Swipe to the left

Teares da by Kamy: nós fazemos do seu jeito!

Teares da by Kamy: nós fazemos do seu jeito!
10 de fevereiro de 2023

A tradição dos teares escala gerações há séculos no mundo todo, mas é no Brasil que este tipo de tecitura ganhou contornos especiais, misturando-se à história do design têxtil feito aqui e até mesmo com a própria história do nosso país.

Os primeiros teares com pedais, feitos de madeira, chegaram ao Brasil com os colonizadores portugueses, quando os primeiros artesãos têxteis começaram a se estabelecer aqui e passaram a transmitir seus conhecimentos para aprendizes. O tear nacional, assim, ganhou “vida própria”.

É importante, contudo, diferenciar o tear feito aqui daquele produzido no Oriente. O tear oriental é feito na vertical, inclusive nós e corte do fio, dispensando o entrelaçamento. Nó por nó, o desenho vai surgindo e o artesão vai se deslocando no sentido vertical da urdidura, podendo até usar andaimes para acompanhar o crescimento da peça. Quanto mais nós, mais precioso é o desenho – e existem mais de 50 tipos de nós.

Os teares brasileiros, por outro lado, são feitos na horizontal. Neles é possível produzir pequenos pedaços de tecido até tapetes de até cinco/seis metros de largura pelo comprimento que desejar. Essa largura até poderia ser maior, mas depende do tamanho do tear e, dada a essência familiar e residencial desse artesanato, nem sempre há espaço disponível para comportar medidas maiores.

Séculos depois, o tear hoje é um patrimônio nacional, o que deveria encher os brasileiros de orgulho, mas que, por outro lado, luta para manter viva a tradição tipicamente artesã desta tecitura, fonte de sustento para muitas famílias, mas cujo conhecimento pode se perder a medida que as novas gerações deixam de se interessar por ela.

A by Kamy é uma das grandes fomentadoras do tear nacional ao comercializar peças produzidas pelas oficinas mais tradicionais do Brasil e também as suas próprias criações, feitas totalmente à mão, neste tipo de tecitura.

Ao gerar demanda em torno dos teares, a marca estimula o interesse não só pela arte, mas também pelo ofício, atraindo novos talentos para as oficinas de modo que a roda dos teares continue girando através das gerações.

Para se diferenciar neste segmento do mercado, nós nos especializamos naquilo que consumidores finais e profissionais de arquitetura e decoração mais desejam quando precisam escolher um tapete: personalização e variedade.

Tapete Tear Pop Corda | Projeto: M2 Arquiterura | Foto: André Mortatti

Cada projeto é único e pode demandar soluções exclusivas, totalmente personalizadas. Dá pra fazer ou é sonho? Na by Kamy, tiramos a sua ideia do papel confeccionado um tear feito sob medida na cor, fibra e trama que escolher, claro, dentre as opções disponíveis no momento da encomenda.

Variedade em formatos, medidas, cores, tonalidades, desenhos, composições, relevos e texturas é fundamental para atender a diferentes perfis de projeto no mais completo portfólio de teares do Brasil. Bora conhecer algumas das coleções mais bacanas dos nosso teares?

MISSONI

Uma obra prima da arte brasileira inspirada em uma das mais famosas padronagens do universo têxtil. Esta coleção de teares é composta por uma trama bicolor de chenile tecida sobre o sisal, o que resulta em um belíssimo efeito tridimensional.

Tapete Tear Missoni 2 Mix Fendy | Projeto: Marisa Solano | Foto: Marisa Solano


BAMBINE

Uma coleção perfeita para todos os ambientes, composta por tapetes práticos, de fácil manutenção, confeccionados em uma mescla de poliéster, juta e algodão. Um exemplo prático de como os grandes artesões conseguem criar novas peças utilizando os mesmos pontos de antigamente.

Tapete Tear Bambine Rosa | Projeto: Studio 499 | Foto: Laryssa Ribeiro


CAPTONÊ

Coleção de teares cuja superfície apresenta uma bela combinação de alto e baixo relevo imitando um captonê. O poliéster é macio como um chenille, gostoso de pisar e o sisal marca os ritmos. É perfeito para ser colocado em livings, salas ou em quartos.

Tapete Tear Captonê Black | Projeto: Alejandra Simonetti | Foto: Kadu Lopes


CARUSO

Conforto e consistência definem bem esta coleção de teares. Nas opções marrons, fica ainda mais marcante o brilho mais claro do sisal, que visto de longe parece um tapete rajado. Já nas cores Silver e Fendy, o visual fica mais uniforme e sutil. Assim como um Kilim, é um tapete que pode ser usado dos dois lados, tornando-se muito versátil.

Tapete Tear Caruso Fendy


HAREM

A coleção Harem reúne tapetes originalmente brasileiros, construídos em tear manual, capazes de seduzir não só pela funcionalidade, mas também pelo design geométrico. Peças que transmitem vibração pela simetria, com harmonia, criando uma nova matemática artística e um interessante movimento visual que quebra a monotonia dos ambientes.

Tapete Tear Harem 1 Off White/Petroleo


LUAR

O brilho do luar reflete na composição das peças desta coleção de teares, que mescla fibras naturais (algodão e sisal) e sintéticas (polisoft 266). Apesar de trazerem um ponto simples e mais espaçado, as peças atingem a desejável consistência graças ao grosso sisal.

Tapete Tear Luar Light Blue


RIO

Seguindo a linha da valorização do tear nacional, a coleção Rio (Corda e Blue Marine) é um bom exemplo de como a by Kamy investe no artesanato brasileiro. Esta coleção é importante porque mistura, com simplicidade, várias tramas, pontos e matérias-primas.

Tapete Tear Rio Corda | Projeto: Babi Teixeira | Foto: MCA Estúdio


SPIGATO

Trama em ziguezague feita em tear. Simples na sua leitura, mas preciosa, fruto de um elegante trabalho. Spigato em italiano é o nome dado a tecidos com desenho entrelaçado diagonalmente, lembrando uma espiga.

Tapete Tear Spigato | Projeto: Stelzer Zebini | Foto: Ana Maria Stelzer


TRANCOSO

Coleção de design geométrico ortogonal que faz ressoar uma vibração em sua simetria. A harmoniosa ruptura do contínuo saindo de linhas cria criando uma nova matemática artística em alto e baixo relevo.

Tapete Tear Trancoso Off White | Projeto: Studio Lak | Foto: Luciano Mendes


TRILHA

Coleção de teares tecidos em chenille e algodão com uma trama que remete às pequenas trancas que formam uma trilha em sua largura.

Tapete Tear Trilha Marfim | Projeto: Andrea Gonzaga | Foto: Douglas Daniel


Foi só um aperitivo, pessoal! Temos ainda muitos outros tapetes Made in Brazil para lhe apresentar! Conheça agora os teares nacionais da by Kamy na vitrine virtual que preparamos especialmente para esta semana! Clique aqui e conheça nossas opções.

Para mais dicas e inspirações sobre teares e todo o universo que envolve a tecitura nacional e internacional, acesse o nosso perfil no Instagram @bykamy e fique por dentro de tudo!

Whatsapp