Swipe to the left

Vintage: boas, antigas e autênticas lembranças!

Vintage: boas, antigas e autênticas lembranças!
16 de dezembro de 2022

Se perguntarmos às pessoas se “vintage” e “retrô” se referem à mesma coisa, tal como sinônimos, é bastante provável que a maioria delas responda que sim! Apesar de uma ou outra convergência, quando o assunto é tapete, essas palavras correspondem a peças diferentes!

Quando falamos em retrô, estamos nos referindo a uma peça ou objeto que reproduz aspectos antigos, ou seja, uma nova intencionalmente criada com visual de velha, como é o caso dos móveis acabados com efeito pátina, por exemplo.

Por sua vez, uma peça vintage é autenticamente antiga, ou seja, foi realmente utilizada em outra época, não esconde os sinais do passar dos anos e do uso, mas apresentam em um estado de conservação e beleza tão bons que foram “garimpados” para ganhar novos usos.

Ao decorar a sua casa, para além das opções novas que o mercado oferece todos os anos, há um universo de possibilidades a serem exploradas no mercado de peças vintage, sobretudo quando falamos em tapetes.

Os tapetes vintage alegram e completam a decoração, proporcionando aconchego a cada ambiente enquanto remetem às boas e antigas lembranças, uma característica muito valiosa deste tipo de objeto.

Tapete Chinês Antigo | Projeto: Luis Fronterotta | Foto: Instagram Luis Fronterotta

Cada vintage é único por conta de características comuns a todos os tapetes clássicos, como grafismos, texturas, relevos, cores, desenhos e diferentes tradições de tecitura e de composição, mas também por atributos únicos, como a erosão e o desgaste das tramas.

Olhos desatentos e apressados podem interpretar estes atributos como defeitos, mas a verdade é que as marcas do tempo destacam ainda mais os desenhos persas e orientais. As imperfeições, ao fim e ao cabo, não são um problema, mas sim a grande virtude destes tapetes.

Tapete Oriental Matiz 3 | Projeto: Vitrô Arquitetura | Foto: Maura Mello

Engana-se quem pensa que são aplicáveis apenas a projetos mais clássicos. São perfeitos até mesmo para decorações mais descoladas, a exemplo daquela que se inspira na estética Boho, estilo de decoração que já tivemos a oportunidade de abordar aqui mesmo no Blog – clique aqui e confira mais detalhes sobre ele.

A by Kamy especializou na curadoria e reaproveitamento de tapetes antigos ao longo das suas mais de três décadas de história, ramificando os seus garimpos em diferentes oportunidades para os seus clientes.

Tapete Goltchin Max Antigo | Projeto: Paulo Evangelista | Foto: Studio by Kamy

A começar pelos pequenos fragmentos de tapetes persas e orientais, transformados pela nossa equipe da by Kamy Verde em tapeçarias, móveis e objetos únicos e exclusivos, como blocos de notas, nécessaires, cartões de Natal, porta-vinhos, porta-controles, pesos de porta, puffs, almofadões e até mesmo acessórios de moda, como estas lindas bolsas!

Na by Kamy você também encontra coleções completas de tapetes vintage, e uma que você não pode deixar de conhecer é a Anatólia, composta por tapetes do tipo Kilim novos em termos de produção, mas que foram feitos por artesãos que desfiaram e desmancharam tapetes antigos e usaram deles a lã tingida no final do século XIX para tecê-los!

A coleção Anatólia é um exemplo maravilhoso do universo de possibilidades que o vintage oferece, não só por meio das peças verdadeiramente antigas, mas pelo reaproveitamento de fragmentos ou até mesmo dos fios delas para criar novos produtos.



Sabe aquele tapete antigo que você provavelmente guardou após seguidas mudanças e está pensando em se desfazer? Depois de um texto como esse, a nossa sugestão é pensar com muito carinho antes de abrir mão de uma peça que ainda pode ter muito valor! Entre em contato com o nosso serviço RugCare e agende uma avaliação técnica! Clique aqui e saiba mais!

De repente, aquele seu tapete persa ou oriental bem “velhinho”, hoje enrolado em algum canto da casa ou apartamento, poderá passar por um restauro ou manutenção para brilhar novamente em casa por muitas gerações!


Para celebrar a semana vintage aqui no by Kamy, preparamos uma vitrine virtual especial com todo o nosso acervo de peças neste estilo – e não são apenas tapetes, tá? Vale conferir uma por uma aqui!

Whatsapp