Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp.

Converse conosco no WhatsApp
Teares: riqueza brasileira!

Teares: riqueza brasileira!

Nicole Nigro 3946 views Nenhum comentário

Quando falamos em Brasil, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça? Alguns podem falar em futebol, outros em samba, tem aqueles que vão lembrar da bossa nova e certamente haverá quem fale da nossa linda miscigenação de culturas e etnias.

Todas essas manifestações culturais e artísticas são dignas de lembrança, mas hoje vamos destacar aqui uma história tão importante e antiga quanto a do nosso próprio país, cada vez mais dependente de apoio para manter essa tradição viva: os teares.

Seja em Minas Gerais ou na Mongólia, o tear carrega em si um espírito maternal no mundo todo. Antigamente, as mães tinham de cuidar da casa, dos filhos e ainda arrumavam tempo para tecer, expressando ali não só sua arte, mas protagonizando momentos de fraternidade, musicalidade, religiosidade.

Projeto CASA VOGUE EXPERIENCE 2018 | Foto: Kadu Lopes

Existem dois tipos de teares, os verticais e os horizontais. O tear oriental é feito na vertical, com nós e corte do fio, e não o entrelaçando como ocorre nos teares horizontais. Nó por nó o desenho vai surgindo e o artesão vai se deslocando no sentido vertical da urdidura, podendo até usar andaimes para acompanhar o crescimento da peça. Quanto mais nós, mais precioso é o desenho – e existem mais de 50 tipos de nós.

Por conta das suas características, este tipo de tear permite uma grande variedade de desenhos (animais, vegetais, simbologias, abstrações) no mais refinado tipo de tecitura, pois utiliza as matérias-primas mais nobres e naturais, sobretudo porque são escassas ou estão ameaçadas de extinção. É o caso da seda, algodão e fibras vegetais naturais como hemp, aloe, bambu etc.

Os teares horizontais, por outro lado, são tipicamente brasileiros, espalhando-se por aqui desde o século XVI e hoje é o tipo mais difundido pelo mundo. Neles é possível produzir pequenos pedaços de tecido até tapetes de até cinco/seis metros de largura pelo comprimento que desejar. Essa largura até poderia ser maior, mas depende do tamanho do tear e nem sempre há espaço disponível para comportar medidas maiores.

A urdidura, base de conjunto de fios paralelos no comprimento do tear, é montada na vertical e é de algodão. Os fios são entrelaçados pelo artesão no sentido horizontal, indo e vindo, da esquerda para direita, criando o desenho da peça. Pedais e varetas auxiliam nessa criação, alternando tipos de fios, tranças, cores e espessuras que vão resultar no desenho final, geralmente de listras ou exaltando texturas. Esses acessórios são importantes para deixar tudo ortogonal, organizando os fios de modo que eles não enrolem entre si, o que acabaria inviabilizando a urdidura.

As batidas do pente no sentido da urdidura são usadas para finalizar e assentar o ponto, dimensionando a espessuras e densidade da trama dependendo da carga usada. À medida que o tapete vai sendo tecido, ele é enrolado em um tambor na parte superior do tear, fazendo com que o artesão fique posicionado sempre no mesmo lugar. Outro aspecto importante é que a roldana ajuda a dar tração/tensão nos fios na urdidura.

Essa técnica secular brasileira resulta em tapetes mais fáceis de tecer e criar alto e baixo relevo, além de facilitar a mescla de fibras diferentes, com mais texturas e menos desenhos. As fibras utilizadas geralmente são naturais de modo a exaltar a rusticidade, podendo ser de algodão, chenille, sisal, taboa, corda náutica e ainda levar um mix de fibras naturais e sintéticas.

A by Kamy mantém viva essa tradição com teares confeccionados exclusivamente pelos artesãos em seu ateliê localizado no bairro Jardim Peri Peri na Zona Oeste paulistana, exemplos de produtos primorosos feitos manualmente um a um sob encomenda.

Hoje a marca detém mais de 120 tipos diferentes de estilos, cores, tramas e desenhos que podem ser urdidos especialmente para o cliente na medida desejada com largura máxima de até 5 metros.

As matérias-primas vão desde as fibras naturais até às sintéticas, um misto perfeito entre aprimoramento de técnicas milenares à alta tecnologia constantemente desenvolvida pela equipe by Kamy.

Projeto Roberto Cimino e Nelson Amorim para a ARTEFACTO BEACH COUNTRY 2021 | Foto: Emerson Alves


Semana Criativa de Tiradentes 2021

É preciso reconhecer que uma parcela significativa do sucesso dos teares brasileiros no mundo todo se deve às mãos e mentes criativas de artesãos mineiros, sendo um dos Estados brasileiros mais ativamente ligado às expressões artísticas manuais.

O passar dos anos e o avanço da industrialização colocam em risco a riqueza dessa tradição, e é por isso que projetos culturais e sociais como a Semana Criativa de Tiradentes precisam ser exaltados.

A Semana Criativa, idealizada pela jornalista Simone Quintas e o produtor cultural Júnior Guimarães, surge com o objetivo de divulgar e valorizar saberes dessa tradição artística secular, promovemos imersões entre designers e artesãos para que troquem conhecimentos, levando frescor ao artesanato e brasilidade aos projetos de design.

Com a quinta edição do festival em andamento até 24 de outubro (domingo), arquitetos, designers de produto e de interiores, artesãos, artistas, formadores de opinião, lojistas e interessados no assunto vindos de todo o país circulam por uma série de atividades: palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas, lançamentos de livros, feira de design e de pequenos produtores.

A by Kamy é uma apoiadora de primeira hora da Semana Criativa e, neste ano, reforçamos a nossa presença com a unidade criativa 360° e sustentável da nossa marca, a by Kamy Verde. Sob a coordenação do diretor de arte Kiko Maldonado, o galpão incentiva a criatividade do design brasileiro a partir da reutilização de fragmentos de tapetes, recriando novas peças, únicas, que também carregam sabedoria têxtil, personalidade e a história da empresa.

Para levar essa experiência by Kamy Verde de São Paulo/SP para Tiradentes/MG, a by Kamy lançou um desafio para quem passar pela varanda da Casa Criativa: usar a criatividade em uma ação coletiva, onde todo mundo vai contribuir para criar painéis utilizando apenas fragmentos de tapetes sob a orientação de Maldonado.

Um painel que vai dar o que falar. Ou melhor: um painel cheio de história e que tem muito o que falar! Confira a cobertura completa da nossa participação na Semana Criativa de Tiradentes no @bykamy! Neste domingo (24), postaremos um IGTV com os detalhes da nossa participação.

Você já conhece os teares da by Kamy? Clique aqui para conhecer nossa vitrine virtual com peças exclusivas, já que, devido ao tingimento natural e ao tipo de fibra, cada uma reage de uma maneira, criando peças únicas.

Comentários