Swipe to the left

Vitrine D&D: a beleza e a tradição dos kilins turcos

Vitrine D&D: a beleza e a tradição dos kilins turcos
6 de abril de 2023

Graças à variedade de cores e de usos, qualidade das matérias-primas e as técnicas aplicadas em sua tecitura, o Kilim é um tipo de tapete capaz de unir versatilidade, tradição e personalidade em uma só peça.

Embora sejam produzidos de diferentes formas e em diferentes lugares do mundo na atualidade, este tipo de tapete é originariamente da Turquia. No entanto, nem sempre foram utilizados como tapetes, ocupando um lugar especial na cultura turca tanto entre os mais abastados quanto os mais necessitados.

Assim como já foram utilizados como cobertores, forro para as cabanas e até como sacos para transportar bens por povos nômades, também já foram considerados presentes valiosos e, muitas vezes, eram incluídos nos dotes das noivas.

Essa diversidade de usos e significados deriva da variedade de regiões da Turquia em que eram tecidos, de modo que cada uma imprimia em suas peças desenhos, cores e materiais distintos.

Como você pode notar, cada Kilim turco nos ajuda a contar um pouco da história e da cultura deste país maravilhoso, agregando bastante valor para decorações mesmo agora na contemporaneidade.

Eles adicionam textura, cor e estilo a qualquer ambiente. Vão brilhar principalmente em espaços neutros, pois geram um enorme interesse visual. Outra dica é usar kilins turcos como protagonistas em quartos para tirar proveito do calor e do aconchego trazido por eles.

Você também pode misturar e combinar diferentes estilos de tapetes kilim para adicionar camadas e profundidade a um espaço. Com cuidado e aos poucos, vale também experimentar misturas envolvendo kilins antigos e modernos, de modo a criar contrapontos que possam soar interessantes.

Para provar que os kilins turcos são mais atuais do que se imagina, a nova vitrine da nossa loja no Shopping D&D é uma inspiração e tanto. Assinado pela dupla Cristina Rocha Andrade e Patrícia Rocha, da @rochaandradearquitetura, o espaço foi decorado com dois exemplares da mais nova coleção de kilins turcos da by Kamy.

Chamada de “Kilim Anatólia”, a coleção reúne tapetes tramados com fios de lã de tapetes antigos. Os artesões desfiam e desmancham os tapetes antigos, tingidos no final do século XIX, quando os tons de verde, laranja e vermelho eram muito usados.

Dada a essa preciosa de produção, trata-se de uma produção limitada e muito valiosa. O nome Anatólia faz referência à península onde hoje está situada a Turquia, mas que, na Antiguidade, foi uma rota comercial importante por estar exatamente entre a Europa e a Ásia.

Cristina e Patrícia escolheram, ainda, dois tapetes que não são kilins para compor o décor, mostrando na prática como o Kilim pode se encaixar com outros tipos de tapete. O tapete Zili Plain Off White e a passadeira Aloe Max agregam o frescor das matérias-primas naturais e formam uma base neutra que faz os kilins turcos brilharem.

Confira mais fotos da Vitrine D&D Kilins Turcos por Rocha Andrade Arquitetura abaixo:

Quer navegar por todas as opções da coleção Kilim Anatólia da by Kamy? Então, acesse agora a nossa vitrine virtual: clique aqui e confira!

Whatsapp