Swipe to the left

TEAR CAPELINHA: FIBRA DE BANANEIRA ECOLOGICAMENTE CORRETO

18 de março de 2014 4 comments

O Brasil é o maior produtor e também o maior consumidor mundial de bananas e certamente o artesanato feito a partir da fibra desse vegetal pode se transformar em um produto vigoroso e diferenciado, constituindo-se em geração de ocupação e renda de grande importância.

A extração da fibra não causa danos à natureza; o tronco de onde é retirada seria descartado, o que não causa desequilíbrio.

A bananeira dá frutos uma única vez e depois tem seu caule cortado para brotar novamente. A fibra de bananeira é extraída do pseudocaule (tronco) da bananeira, que é cortado após a colheita do cacho.

A fibra de bananeira é uma fibra natural resistente que apresenta a característica de ser um perfeito isolante térmico. Totalmente biodegradável, antiestático, a fibra prove de uma fonte facilmente renovável favorecendo o desenvolvimento sustentável.

Do ponto de vista ambiental, o uso dessa fibra tem vários méritos.

Primeiro, ao garantir, ao produtor, mais renda por cada bananeira – mediante o ganho com o cacho e o caule (tronco) - agregando valor a cultura.

Em segundo lugar, em roças grandes, quando se retira o cacho, o caule fica jogado, apodrecendo e tornando-se potencial vetor de doenças. Ao dar-lhe um uso produtivo, esse problema é sanado.

A foto acima do Tear Capelinha da by Kamy é feito de fibra de bananeira, matéria prima tipica do Brasil. As mudanças de cor na fibra de bananeira ocorrem devido a sua exposição ao sol que acaba criando esses abraches naturais. Textura parecida com um ponto crochê. Rústico e charmoso e pode ser usado dos dois lados.

Assim, adquirir artesanato de fibra de bananeira é levar a natureza, com estilo, para perto de você, de maneira ecologicamente responsável.


Frederico Ribeiro 17 de fevereiro de 2017 at 15:24
Boa tarde!
Gostaria de saber se vocês comercializam a fibra de bananeira pronta para uso ou indicar alguem que faça. . Sou de SP e estou iniciando fabricação de bolsas, porem por aqui não encontro esse material. Muito obrigado!
John joe 12 de abril de 2018 at 22:02
Olá Frederico. Meu nome e Gilmara. Estou morando em um sítio e resolvi extrair fibra das bananeiras. Gostaria de comercializa las. Vc ainda está interessado.
Andressa 11 de setembro de 2018 at 20:33
olá, eu tenho interessa na fibra. qual seu contato?
Catarina Barbosa 17 de fevereiro de 2017 at 15:24
Olá, não trabalhamos diretamente com a fibra. Apenas com produtos confeccionados com ela, como tapete.
Whatsapp