TARSILA DO AMARAL | TAPEÇARIA ANTROPOFAGIA
TARSILA DO AMARAL | ANTROPOFAGIA
Tarsila do Amaral iniciou sua carreira artística tendo como influência obras consideradas conservadoras se comparadas a obras modernistas. Ainda assim, as primeiras obras da artista é repleta de cores e representações de temas populares.
Informações sobre a obra:
Nome: Antropofagia
Técnica: óleo sobre tela
Tamanho original: 126 x 142 cm
Localização: Fundação José e Paulina Nemirovsky, São Paulo, SP
Ano: 1929
Obra pertencente a segunda fase da Artista Tarsila do Amaral, nomeada Antropofágica (1928-1930), o quadro Antropofagia apresenta assim como outras obras do mesmo período, cores fortes com temas relacionados ao imaginário, aos sonhos, lembranças de infância, visão de objetos reais transformados em bichos imaginários, entre tantas outras formas.
A obra mais importante do período, Antropofagia apresenta a união de outras duas obras, A Negra (1923) e Abaporu (1928), os personagens se transpõem e se interligam. A mudança de estado é uma das características que difere essa obra das demais, o NEGRA aqui aparece encoberta pelas pernas do personagem de ABAPORU, e ele não apresenta a pose de pensado, mas sim aparece em um diálogo. Além dos personagens , ainda é possível notar a presença de variações de luz um uma vegetação verde escura em contraste com um céu como tons rosados.
Confira esta tapeçaria em nosso stand DS24 na SP-ARTE 2017!
Serviço:
SP-Arte/2017
Data: de 6 a 9 de abril
Horários: Quinta a sábado, das 13h às 21h. Domingo, das 11h às 19h.
Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, portão 3
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. São Paulo.