutos, essas peças também podem apresentar desenhos entrelaçados e ornamentos.


Yazd

Produzidos na cidade de Yazd, localizada próxima a Teerã, os tapetes persas com Yazd, tem grande predominância de tons avermelhados fortes, com bordas amarronzadas. Além disso é possível notar a presença da cor rosa, usado para produção de fundos abstratos em muitas dessas peças.

Fabricados com nó persa, o Yazd tem boa qualidade e são bastante duráveis, portanto indicados para locais de alto tráfego.


Kirman

Famosos pela presença marcante do medalhão central, os tapetes persas Kirman, apresentam grande qualidade. Vermelhos, suaves verde, azul, amarelo e marfim são seus tons principais.

Produzidos em Kirman, uma das mais belas cidades do Irã, essas peças foram descobertas apenas no século passado, e intrigam por seu design complexo, criado com nós persas e muito apreciados na Inglaterra, um dos maiores importadores da peça.

Não é a toa que além de tudo, os persas são quase sinônimo de tapetes, né? Desses estilos qual o mais bonito na sua opinião? Conta para gente nos comentários!
rui costa marques 10 de novembro de 2019 at 06:04
gostei , eu procurava sobre caracteristicas dos desenhos, entendi o "medalhão" não encontrei "de oração" não encontrei " sem a figura de medalhão ou mandala".... rcmarques [email protected]
Whatsapp