TARSILA DO AMARAL | TAPEÇARIA MORRO DA FAVELA
TARSILA DO AMARAL | MORRO DA FAVELA
Tarsila do Amaral iniciou sua carreira artística tendo como influência obras consideradas conservadoras se comparadas a obras modernistas. Ainda assim, as primeiras obras da artista é repleta de cores e representações de temas populares.
Informações sobre a obra:
Nome: Morro da favela
Técnica: óleo sobre tela
Tamanho original: 64cm x 74cm
Localização: Coleção particular, Brasil
Ano: 1924
As obras da fase Pau Brasil vão na contramão das referências conservadoras da artista, e apresentam muitas formas e cores, essa era uma fase de “redescoberta do Brasil”, já que se trata de um regresso das viagens feitas ao exterior.
Com o tema tropical e exaltação da flora, fauna e contrastes sociais, o Morro da Favela é uma das artes criadas a partir de uma crítica de política relacionada a ambientação crescente as margens das cidades, as favelas.
O quadro original apresenta casas construídas em solos repletos de altos e baixos, assim como os morros onde a uma mistura de vegetação, animais selvagens e domésticos, como o cão que fareja, além de pessoas negras, que após o fim da escravidão não tinham posses e condições de de morar nos centros das cidades, e por isso acabaram criando as favelas.
Confira esta tapeçaria em nosso stand DS24 na SP-ARTE 2017!
Serviço:
SP-Arte/2017
Data: de 6 a 9 de abril
Horários: Quinta a sábado, das 13h às 21h. Domingo, das 11h às 19h.
Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, portão 3
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. São Paulo.